Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Conflito Entre Jair Bolsonaro e o PSL e os Destaques da Semana

Publicado 18.10.2019, 13:22
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Panorama Semanal de 14 a 18 de outubro*

O STF iniciou esta semana o julgamento da legalidade das prisões após condenação em segunda instância. Este foi um dos destaques da semana, com relevância também na imprensa para a briga envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o PSL. Dados ruins sobre a economia mundial também estão no foco.

No STF, a votação em curso – que será retomada na semana que vem – pode alterar o entendimento, firmado de 2016, que autoriza a execução da pena antes do trânsito em julgado. Se esse entendimento for mudado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros condenados em segunda instância na Lava-Jato podem ser libertados.

A briga interna no PSL gira agora ao redor da destituição do líder do partido na Câmara, delegado Waldir – como deseja o grupo que apoia Bolsonaro. Áudios vazados, com articulações e ameaças, apimentam o assunto. Em meio ao fogo, a deputada Joisse Hasselman foi destituída do cargo de líder do governo no Congresso.

Na economia, projeções sobre o crescimento mundial e nacional causaram apreensão. A China divulgou, nesta sexta-feira, alta de 6% (anualizada) no PIB no terceiro trimestre, o que corresponde à taxa de crescimento mais lenta dos últimos 27 anos. Nos EUA, as vendas do comércio recuaram 0,3% e a produção industrial caiu 0,4% em setembro.

De acordo com o FMI, o Brasil terá um PIB de 2% em 2020, abaixo dos 2,4% previstos anteriormente. O Fundo também reduziu a expectativa de crescimento mundial para 3% este ano, devido às barreiras comerciais e incertezas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E o IBC-Br de agosto, indicador de crescimento da economia calculado pelo Banco Central, ficou em 0,07%. Outro dado interno diz respeito aos empregos com carteira assinada. Pelo sexto mês consecutivo, houve criação de vagas formais no mercado de trabalho brasileiro. Em setembro, foram 157.213. No Senado, foi aprovado o projeto de partilha de recursos do pré-sal.

Lá fora, uma das grandes novidades da semana foi o avanço de um acordo no Brexit. Reino Unido e União Europeia cederam para evitar controles de fronteira entre a República da Irlanda, que é integrante da União Europeia, e a Irlanda do Norte, membro do Reino Unido. O Parlamento britânico ainda precisa aprovar a proposta.

A ofensiva turca na Síria também pode ter um desfecho. Foi anunciado um cessar fogo, após conversas do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, com o presidente Erdogan, da Turquia.

No caso que avalia o impeachment de Trump, seguem os testemunhos. Esta semana, Michael McKinley, ex-conselheiro do secretário de Estado, Mike Pompeo, afirmou que renunciou ao cargo devido ao uso da diplomacia para fins políticos internos.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa recuou 0,39%, a 105.015 pontos. O dólar subiu 0,39%, cotado a R$ 4,17 – influenciado pela expectativa de novos e maiores cortes na taxa Selic pelo Banco Central.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 18/10, às 8h.

Últimos comentários

Só um bando de bocos, cada um querendo pegar + peixe q ou outros. É a vergonha nacional os políticos deste famigerado, incerto e frágil País. A quem interessa um País bichado e podre em sua política e justiça. Isso não é País e um monte de ratos devorando tudo, pobre povo Brasileiro!
O Mercado reage é pela insegurança que o Congresso e o STF causam.
O mercado reage a qualquer ameaça, não importa de onde ela vem. Neste momento a briga dentro do próprio partido do presidente interfere sim no andamento das coisas, se não consegue ver isso, então corre um risco muito grande de perder dinheiro se estiver operando no mercado, principalmente no mercado futuro.
O governo também!
Não existe conflito entre o Presidente da República e o PSL;  isso é mais uma narrativa destrutiva de esquerdistas.  O que existe é um senhor chamado Bivar(Presidente do PSL) que é corrupto e quer ficar com o dinheiro do fundo partidário.  Esses partidos nanicos, até a chegada do Candidato Bolsonaro, vivem de alugueis da legenda e fundos.
Tudo bandido... se gritar pega ladrao nao fica 1 meu irmao....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.