CryptoPortfolios: Monitore as Falhas de Projetos para Proteger sua Carteira

CryptoPortfolios: Monitore as Falhas de Projetos para Proteger sua Carteira

Investing.com  | 08.03.2019 11:12

Quando o mercado está aquecido, costumamos ouvir falar de muitos projetos inovadores que prometem revolucionar não só as criptomoedas, mas diversos setores. Obviamente há projetos sérios que contam com equipes competentes, mas a maioria dos ICOs e projetos naufragou por diversos motivos. Dentre esses motivos, havia amadorismo e má-fé, porém não é impossível dizer que modelos de negócio deficientes não estavam entre as principais causas. Havia a tentativa de reinventar indústrias sem muita preocupação de dificuldade – técnica e comercial – de projetos inovadores como os usando blockchains.

Infelizmente, a capitalização de mercado recompensa projetos que agem de maneira contrária. Há uma predominância de projetos inspirados em problemas simples e tecnologias consolidadas. De acordo com o site coinmarketcap, das dez maiores criptomoedas, uma é o Bitcoin, duas são ou forks ou projetos extremamente parecidos com Bitcoin (Bitcoin Cash e Litecoin), dois são projetos que objetivam ser meios de pagamento e foram inicialmente inspirados em consenso clássico (XRP e Stellar) e dois são ferramentas simples que favorecem o pagamento de taxas (BNB) ou replicam o dólar de maneira mais automatizada (Tether). Apenas três projetos podem ser considerados mais ousados, porém eles são plataformas que buscam a mesma coisa: ser um world computer com algum nível de descentralização. Ethereum e EOS tentaram ser fortemente inovadores desenvolvendo tecnologias novas, já TRON é mais uma mistura dessas duas redes que exatamente um empreendimento que traz inovações consideráveis.

Podemos ver que efetivamente o mercado tem recompensado poucas soluções. Dessa maneira, alguns projetos que podem vir a ser mais interessantes são justamente forks que resolvam problemas reais. Apesar dos pesares e disputas tribais dos entusiastas de crypto, o Bitcoin Cash surgiu para resolver um problema que ficou muito tempo em aberto e só agora parece estar se fechando: como escalar o Bitcoin como meio de pagamento? A solução conservadora foi razoável e por muito tempo permaneceu como uma das maiores criptomoedas. O mesmo vale para o Litecoin. De certa maneira, podemos estar numa época bearish bem particular, mas o mercado já passou por diversos ciclos e vemos que algum conservadorismo e resposta a problemas reais do Bitcoin ajudou altcoins a se consolidarem.

Acredito, portanto, que por agora ficam lições sobre formação de portfólio. Não acredito que haja grandes motivos para desconfiar do Bitcoin posto que eles têm sido um core conservador e que não promete excessivamente, porém há a chance de ele ter algumas falhas. Mapear essas falhas e os projetos que respondam a elas de maneira mais conservadora pode ser uma maneira qualitativa de formar um portfólio de criptomoedas. Esse princípio se inspira na evolução: não é o melhor que necessariamente sobrevive, mas qualquer espécie suficientemente boa e robusta. A busca não deve ser por novos projetos revolucionários, mas por projetos robustos que respondam a pressões ambientais. O que acontece se, por exemplo, a Lightning Network falhar? O Bitcoin Cash funcionaria como hedge nesse caso? Quais as chances dessa falha ocorrer? Não são perguntas fáceis, porém devem ser encaradas e podem dar origem a um portfólio razoavelmente diversificado em termos fundamentais, apesar das fortes correlações atuais.

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+