Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar Dispara, Mas Ninguém Aposta em um Acordo entre EUA e China Por Enquanto

Publicado 09.10.2019, 10:27
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Kathy Lien, diretora executiva de estratégia de câmbio da BK Asset Management

Enquanto a delegação da China chegava aos EUA para as tratativas comerciais, a moeda norte-americana ampliava seus ganhos contra todas as principais divisas. Trata-se da maior equipe que a China já enviou nessas treze rodadas de negociações comerciais desde 2018. Os investidores perceberam esse forte comprometimento dos chineses para garantir um acordo antes de voltarem a Pequim. Mas não aposte logo de cara em um acordo entre os dois países, pois, no mesmo dia em que as autoridades chinesas desembarcaram nos EUA, o governo Trump colocou na lista negra 28 empresas chinesas por violações aos direitos humanos e proibiu a emissão de vistos para autoridades daquele país ligadas à detenção em massa de muçulmanos na província de Xinjiang. De acordo com Peter Navarro, Diretor de Comércio dos EUA, trata-se de ações não relacionadas, mas o momento em que foram tomadas eleva as tensões entre as duas nações e complica as negociações. Os traders de câmbio esperam um avanço comercial nesta semana, mas as ações norte-americanas sugerem que o governo Trump jogará duro.

A forte queda das ações e dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano é um sinal de que os traders desses mercados não estão convencidos de que um acordo (parcial ou total) possa ser fechado. O tamanho da delegação chinesa reflete sua seriedade e compromisso. Embora Trump tenha dito que eles estejam perto de um acordo, a imprevisibilidade do presidente dos EUA deixa o dólar sujeito ao risco das manchetes. Neste momento, estamos aguardando que Trump confirme que o acordo está próximo, o que ampliaria os ganhos do dólar. Mesmo assim, as ações falam mais alto do que as palavras, portanto quanto mais ele esperar, maior será o risco para o dólar.

O rumo sobre a aquisição de letras do Tesouro também é negativo para o dólar estadunidense. De acordo com Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano está estudando a possibilidade de aumentar seu balanço da gestão de reservas. Embora tenha dito que não se trata de uma flexibilização quantitativa, é difícil interpretá-lo de outra forma, pois o objetivo é apoiar a economia. Seus comentários foram, em geral, mais pessimistas do que na semana passada, já que reconheceu que o crescimento do mercado de trabalho está desacelerando e o cenário mundial coloca em risco a perspectiva para os EUA. As atas de hoje do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) não devem afetar o dólar, mas é preciso ficar atento a uma possível retaliação da China.

Os dólares australiano e neozelandês continuam sob pressão, à medida que os traders tentam entender essas manchetes conflitantes. Os dados chineses saíram melhores do que os esperados, com o índice de manufatura Caixin subindo. Na Austrália, a confiança empresarial caiu, mas as condições de negócios melhoraram. O par USD/CAD segurou seus ganhos, apesar dos dados de moradia mais fortes.

O euro e a libra esterlina caíram forte. Os dados de produção industrial da Alemanha foram melhores do que se esperava, mas, a cada dia que passa, o risco de um Brexit sem acordo aumenta. Aparentemente, as conversas entre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a chanceler alemã, Angela Merkel, entraram num beco sem saída. Um acordo baseado nas últimas propostas do Reino Unido é bastante improvável e “praticamente impossível” de acordo com algumas fontes. As tensões se acirraram com Donald Tusk, Presidente do Conselho Europeu, acusando o Reino Unido de fazer jogo sujo e colocar em risco do futuro da Europa e do Reino Unido. Esse antagonismo público é um sinal de que as negociações não estão indo bem. A menos que Johnson solicite uma prorrogação do Brexit, a próxima parada para o par GBP/USD pode ser 1.20.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.