Como Viver em 2020

Como Viver em 2020

Tiago Reis  | 09.01.2020 14:03

O ano de 2020 chegou! E, junto com ele, chegaram também as tradicionais promessas de início de ano. Eu mesmo já separei um tempo para refletir sobre as melhorias que posso fazer e elaborei minha própria lista de metas.

Normalmente, costumo abordar conhecimentos mais técnicos sobre mercado financeiro em meus textos aqui na Investing. No entanto, creio que o mais importante para o sucesso no mundo dos investimentos seja o emocional. Sem uma cabeça boa, não há como ser um bom investidor.

Acho esse exercício de estabelecer metas fundamental, e penso que todos deveriam fazê-lo. Mas estudos apontam que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir todas as suas promessas de ano novo.

Dentre as metas mais populares estão emagrecer, poupar, viajar e ler. O gráfico abaixo, retirado do Google (NASDAQ:GOOGL) Trends, nos mostra a evolução do número de buscas pela palavra-chave “dieta” ao longo dos últimos cinco anos. Como podemos ver, há sempre um pico de buscas em janeiro.

Busca por

Para lhe ajudar a estabelecer metas e objetivos, gostaria de compartilhar um texto que li de um de meus escritores favoritos: Vishal Khandelwal. Neste artigo, ele compartilha dez regras que pretende realizar todos os dias.

  1. Todos os dias faça algo tolo, criativo e generoso;

Muitas vezes, por conta da quantidade de trabalho, entramos no modo de execução automática e deixamos de aprender e realizar coisas novas. Reflita sempre ao final do dia e tenha certeza que se distraiu, aprendeu algo novo e melhorou o dia de alguém.

  1. Não se preocupe muito em ganhar dinheiro;

Tempo gasto ganhando dinheiro suficiente é um tempo bem gasto. Tempo gasto ganhando um excesso de dinheiro, muito acima de suas necessidades, no entanto, é tempo mau gasto. Aproveite sua família e não se deixe tornar escravo do trabalho ou do dinheiro. Se você consegue economizar dinheiro todos os meses, ótimo. Mas também não poupe tanto a ponto de comprometer o presente de sua família.

  1. Faça seu trabalho, seu melhor trabalho, o trabalho que é importante para você;

Encontre o trabalho que você ama. A vida é muito curta para se fazer algo que não gosta, mesmo que por alguns anos. Busque trabalho com um propósito, que tenha prazer e traga uma remuneração suficiente para você e sua família.

  1. Escolha bem;

As escolhas mais importantes que você fará ao longo de sua vida serão relacionadas às pessoas com quem você passará o resto da sua vida. Namorada, namorado, esposa, marido, amigos... Se você escolher os certos, as escolhas futuras serão mais simples. Quanto menos esforço você precisa dar a algo, mais poderoso você se torna.

  1. “Mas e se eu falhar?” Não se faça essa pergunta neste ano;

Você vai falhar. Todos falham. Diferenciam-se aqueles que se questionam “Depois que eu falhar, o que acontecerá?”. Se você escolheu bem, depois de falhar, estará mais próximo do sucesso, será mais sábio, forte e respeitado do que era antes. Os empreendedores mais famosos do mundo cometeram muitas vezes pequenos erros, mas tiveram que acertar grande apenas uma vez.

  1. Não adie “viver feliz para sempre” por mais um ano;

Infelizmente, não podemos assumir que viveremos mais um ano. E você não terá essa vida novamente. Não podemos voltar no tempo, nos restaurar ou trazer os anos que já passaram de volta. A vida não se prolongará ao seu comando. Pare de estar muito ocupado. Diga aos que você ama o quanto os ama com bastante frequência.

  1. Torne-se cada dia mais sábio;

Tornar-se sábio é um jogo lento, mas o conhecimento aumenta assim como os juros compostos. São horas de esforço demandadas para se tornar sábio, mas, quanto mais cedo começar, maior será seu círculo de competência. E quanto mais ideias importantes você puder assimilar, mais fácil será o processo de aprendizado.

  1. Deixe de lado sua necessidade de controle;

O controle nos faz sentir seguro. Mas essa segurança depende inteiramente do nosso sentimento de manter esse controle. Quando as coisas não saem como planejado, essa necessidade de manter o controle pode afetar nossa racionalidade e levar-nos a decisões irreversíveis e erradas. O investimento no mercado de ações é uma das áreas em que menos temos controle. Ações podem cair 50% a qualquer dia. Como investidor, só lhe resta aprender, fazer o seu trabalho e relaxar.

  1. Execute esses cinco passos;

Crie valor para outros; contribua para alguém sem esperar algo em troca; diga o que precisa ser dito; aprenda algo novo e assustador; rejeite atalhos falsos.

  1. Lide bem com os seus medos;

Todos nós temos medos. Destacam-se aqueles que sabem lidar diversas vezes com ele. Podemos ser dominados pelo medo ou aprender a administrá-lo. Podemos reconhecê-lo, aceitá-lo e aprender como enfrentá-lo ou desistir, ignorá-lo e cair em um redemoinho emocional.

Um bom 2020 para você!

Tiago Reis

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Laercio Pan
Laercio Pan

  ... (Leia Mais)

14.01.2020 02:10 GMT· Responder
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

parabéns gosto muito dos seus trabalho tanto aqui como os vídeos que vc posta no YouTube que deus sempre te abençoe   ... (Leia Mais)

12.01.2020 00:32 GMT· Responder
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

parabéns gosto muito dos seus trabalho tanto aqui como os vídeos que vc posta no YouTube que deus sempre te abençoe   ... (Leia Mais)

12.01.2020 00:32 GMT· Responder
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes

Muito bom!!!  ... (Leia Mais)

11.01.2020 07:05 GMT· Responder
Jordann
Jordann

Bonito texto. Contudo, alguém poderia me explicar de que forma posso ganhar dinheiro a partir do conteúdo deste texto?  ... (Leia Mais)

10.01.2020 18:11 GMT· 2 · Responder
Douglas Pedrosa
Douglas Pedrosa

Esse Tiago é fera! Ótimo artigo  ... (Leia Mais)

10.01.2020 13:27 GMT· Responder
Douglas Pedrosa
Douglas Pedrosa

Esse Tiago é fera! Ótimo artigo  ... (Leia Mais)

10.01.2020 13:27 GMT· Responder
Mauro Guaritá
Mauro Guaritá

  ... (Leia Mais)

09.01.2020 23:01 GMT· Responder
Vinicius Stahelin
Vinicius Stahelin

Excelente reflexão Tiago   ... (Leia Mais)

09.01.2020 21:38 GMT· Responder
Miguel Maia
Miguel Maia

Muito bem tiago, parabens pelo o texto, precisamos mesmo trabalhar bem o nosso emcional   ... (Leia Mais)

09.01.2020 20:31 GMT· Responder
Bruno Pernambuco
Bruno Pernambuco

muito bom  ... (Leia Mais)

09.01.2020 19:20 GMT· Responder
Roger Andrey
Roger Andrey

o melhor texto que já li por aqui! Parabéns Tiago!  ... (Leia Mais)

09.01.2020 18:48 GMT· Responder
Roger Andrey
Roger Andrey

o melhor texto que já li por aqui! Parabéns Tiago!  ... (Leia Mais)

09.01.2020 18:48 GMT· Responder
Mariana Moreira Lima Adriano
Mariana Moreira Lima Adriano

Excelente artigo. Muito obrigada.   ... (Leia Mais)

09.01.2020 17:33 GMT· Responder
tinno pr
tinno pr

pra todos nós   ... (Leia Mais)

09.01.2020 17:28 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App