Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Cortes de Juros Apontam para Maior Flexibilização Diante do Medo de uma Recessão

Publicado 15.08.2019, 12:22
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Diversos bancos centrais da região Ásia-Pacífico cortaram as taxas referenciais de juros na semana passada, de forma surpreendentemente vigorosa, e outros bancos centrais devem fazer o mesmo, na esteira dos cortes de juros realizados nas economias dos EUA e da Europa.

O Banco Central da Nova Zelândia reduziu sua taxa de juros em meio ponto, para 1%, o dobro do que era esperado. A Tailândia também cortou seus juros em 25 pontos-base, para 1,5%, embora os economistas não previssem qualquer mudança. E a Índia, que já havia dado os primeiros passos no sentido da flexibilização da política monetária no início deste ano, cortou sua taxa de juros de 5,75% para 5,4%, a menor em nove anos.

A ação da Nova Zelândia abriu caminho para um corte similar pelo banco central da Austrália no início de setembro, que se juntou à Índia na rodada anterior de afrouxamento em junho. O Brasil também surpreendeu os analistas com um corte de meio ponto no final de julho, sua primeira redução de juros desde março do ano passado, reduzindo sua taxa referencial para a nova mínima de 6%.

Os cortes da região Ásia-Pacífico seguem o corte de 25 pontos-base realizado pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que deixou as portas abertas para mais cortes, sem exatamente prometê-lo. O Banco Central Europeu (BCE), enquanto isso, está preparando um pacote de políticas para flexibilizar as condições monetárias e estimular a letárgica economia europeia.

Nesse contexto, os cortes do Pacífico não só seguem, mas também pressagiam cortes pelas grandes autoridades monetárias. Esses bancos centrais claramente esperam que o BCE dê prosseguimento ao seu pacote e também podem estar contando com mais um corte de 25 pontos-base pelo Fed em setembro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sinais cada vez maiores de uma recessão mundial

Os novos esforços de estímulo monetário ocorrem em meio a sinais cada vez maiores de recessão mundial, exacerbados pelas idas e vindas nas tensões comerciais entre EUA e China. Os bancos centrais têm espaço limitado para agir, mas a inflação continua consistentemente baixa, por isso eles devem continuar tentando usar esse mecanismo.

Não há certeza de que o dinheiro mais fácil ajudará, mas esses países não querem ficar para trás se os cortes de juros forem iminentes. No mínimo, as taxas de juros mais elevadas mantêm o câmbio externo apreciado, enquanto EUA, Europa e China se esforçam para manter suas moedas mais fracas.

O Banco Nacional da Suíça e o Banco da Inglaterra, que administram duas das principais moedas de reserva, também consideram cortar juros. Para o banco da Suíça – que tem interferido na negociação cambial para arrefecer a pressão altista sobre o franco-suíço –, esse seria mais um corte em território negativo em relação à sua taxa atual de -0,75%.

Para o Banco da Inglaterra, os corte marcariam uma reversão em relação às intenções anteriores de elevar as taxas. Ao contrário da maioria dos países industriais, o Reino Unido enfrenta pressões inflacionárias reais, mas as incertezas cada vez maiores com o Brexit podem fazer com que o banco central corte os juros para conter qualquer atribulação caso não haja um acordo com a União Europeia.

O mercado acionário norte-americano despencou na quarta-feira por causa de mais uma inversão na curva de juros. Desta vez os títulos de 2 anos do Tesouro, a 1,534%, passaram a render mais do que os títulos de 10 anos, a 1,561%. A curva de juros entre as notas de 3 meses do Tesouro e os títulos de 10 anos estão invertidas há semanas. No Reino Unido, os títulos de 2 anos subiram um ponto-base, ao passo que os títulos de 10 anos caíram 2 pontos-base, invertendo a curva de juros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As recessões não ocorrem imediatamente após uma inversão na curva de juros – isso pode levar um ou dois anos –, mas em conjunto com dados decepcionantes, como o declínio da quarta-feira no PIB da Alemanha, pode ser que os mercados se tornem pessimistas quanto ao futuro.

Últimos comentários

Cortar juros é uma medida genérica que tem menos importância do que a realidade conjuntural de cada país. O Brasil pode surfar bem neste cenário que se avizinha por alguns fatores. Tem reservas, tem reformas importantes, tem dinheiro novo da iniciativa privada em infraestrutura, petróleo, gás, e setores de energia em geral. Economia arrumada, faltam os empregos virem com mais força, alimentando um ciclo virtuoso já iniciado com ajuste fiscal, aumento da arrecadação. Otimista até o talo.
Artigo muito esclarecedor, visão global na qual o Brasil se insere
estamos no Brasil e esse cara nada falou???
Vendi e lucrei. Hora esperar cair e comprar mais... Kkkk
Stop na Bolsa
,zf ,z,yitr t z szxxrrzr,szrizid,zzszz
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.