Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Pontos Favoráveis e Contrários ao Day Trade e o Caso da "Blogueira Fitness"

Publicado 12.08.2020, 08:37
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Recentemente uma blogueira fitness divulgou em suas redes sociais que, em meio ao isolamento, havia aderido a um novo ganha pão: o day trade de ações. A blogueira não é a única, nem esse é um quadro unicamente brasileiro: nos Estados Unidos a Robinhood, maior corretora do país, viu o número de traders em sua plataforma explodir, muitos deles operando derivativos complexos que eles próprios não são capazes de entender. Parece que na falta de esportes ao vivo, muitos se voltaram para emoções mais fortes na frente do home broker.

É curioso notar como o day trade é um tema polarizado entre analistas e influencers do mercado financeiro. De um lado, estão os críticos ferrenhos da modalidade de investimento, que costumam apontar para uma pesquisa ou outra, como por exemplo um artigo de pesquisadores da FGV publicado em 2019, que apontam que a esmagadora maioria não consegue lucrar com day trade. Do outro lado, estão analistas e influencers que parecem sugerir que o day trade é a chave para a riqueza em tempo recorde. Particularmente, como CEO e co-fundador da maior plataforma de robôs traders do Brasil, a Smarttbot, posso afirmar com propriedade que neste caso a verdade se encontra no caminho do meio, nem tanto nem tão pouco.

Em primeiro lugar é preciso destacar o óbvio: independentemente da forma, ganhar dinheiro não é fácil. Não é, nunca foi, nem nunca será. Seja no day trade, em investimentos de longo prazo ou até mesmo no trabalho cotidiano, ganhar dinheiro é difícil e dá trabalho. Qualquer um que diga diferente, muito provavelmente, ou está iludido ou está tentando te iludir. É possível ganhar dinheiro com day trade? Claro, milhares de traders fazem isso cotidianamente. Porém é preocupante e até irresponsável ver figuras como uma blogueira fitness recém-convertida a trader dizer para seu público que “parece que nasceu para isso”. Ninguém nasce para ser trader, pode-se até ter certa aptidão natural para o negócio, como funciona em qualquer outro setor, mas a excelência só vem depois de muito treino e prática. Ayrton Senna e Michael Phelps, por exemplo, podem ter “nascido para” se tornarem ídolos e grandes referências nos seus respectivos esportes, mas foi apenas após anos de treino e muita dedicação que atingiram o pódio. No mercado não é diferente.

Muitos traders iniciantes podem ser levados a acreditar que ganhar dinheiro no mercado seja fácil por uma mera questão de probabilidade: por definição, o preço de um ativo só pode se mover para cima ou para baixo, o que dá ao trader 50% de chance de acerto. Assim como em um jogo de cara e coroa, no longo prazo é difícil prever a sequência de faces da moeda, mas nas duas ou três primeiras jogadas, por mera aleatoriedade não é tão difícil acertar qual será a sequência a ocorrer. Contudo, isso não significa que você tenha nenhuma capacidade de antever o que vai acontecer, extrapolação lógica que muitos iniciantes no mercado fazem e que pode os levar à ruína.

Além disso, há outro grande problema na forma que o day trade é apresentado aos iniciantes. Geralmente o iniciante começa pela análise técnica subjetiva: formações gráficas como ombro-cabeça-ombro, cup and handle, entre outras. Nada contra a análise técnica subjetiva, muitos traders a utilizam com sucesso, mas como não há critérios objetivos para definir o que configura um padrão desses, é difícil para um iniciante ter sucesso sem, para isso, contar com centenas de "horas de tela", termo que se usa no mercado para se referir ao tempo dedicado à operações no mercado de renda variável. Exatamente por isso, em geral, para um iniciante é mais proveitoso lidar com a análise técnica objetiva, que tem critérios claros e pode ser estatisticamente comprovada através de backtests ou outros tipos de simulação que permitem analisar como teria sido o comportamento de uma estratégia de trading em um determinado período.

Outro ponto importantíssimo a se destacar é a gestão de risco: muitos críticos do day trade parecem tratar a alocação de recursos para esse tipo de operação como tudo ou nada. Muito pelo contrário, nenhum trader de sucesso opera com todas suas economias. Na realidade, independentemente da sua experiência, objetivo ou estratégia, o capital alocado para day trade costuma ser uma parcela muito pequena dos seus investimentos, geralmente inferior a 10%, e uma fração ainda menor é alocada para cada operação, de forma que o risco inerente a esse tipo de operação possa ser devidamente mitigado.

