Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Coronavírus e Tensão EUA-China Testam Otimismo

Publicado 21.05.2020, 08:40
Atualizado 10.01.2024, 08:22

O Brasil contribuiu ontem para que o mundo alcançasse a marca simbólica de 5 milhões de casos de coronavírus, após o salto de quase 20 mil novos infectados de Covid-19 em apenas 24 horas. E o prognóstico não é favorável, diante da movimentação nas estradas durante o feriado antecipado na capital paulista. Apesar de a pandemia ainda estar longe de ser controlada, o mercado financeiro só quer saber de antecipar o cenário à frente. 

E tudo indica que será de maior tensão entre Estados Unidos e China. A decisão do Senado norte-americano de aprovar uma lei que pode proibir empresas chinesas de serem listadas nas bolsas de valores dos EUA e retirar as que já estão, afetando Alibaba e Baidu (NASDAQ:BIDU), lança uma nuvem sobre a recente recuperação dos ativos de risco. As ações estão no vermelho. Ao mesmo tempo, cresce a busca por proteção no dólar e nos títulos norte-americanos (Treasuries). 

O projeto foi aprovado em decisão unânime e exige que as empresas certifiquem que não estão sob controle de um governo estrangeiro. Trata-se de mais uma medida que enfraquece os laços sino-americanos, após os legisladores dos EUA impedirem que fundos de pensão do país financiem grandes corporações chinesas, que visam desenvolver posições de liderança, principalmente na área de tecnologia.  

O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou a carga. No Twitter, ele afirmou que a China está fazendo uma “enorme campanha de desinformação” porque está “desesperada” para que o rival democrata, Joe Biden, vença a corrida presidencial e continue “roubando” os EUA. Em resposta, o editor-chefe do jornal Global Times, Hu Xijin, tido como porta-voz do governo chinês, afirmou que Trump “ajuda a promover a união” na China.     

Portanto, a piora na relação entre EUA e China e os 5 milhões de casos globais de coronavírus põem em xeque o otimismo dos investidores em relação à reabertura das principais economias desenvolvidas no Ocidente e à expectativa por estímulos adicionais por parte dos bancos centrais. A sensação é de que a pandemia e a escalada da tensão põem em risco a fase um do acordo comercial sino-americano. Além disso, o risco de uma nova onda do vírus e o ceticismo com a liberação de uma vacina elevam a cautela.

No Brasil, o salto no número de mortes e novos casos de coronavírus combinado com a instabilidade na cena política devem pressionar os ativos locais. Ao mesmo tempo, persiste a ansiedade em torno da divulgação do vídeo, na íntegra, da reunião ministerial de abril, apontada pelo ex-ministro Sergio Moro como prova da acusação de interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. 

Em meio a esse ambiente externo avesso ao risco e do “desgoverno” vivido no país, os mercados domésticos também repercutem as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que pode aumentar a atuação no câmbio, caso seja necessário. Ele sinalizou que a autoridade monetária pode ampliar a venda de dólares das reservas internacionais. Ontem, a moeda norte-americana fechou abaixo de R$ 5,70. 

 

Agenda cheia lá fora

O calendário econômico do dia está carregado no exterior, já que aqui sai apenas a prévia da sondagem da indústria em maio (8h). Por lá, as atenções se dividem entre dados deste mês sobre a atividade nos setores industrial e de serviços nos EUA e na zona do euro, ao longo da manhã, e os pedidos semanais de auxílio-desemprego feitos no país, às 9h30.

Neste horário, sai o índice sobre a atividade na região da Filadélfia. A agenda norte-americana traz ainda dados do setor imobiliário e indicadores antecedentes, ambos às 11h e referentes ao mês de abril. Entre os eventos de relevo, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fala (15h30) sobre como a Covid-19 está afetando a comunidade.

No fim do dia, o radar se volta para a China, onde, já na manhã da sexta-feira (hora local), tem início a sessão plenária do Congresso Nacional do Povo (NPC). Conhecido como as “Duas Sessões”, o encontro político teve início nesta quinta-feira, com a sessão anual do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.