Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Dia de Copom, mas Quem se Interessa? Eleições 'Pegam Fogo'

Publicado 20.09.2018, 09:12
Atualizado 14.05.2017, 07:45

No front econômico o dia foi de decisão no Copom, mas quem se interessa? Com as eleições “pegando fogo” toda atenção continua voltada para as pesquisas, buscando-se saber quem deve chegar ao segundo turno. Nesta noite de terça-feira saiu a pesquisa Ibope, mostrando Jair Bolsonaro (28%) e Fernando Haddad (19%) isolados na frente, muito próximos de chegar ao segundo turno. Se nada de excepcional acontecer esta será a disputa final.

Interessante observar que na simulação de disputa de ambos no segundo turno deu empate de 40%. Com os outros candidatos, Bolsonaro não perdeu mais para ninguém. Empatou com Haddad, com Alckmin (38% X 38%) e com Ciro (40% X 39%).

O fato é que já se esperava uma puxada a favor de Haddad, mas o que surpreendeu foi sua velocidade, pela rápida transferência de votos de Lula para o seu pupilo. Por outro lado, continua causando desconforto nas hostes da equipe do PSL a elevada rejeição do capitão (42%).

Além disso, nesta pesquisa do Ibope Ciro Gomes foi o único a se manter estável, mantido nos 11%; Marina Silva, uma das herdeiras do espólio eleitoral de Lula, perdeu metade dos votos que tinha no Ibope do dia 5 (12%) a 6%; e Geraldo Alckmin, antes estável nos 9%, confirmou os últimos levantamentos e recuou a 7%, na fase mais difícil da sua campanha. Já se observam sinais de debandada. Sobre os nanicos, todos também perderam voto. João Amoedo do Novo, Henrique Meirelles do MDB e Álvaro Dias do Podemos, de 3% recuaram a 2% cada um.

Por fim, os votos brancos e nulos continuaram baixando, de 19% há uma semana para 14%, o que significa que o eleitor já começa a fazer suas escolhas por candidatos competitivos, acirrando o cenário de polarização.

Por outro lado, mesmo observando ser elevada a probabilidade de um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, não descartamos mudanças na relação de forças, com o surgimento de uma terceira via.

Tudo é possível nesta que já é considerada a eleição mais improvável dos últimos 40 anos. Um nome alternativo pode ser Ciro Gomes, desde que tirando votos de Fernando Haddad. .

Falando sobre a economia, na reunião do Copom desta quarta-feira foi unânime a decisão de manter a Selic estável em 6,50%, diante de uma economia muito fraca, com elevado “hiato de produto” e a inflação, pelo varejo, relativamente controlada. Os efeitos secundários do câmbio esticado parecem não preocupar neste momento.

Ao que tudo indica, os diretores do BACEN devem aguardar o desfecho das eleições para assumir uma posição, avaliando inclusive o impacto do câmbio, que se deprecia mais de 25% neste ano. Maior efeito aqui está indo para os IGPs, já próximos de 10% no ano.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.