Uma Alternativa à Poupança: Conheça o Tesouro Direto

Uma Alternativa à Poupança: Conheça o Tesouro Direto

Toro Radar  | 07.09.2018 10:05

Onde você investe o seu dinheiro? Cerca de 85% da população brasileira certamente responderia que investem na poupança. Mas será que essas pessoas conhecem alternativas de investimento, acima de tudo, com risco praticamente inexistente como é a poupança? Provavelmente não!

Atualmente, o mercado financeiro apresenta inúmeras formas para você rentabilizar o seu dinheiro de maneira que supere a da poupança. Uma dessas formas são os títulos públicos, negociados através do Tesouro Direto, e são desses títulos que vamos falar ao longo do texto.

Antes de tudo, é importante saber que o Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a Bolsa de Valores brasileira para compra e venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. Além de acessível e de apresentar opções de investimento que se encaixam aos objetivos financeiros das pessoas, os títulos do Tesouro oferecem rentabilidade e liquidez diária, permitindo que você os venda assim que achar necessário ou caso precise do dinheiro investido para algum imprevisto.

Agora que já sabemos o que é, vamos às modalidades de títulos disponíveis para investir no Tesouro Direto. Entre as opções, existem duas classes: os prefixados, que você já sabe exatamente a rentabilidade que irá receber se mantiver o título até a data de vencimento, e os pós-fixados, que deixam a rentabilidade indexada geralmente à taxa básica de juros da economia (Selic) ou à inflação.

Depois de conhecer as classes dos títulos, é hora de saber escolher o melhor para alcançar os seus objetivos financeiros. Por exemplo, um investidor que pretende juntar dinheiro para sua aposentadoria é recomendado investir no título pós-fixado indexado à inflação, popularmente chamado de Tesouro IPCA+.

Isso se deve, pois, esse título garante rentabilidade real, ou seja, rentabiliza um percentual já conhecido no momento da compra adicionando a inflação do período, sendo assim o título ideal para quem pensa no longo prazo. No site do Tesouro Direto você consegue saber qual a melhor opção para investir após responder perguntas relacionadas ao seu horizonte de investimento.

O mais interessante nessa modalidade de investimento é que o risco é praticamente inexistente, uma vez que os títulos são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional. Além disso, o Tesouro Direto oferece mecanismos para que você possa acompanhar os seus investimentos com facilidade, ampliando sua segurança.

O sistema também disponibiliza informações sobre suas aplicações no extrato, visível na área exclusiva do investidor. Vale ressaltar que toda movimentação do seu investimento pode ser consultada por meio do Canal Eletrônico do Investidor (CEI), serviço via internet prestado pela Bolsa de Valores.

Toro Radar

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+