Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Como são Tributados os Ativos de Renda Fixa?

Publicado 25.02.2021, 19:00
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Presumo que você, como cidadão, não simpatiza com a cobrança de impostos. Mas como ocorre a tributação de nos Títulos de Renda Fixa?

Os investimentos em títulos de Renda Fixa têm como uma das características um prazo conhecido. Com isso, de acordo com o tempo de permanência, o investidor será tributado para fim de imposto de renda de diferentes formas.

A arrecadação é realizada pela própria instituição responsável pelo Ativo no resgate, independentemente do prazo acordado. Por exemplo, caso seja contratado com o período de vencimento 200 dias mas resgatado 30 dias após, o titular será tributado de acordo para a taxação para 30 dias.

Há duas maneiras de tributação, sendo o Imposto de Renda e IOF. 

Para fins de IR, ocorre do seguinte modo:

Até 180 dias - 22,5%

De 180 dias até 360 dias - 20%

De 360 a 720 dias - 17,5%

Acima de 720 dias - 15%

Perceba que quanto maior o tempo para resgatar, menor o imposto a ser pago.

Trata-se de um incentivo governamental para investimentos de longo prazo.

Já para a cobrança de IOF (Imposto sobre Operação Financeira), ocorre caso haja resgate até o 29° dia após a contratação do ativo, também por uma tabela regressiva, diminuindo ao decorrer dos dias:
Tabela Regressiva de IOF.

É importante ressaltar que o Importo de Renda é líquido do IOF. Isso significa que primeiro é descontado o IOF, e só assim depois o IR. Algumas opções de títulos Renda Fixa contam com a isenção de Imposto de Renda e IOF para Pessoa Física, como LCI, LCA, CRI, CRA, CPR, CDCA e Caderneta de Poupança.

Atualmente, no Brasil há aproximadamente 11 milhões de investidores que alocam seus recursos nessa modalidade de investimento.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.