Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Como os Problemas da Turquia Podem Beneficiar o Petróleo Iraniano

Publicado 15.08.2018, 08:13
Atualizado 09.07.2023, 07:31

Artigo publicado originalmente em inglês no dia 15 de agosto de 2018.

Como a maioria das pessoas já sabe, a lira turca está com dificuldades. Na segunda-feira, seu valor caiu para mais de 7 liras em relação ao dólar antes de se recuperar ligeiramente. Se as questões cambiais da Turquia continuarem, pode haver implicações de longo alcance para os mercados de petróleo - particularmente quando as sanções dos EUA contra a indústria petrolífera iraniana entrarem em vigor em novembro.

A Turquia é um grande importador de petróleo e gás do Irã. De fato, pouco mais de 50% das importações de petróleo bruto e produtos condensados da Turquia no primeiro trimestre de 2018 foram de origem iraniana. A Turquia também tem um contrato de gás natural com o Irã que é válido até 2026. Além disso, o Irã fornece à Turquia cerca de 9,5 bilhões de metros cúbicos de gás natural dos quais a Turquia depende para produzir eletricidade.

À medida que o valor da lira turca cai, fica mais difícil para a Turquia comprar recursos globalmente - incluindo petróleo e gás. A Turquia não produz muito do seu próprio petróleo e gás, mas é um grande consumidor desses recursos. A perda de valor da lira significa que a Turquia está desesperada para comprar petróleo e gás baratos sem a necessidade de trocar sua moeda a taxas inferiores. Enquanto isso, o Irã está desesperado para vender seu petróleo e gás por qualquer moeda que possa usar.

Embora as sanções dos EUA à indústria de petróleo e gás do Irã entrem em vigor em novembro, o Irã já está perdendo clientes. O país está em uma situação difícil - seu governo precisa do dinheiro que as exportações de petróleo trazem, mas as sanções impedem os clientes de fazer negócios com o Irã em dólares norte-americanos, a moeda típica do comércio de petróleo e gás. Outras moedas como o euro também estarão fechadas para o Irã porque os bancos europeus não vão querer arriscar sanções secundárias dos EUA por fazer negócios com bancos iranianos. O Irã pode aceitar outras moedas estrangeiras, como o yuan chinês pelo seu petróleo, mas o yuan não ajudará o governo iraniano a pagar suas contas, exceto para os empreiteiros chineses.

A Turquia, no entanto, é um vizinho geográfico do Irã. Os dois países compartilham uma fronteira no noroeste do Irã e no sudeste da Turquia. Essa área é habitada em grande parte por curdos, uma população etnicamente distinta que abrange vários países da região, incluindo Turquia, Irã, Síria e Iraque. O valor em queda da lira torna o petróleo e gás iraniano ainda mais atraentes para a Turquia, e a Turquia é um cliente atraente para o Irã.

O Irã poderia aceitar lira por seu petróleo e gás e usar essa moeda, principalmente na região fronteiriça turco-iraniana. Não é incomum que as comunidades de fronteira usem várias moedas. Por exemplo, a moeda canadense geralmente se mistura com moeda norte-americana em partes do norte da Nova Inglaterra. Há vários países da América Central e do Caribe onde às vezes são aceitos dólares americanos.

Além disso, o governo turco vem demonstrando ativamente sua independência da influência dos EUA, detendo um pastor americano e assumindo posições geopolíticas que irritam Washington. Os Estados Unidos responderam com sanções e o presidente turco Erdogan respondeu pedindo aos cidadãos turcos que boicotassem produtos norte-americanos como o iPhone (NASDAQ:AAPL). Não seria um passo irracional para as refinarias e serviços públicos turcos desafiarem ativamente as sanções dos EUA contra o Irã aumentando suas compras de petróleo e gás iraniano.

Enquanto observadores do mercado imaginam quanto petróleo está prestes a sair do mercado devido a sanções iranianas e quão significativamente isso pode fazer com que os preços do petróleo subam, a Turquia é um país importante a ser monitorado. Em vez de cortar as importações do Irã, a Turquia pode até aumentar as importações de seus vizinhos e pagar em liras turcas. Isso significaria que menos petróleo iraniano do que o esperado sairá do mercado em novembro e nos próximos meses.

Últimos comentários

Tudo jogo de carta marcada...
Se compravam petróleo até do Estado Islâmico, imagina os turcos não vão comprar do Irã, com sanção ou sem.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.