Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Desfecho da Votação Sobre Prisão Após 2ª Instância e os Destaques da Semana

Publicado 08.11.2019, 14:55
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Panorama Semanal de 4 a 8 de novembro*

A conclusão da votação que muda o entendimento sobre prisão após segunda instância, a decepção com leilões de petróleo e os pacotes econômicos do governo foram três dos principais destaques da semana no Brasil. No exterior, a boa notícia veio da volta de negociações e um possível acordo já desenhado entre Estados Unidos e China para por fim à guerra comercial. O Ibovespa bateu novo recorde nesta quinta-feira.

Começando pelo STF: o Supremo decidiu que o início do cumprimento de uma pena ocorrerá após o trânsito em julgado do processo, isto é, depois de todos os recursos. Com o novo entendimento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode sair da prisão. Outros condenados pela Lava-Jato também devem ser beneficiados. A decisão promete acirrar os ânimos políticos.

Na economia, ficaram abaixo das expectativas os resultados dos leilões de petróleo realizados pela ANP. Não houve a entrada esperada de capital estrangeiro e alguns blocos ficaram sem propostas, em eventos com predominância da própria Petrobras (SA:PETR4). Ainda assim, a arrecadação foi recorde, ficou em R$ 70 bilhões, mas está bem abaixo do estimado pelo governo. Entre os empecilhos para a entrada de estrangeiros estão o direito de preferência da Petrobras e as indenizações que teriam de ser pagas à estatal por investimentos já feitos nos campos – o que levantou o debate sobre a mudança dos modelos de exploração.

A inflação de outubro ficou em 0,10%, o menor resultado para o mês desde 1998. E o Ministério da Economia aumentou a projeção para o PIB deste ano, de 0,85% para 0,9%.

No Senado, a CCJ aprovou a PEC que inclui estados e municípios na Reforma da Previdência. A PEC traz outras flexibilizações nas regras da Reforma.

O Plano Brasil foi detalhado, e o governo espera sua aprovação ainda este ano. O pacote de medidas do ministro da Economia, Paulo Guedes, na direção da “agenda de transformação do Estado brasileiro”, repercutiu na imprensa. Pela PEC emergencial, por exemplo, vários estados, como o Rio de Janeiro, já poderiam reduzir salários e carga horária de servidores públicos. Gerou polêmica a medida que propõe a extinção de municípios com arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

O desenrolar dos fatos envolvendo o áudio com menção ao presidente Jair Bolsonaro no caso Marielle também ganhou as manchetes dos jornais e espaço nas redes sociais, com acusações sobre omissão de informações e adulteração do áudio.

Segue desconhecida a causa do vazamento de óleo na costa do Nordeste. Na esfera ambiental, outro destaque foi a notícia de que a Vale (SA:VALE3) omitiu informações de risco antes da tragédia em Brumadinho.

No exterior, a notícia de que EUA e China negociam para cancelar, em fases, as sobretaxas mútuas sobre as importações animou os investidores, que esperam pelo fim do embate comercial entre as duas maiores potências mundiais e alguma retomada do crescimento global.

Nos EUA, a novidade é que os depoimentos do inquérito que pode levar ao impeachment do presidente Donald Trump serão transmitidos ao vivo, pela TV, a partir da próxima semana. Diplomatas que teriam presenciado conversas para pressionar o governo da Ucrânia a investigar Biden falarão em audiências abertas.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa encerrou em patamar recorde de 109.580 pontos, em alta de 1,13%. O dólar comercial fechou em alta de 0,25%, cotado a R$ 4,091.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 8/11, às 8h.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.