Desfecho da Votação Sobre Prisão Após 2ª Instância e os Destaques da Semana

Desfecho da Votação Sobre Prisão Após 2ª Instância e os Destaques da Semana

Órama  | 08.11.2019 14:55

Panorama Semanal de 4 a 8 de novembro*

A conclusão da votação que muda o entendimento sobre prisão após segunda instância, a decepção com leilões de petróleo e os pacotes econômicos do governo foram três dos principais destaques da semana no Brasil. No exterior, a boa notícia veio da volta de negociações e um possível acordo já desenhado entre Estados Unidos e China para por fim à guerra comercial. O Ibovespa bateu novo recorde nesta quinta-feira.

Começando pelo STF: o Supremo decidiu que o início do cumprimento de uma pena ocorrerá após o trânsito em julgado do processo, isto é, depois de todos os recursos. Com o novo entendimento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode sair da prisão. Outros condenados pela Lava-Jato também devem ser beneficiados. A decisão promete acirrar os ânimos políticos.

Na economia, ficaram abaixo das expectativas os resultados dos leilões de petróleo realizados pela ANP. Não houve a entrada esperada de capital estrangeiro e alguns blocos ficaram sem propostas, em eventos com predominância da própria Petrobras (SA:PETR4). Ainda assim, a arrecadação foi recorde, ficou em R$ 70 bilhões, mas está bem abaixo do estimado pelo governo. Entre os empecilhos para a entrada de estrangeiros estão o direito de preferência da Petrobras e as indenizações que teriam de ser pagas à estatal por investimentos já feitos nos campos – o que levantou o debate sobre a mudança dos modelos de exploração.

A inflação de outubro ficou em 0,10%, o menor resultado para o mês desde 1998. E o Ministério da Economia aumentou a projeção para o PIB deste ano, de 0,85% para 0,9%.

No Senado, a CCJ aprovou a PEC que inclui estados e municípios na Reforma da Previdência. A PEC traz outras flexibilizações nas regras da Reforma.

O Plano Brasil foi detalhado, e o governo espera sua aprovação ainda este ano. O pacote de medidas do ministro da Economia, Paulo Guedes, na direção da “agenda de transformação do Estado brasileiro”, repercutiu na imprensa. Pela PEC emergencial, por exemplo, vários estados, como o Rio de Janeiro, já poderiam reduzir salários e carga horária de servidores públicos. Gerou polêmica a medida que propõe a extinção de municípios com arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

O desenrolar dos fatos envolvendo o áudio com menção ao presidente Jair Bolsonaro no caso Marielle também ganhou as manchetes dos jornais e espaço nas redes sociais, com acusações sobre omissão de informações e adulteração do áudio.

Segue desconhecida a causa do vazamento de óleo na costa do Nordeste. Na esfera ambiental, outro destaque foi a notícia de que a Vale (SA:VALE3) omitiu informações de risco antes da tragédia em Brumadinho.

No exterior, a notícia de que EUA e China negociam para cancelar, em fases, as sobretaxas mútuas sobre as importações animou os investidores, que esperam pelo fim do embate comercial entre as duas maiores potências mundiais e alguma retomada do crescimento global.

Nos EUA, a novidade é que os depoimentos do inquérito que pode levar ao impeachment do presidente Donald Trump serão transmitidos ao vivo, pela TV, a partir da próxima semana. Diplomatas que teriam presenciado conversas para pressionar o governo da Ucrânia a investigar Biden falarão em audiências abertas.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa encerrou em patamar recorde de 109.580 pontos, em alta de 1,13%. O dólar comercial fechou em alta de 0,25%, cotado a R$ 4,091.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 8/11, às 8h.

Órama

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+