Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Como o Cardano Se Tornou Uma das Top 10 Criptomoedas

Publicado 20.02.2018, 07:13
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Embora toda a classe de ativos de criptomoedas seja relativamente nova, e uma infinidade de novas altcoins sejam introduzidas de forma regular e contínua, como é que o cardano (ADA/USD), lançado há apenas pouco mais de quatro meses já se tornou a sexta moeda digital mais popular, concorrendo com "pares" maiores e mais caros, incluindo bitcoin, litecoin, ethereum ripple e bitcoin cash?

ADAUSD Diário

Iniciado como um projeto blockchain de Charles Hoskinson, o cofundador do ethereum, e lançado em 29 de setembro de 2017, hoje o cardano tem uma capitalização de mercado de US$ 10,15 bilhões e estava sendo negociado a US$ 0,367 por moeda no momento da redação. O que o torna digno de uma avaliação tão alta em uma fase tão inicial?

É uma moeda e plataforma blockchain de terceira geração, algo ainda raro para essa classe de ativos recém-desenvolvida. É por isso que muitos acreditam que o cardano levará a tecnologia blockchain a um nível totalmente novo.

Michael Parsons explica que o cardano é uma amalgama de três entidades, a Cardano Foundation, da qual é presidente, a IOHK – uma empresa de tecnologia fundada por Hoskins e Jeremy Wood – e a Emurgo, uma incubadora de empreendimentos comerciais no espaço blockchain. Elas se uniram para construir uma blockchain de terceira geração que aborda questões de escalabilidade, sustentabilidade e interoperabilidade.

Parsons diz:

"O cardano é uma blockchain descentralizada open source que irá suportar uma plataforma de contrato inteligente com recursos mais avançados. Construído em Haskell uma linguagem de codificação avançada e mais precisa o protocolo surgiu após uma extensa análise de pares acadêmicos com um roteiro claro para o desenvolvimento".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Tal como acontece com tantas outras moedas alternativas, o cardano proporciona um meio de troca de valor digital sem intermediário, mas a um nível mais avançado do que a maior parte de seus concorrentes, permitindo um sistema mais complexo de contratos inteligentes para que os usuários possam personalizar as transações. Parsons observa que a blockchain continua a avançar em um ritmo acelerado, mas destaca que os problemas persistem. As questões incluem a falta de escalabilidade e governança adequada, bem como problemas de compatibilidade nas plataformas Bitcoin e Ethereum, levando a necessidade de uma nova abordagem.

Andrey Solovyev, engenheiro de software com formação acadêmica em matemática aplicada, que também é cofundador e chefe de produto da mom.life, explica que o cardano utiliza uma infraestrutura de várias camadas. A camada da contabilidade é separada da camada de execução do contrato inteligente. Essa é uma inovação significativa, diz ele, uma vez que permite flexibilidade absoluta na utilização do protocolo, desenvolvimento de aplicativos e sistemas de segurança.

Está tudo na Linguagem de Codificação

Para entender verdadeiramente o que faz o Cardano ser único e valioso, é útil fazer uma análise mais profunda da tecnologia subjacente a esta criptomoeda. A linguagem de contrato inteligente do Cardano, às vezes também chamada de linguagem de programação, é chamada Plutus. A sintaxe é "tipo Haskell ", significando que acompanha, em certa medida, o objetivo geral, a linguagem de programação Haskell, mas com alterações adequadas. Na verdade, alguns podem caracterizá-lo como "Haskell-lite".

Mas ao contrário do Haskell, o Plutus é avaliado e adaptado assiduamente para funcionalidades de alta segurança. Além disso, a reputação de cardano se baseia em Ouroborous, seu white paper revisado por pares. Solovyev diz:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O que é particularmente importante para aplicações de consumo é a nova linguagem de desenvolvimento de contratos inteligentes Plutus (substancialmente baseada em Haskell) que oferece compatibilidade total com os aplicativos criados no cardano – com sistemas externos. Não menos importante, o mecanismo de consenso original Ouroboros oferece escalabilidade computacional usando limites quórum para selecionar blocos de node de consenso que dividem o fluxo transacional e de consenso, enquanto que os protocolos mais convencionais utilizam todos os nodes para confirmar e registrar todas as transações".

Prova de Trabalho x Prova de Participação

O bitcoin, bem como a maioria das outras criptomoedas, depende de um algoritmo de prova de trabalho, que exige que os mineradores solucionem enigmas matemáticos complexos chamados de problemas de "prova de trabalho ". À medida que cresce a blockchain necessária para continuar a construir esse sistema, é necessário tempo e energia elétrica adicionais para cada novo bloco, desacelerando as transações à medida que a popularidade aumenta.

Por outro lado, um dos principais componentes do Ouroboros é o algoritmo de consenso de prova de participação, que exige que os usuários realizem algum trabalho computacional, mas determina a propriedade por sua participação na moeda, ou seja, quanto você possui.

Jeff Mahony, CEO e co-fundador da UBIQUICOIN, uma moeda digital descentralizada, é positivo com relação ao cardano. Ele acredita que qualquer modelo de consenso prova de trabalho está destinado a falhar no espaço de criptomoedas. Ele ressalta que em modelos de uso privado, a plataforma cardano mostrou-se uma promessa real.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Blockchain de Terceira Geração

Qual é o significado da posição de Cardano como blockchain de terceira geração? Isso significa que a plataforma do cardano evoluiu a partir de protocolos de contratos inteligentes anteriores, tornando-o mais confiável e seguro do que as plataformas alternativas antigas. Parsons observa que a supervisão adequada do processo de desenvolvimento é uma parte fundamental do desenvolvimento de uma blockchain de terceira geração. Sua justificativa para a gestão adicional também é uma razão crucial para a sua rápida aceitação:

"É por isso que designamos especialistas em software, FP Complete, para realizar uma auditoria rigorosa do protocolo cardano e no trabalho realizado pelos desenvolvedores, IOHK. Esse processo de auditoria sempre foi parte do nosso plano de desenvolvimento e demonstra um compromisso com a transparência para os nossos usuários "

Últimos comentários

Comprem ta com um bom preço ótimo investimento...
Estimativa de valor futuro?
Estimativa de 2$ no fim do ano...6 em 2019
Gostaria de comprar essa moeda! Alguém sabe me dizer onde?
Você tem que se cadastrar em uma exchange do Brasil para comprar Bitcoin. Depois se cadastrar em uma exchange estrangeira que ofereça o Cardano (ADA). A Binance é uma delas. Daí vc compra Bitcoin na exchange brasileira, transfere para a exchange estrangeira e compra Cardano com Bitcoin. Só sugiro que estude bem sobre criptomoedas e exchanges antes de decidir sobre.
Binance....Aproveita para comprar...moeda top com grandes rendimentos.
Bittrex
Mais uma perfeita matéria. Observamos que o investidor é atraído pela inovação e quando deparamos com inovação em gestão de energia e segurança, a qual parece ser o sucesso desse empreendimento, conhecemos as prioridades da maioria dos investidores. Seria interessante prosseguir esse assunto de segurança em cryptomoedas em estudos dos computadores quanticos ( os mesmos prometem decifrar senhas criptografadas e os codigos de segurança estarão enfraquecidos). Acho que em breve será foco dos investidores e o cenário de valorização e ranking das cryptos serão drasticamente alterados.
.. ,os Ze
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.