Por fim, é importante lembrar que assim como qualquer outra modalidade de investimentos, o day trade não é nem nunca será para todos. Há pessoas conservadoras que nunca sairão da renda fixa, outros são mais arrojados, mas não se sentem seguros para gerir seu próprio dinheiro e investem apenas em fundos ou carteiras recomendadas por grandes analistas, ao passo que alguns gostam de estar 100% no comando e investem em ações, fundo imobiliários e os mais diversos tipos de derivativos. O importante é lembrar que cada investimento tem um grau de risco e um potencial de retorno, e que a alocação do seu portfólio deve ser feita sempre com muito cuidado e responsabilidade para que esteja sempre alinhada com os seus objetivos e, principalmente, com o seu perfil de risco.

Com o day trade não é diferente. Em uma matéria sobre os traders amadores da Robinhood, o New York Times conta a história de Richard Dobatse, que transformou 30 mil dólares em mais de um milhão em menos de dois anos, o que nenhuma outra modalidade de investimento poderia ter feito. Alguns meses depois, Dobatse viu seu capital ser reduzido a menos de 7 mil dólares, no entanto o fato de ter transformado 30 mil em um milhão não deixa de ser impressionante. Na SmarttBot mesmo temos casos similares, como um robô de dólar que chegou a render mais de R$140 mil em menos de dois anos de operação, porém que no mesmo período chegou a perder mais de R$50 mil. Você suportaria perder o valor de um carro popular para ter a possibilidade de um retorno como esses? Se não, pode ser que talvez o day trade não seja para você e não há problema nenhum nisso. Porém, com um trabalho educativo, com a devida conscientização dos riscos e das melhores práticas, ele pode ser para muita gente. Gente que nem nasceu para isso.

Últimos comentários

sensacional. 👏👏
Parabéns pelo artigo!👏👏👏
Parabens Paulinho, excelente artigo. Sigo acompanhando seus textos. Um forte abraco meu amigo! #aquiégalo
Ótimo artigo!
EX-CE-LEN-TES! ISSO SIM É AJUDAR PESSOAS, estou nesse mesmo barco.
Parabéns Gomide, excelente artigo, sóbrias observações.
Excelente artigo! Parabéns! Esclarecedor e de fácil entendimento para leigos e iniciantes.
Parabéns pelo excelente artigo. Expressou com imparcialidade e fez observações muito concretas sobre a vida e o mercado financeiro como um todo, esclarecendo dúvidas e quebrando crenças que iludem e que também afugentam as pessoas. Sem esforço e conhecimento (como você expressou com muita sabedoria no artigo), QUALQUER PROFISSÃO É DE RISCO!!! A ignorância é vizinha da maldade...  Mais uma vez parabéns pelo artigo e obrigado por esclarecer de forma ampla esse assunto tão complexo.
gestão é tudo, com gestão não quebra nunca. 2x1 sempre.
Realmente tem muitos iludidos no mercado, não seja um iludido seja um profissional, aprenda com os melhores.
Parabéns pelo Artigo. A matéria fala tudo claramente sobre "day trade". DESFAZENDO ILUSÕES E CAINDO NA REAL (meu mantra) Principalmente, para INICIANTES. Aliás, como "Trader" independente há anos, só comecei a me expor nas Redes Sociais após matéria do VALOR ECONÔMICO de Março de 2019, falando que mais de 90% dos INICIANTES perdem dinheiro. Falo isso pro meus alunos logo de cara e repetidamente. SEM ILUSÕES.
Para muitos influenciadores digitas falar que é simples ganhar dinheiro no Day Trade dá muitos seguidores. Segundo eles, basta praticar as suas estratégias. Este é o grande problema!
Excelente . Quando comecei o curso , imagina que seria fácil. Procurei um curso de investimentos e entendi que Day Trade seria a minha última opção e se for arriscar!
Muito bom. Falou a verdade, só faltou falar que em um mercado em alta as chnces de ganho são maiores que 50% e que o oposto também é verdadeiro.
muito bom! Isso é muitas verdades do que tenho visto em pouco tempo que observo essa modalidade de investimento! Parabéns.
Day trade não é investimento.
Parabens #Paulo Gomide, ampla e clara explanacao sobre o assunto.
Ótima matéria
Ótima matéria
Excelente matéria. Há algum tempo estou estudando para poder aprender, mas somente com análise gráfica é complicado. Hoje opero com uma excelente corretora, a Nova Futura. Confesso que não é a mais barata, mas a análise que eles passam é muito show. Meu mentor é o Alex Drusiani. Pessoa ponderada, calma, sabe explicar, tem quase 20 anos de mercado. Recomendo.
Esse artigo esclareceu tudo, muito bom!
Boa matéria. Dando idei
Artigo poderoso. Daytrade é o maior escalão de conhecimento da área. Swing é tranquilo, o tempo pode "curar" as "feridas", mas no Day você precisa ser o Neo e "desviar de balas".
Só falou o que é verdade no mundo dos Riscos Diários.
o melhor artigo que li sobre o tema.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.