Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Deflação e Crescimento Fraco no Varejo Podem Agravar Alta do Dólar no Brasil

Publicado 10.10.2019, 17:41
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Dados divulgados ontem (09) e hoje (10) abalam a tese de que, aos poucos, o Brasil estava saindo da crise e que, em breve, o fluxo negativo de capital estrangeiro voltaria a ficar positivo. Ontem, dados sobre a inflação, que havia sido estimada em 0,03%, veio em -0,04%. Ou seja, tivemos uma deflação, indicando que a atividade econômica diminuiu ao invés de aumentar ou permanecer estável.

Hoje, foram publicados dados do varejo, que têm relação direta com o grau de consumo das famílias. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 1,3%, frustrando a estimativa de 1,8%. Na comparação mensal, o crescimento foi de apenas 0,1%, contra uma expectativa de 0,3%, mostrando que a expansão do comércio varejista foi quase nula ao longo do último mês (setembro) e contrasta com os dados de agosto, que mostraram uma expansão da ordem de 1%.

Com a economia mundial em desaceleração e a guerra comercial entre China-EUA sem sinais de trégua, o grau de aversão a investimentos de risco tende a aumentar significativamente, afetando principalmente a atratividade de países emergentes, com o Brasil. O efeito negativo desse cenário tem impacto duplo: mina a capacidade de trazer investimentos para o país ao mesmo tempo que estimula a saída dos investimentos que já foram feitos.

Em ambos casos, um primeiro empecilho é o estado absolutamente precário da economia brasileira: baixa produtividade, alto índice de desemprego, pouco poder de consumo – o que desestimula quaisquer investimentos de ordem industrial ou do setor de serviços, agravado pela incapacidade do governo de prover estímulo econômico. Segundo, a tática utilizada para tentar prover esse estímulo – uma redução na taxa básica de juros – não teve o efeito esperado a nível doméstico e, a nível internacional, diminuiu a atratividade dos títulos públicos brasileiros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Acrescente-se a isso um grau de instabilidade política bastante alto, que começou no segundo mandato de Dilma Rousseff e se agravou após o processo de impeachment. Com a eleição de Bolsonaro – cuja imagem no exterior não foi, em ocasião alguma, a de um candidato pró-mercado, mas de figura autoritária, homofóbica e boquirrota – a imagem do Brasil se deteriorou ainda mais, em especial na medida em que o presidente fomentava tensões com diferentes lideranças globais – algumas delas, francamente pueris, como no caso envolvendo a esposa de Emmanuel Macron, presidente da França.

Tudo isso resultou, até o momento, em uma saída total de 27 bilhões de reais da bolsa brasileira, com 6 bilhões saindo apenas nesse mês de outubro. Não surpreende, desse modo, a alta observada no dólar em período recente. Na medida em que ativos são convertidos em reais, são depois convertidos em dólares: não apenas porque a moeda americana é padrão para negociações internacionais, mas também porque é considerada um ativo-refúgio em momentos de crise econômica, devida a resiliência do mercado dos Estados Unidos. Uma vez que a urgência para tirar investimentos do Brasil supera a oferta de dólares no mercado à vista, o preço dispara e só é aliviado com a interferência do Banco Central do Brasil.

Perspectiva futura

Na medida em que as economias desenvolvidas não dão sinais de melhora e a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo – China e Estados Unidos – se arrasta sem sinais claros de avanços num acordo que bote fim ao conflito, a economia brasileira deve sentir cada vez mais os efeitos da crise. Embora, em meses anteriores, a economia tenha dado alguns tímidos sinais de melhora, o cenário macroeconômico e os sinais de piora continuam muito mais relevantes.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não por menos, o número de contratos futuros de real, negociados nas bolsas americanas e apostando na desvalorização da moeda brasileira, já se aproxima do patamar histórico atingido em 2014, quando o saldo de contratos abertos era de 47 mil. Atualmente, estão em 39 mil – há três semanas atrás, no entanto, eram apenas 9 mil. Isso mostra a convicção de grandes agentes especulativos – que ganham com as oscilações do mercado e, por isso mesmo, costumam estar corretos sobre o rumo do preço – de que o real continuará se desvalorizando em relação ao dólar (ou, em outras palavras, de que o preço do dólar continuará subindo no Brasil).

Últimos comentários

análise realista, sobre a situação atual da economia é o viés econômico e do mercado cambial
Investing chega ser patetico, vai na pagina do escritor desse artigo e vejam só falando mal do atual governo e vangloriando a esquerda, vcs estão dando muito na cara, tá feio! Rídiculo! Façam matérias realmente que ajudem os investidores não essa coisa rídicula, o próprio q escreveu a matéria falando q país não teve quase sinais de melhora peguem vários indices e comparem, vamos dar a Cesár o q é de  Cesár
Olá, Daniela, obrigado pelo seu feedback. Os artigos são de responsabilidade dos autores e não representam o Investing.com. Contudo, prezamos pela diversidade de opiniões para que o leitor tenha acesso a pensamentos diferentes e possa formar suas teses de investimento. Se notar algum erro, por favor, nos avise. Abraços
Artigo extremamente enviesado politicamente, só faltou dizer q país está pior, é claro e nítido q país está pegando tração e começando a engatar a recuperação tão sonhada, vamos ter anos de crescimento, muito diferente de anos de destruição da gestão petista, varejo tem muito para andar ainda, nunca se imaginou uma selic tão baixa e acredito q cairá mais ainda ,isso trará muita grana para bolsa e retorno de investidores estrangeiro, bolsa dará uma estilingada nunca vista até fim do ano em dezembro e verá que seu artigo é totalmente contraditório!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.