Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar: Preço Fora da Curva Resiste, mas Caindo por Falta de Fundamentos para Alta!

Publicado 20.03.2019, 07:30
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Depreciação do dólar frente ao real recolocando seu preço dentro da curva revela certa resistência, mas parece inequívoca a tendência do ajuste ao ponto correto da curva, que entendemos esteja, no contexto atual, entre R$ 3,70 a R$ 3,75.

O momento requer sensatez e não se revela propício para exacerbações no preço da moeda americana, nem abaixo e nem acima do que consideramos seja o ponto de equilíbrio, sendo notória a tendência natural de que neste período em que o “Brasil foca preferencialmente o Brasil”, e assim, estando centrado nos debates e embates em torno da Reforma da Previdência, e, aguardando suas repercussões fundamentais para o país com ênfase na correção da grave crise fiscal e viabilização da retomada das atividades econômicas, com todos os seus reflexos positivos.

Como é sabido e repetidamente postado, o Brasil não tem problemas na área cambial, muito pelo contrário, tem um ambiente tranquilo e altamente bem defendido com contas externas em ordem, reservas cambiais soberbas face suas necessidades, déficit em transações correntes equilibradas e com o BC dispondo de mecanismos operacionais apropriados para eventuais pressões de demanda, o que ainda não foi sinalizado.

O “clima” em torno do andamento dos trâmites da Reforma da Previdência parece melhorar gradualmente, embora ainda seja notória a necessidade de melhor articulação política por parte do governo, mas a percepção do entorno vem acentuando o otimismo.

Esta questão, muito embora considerada excessivamente valorizada pelo país, exatamente por alguns que vêm grandes impactos externos, é, no nosso entender, a mais importante para o novo governo e para o seu plano de governabilidade, portanto bem acima em importância externa, pois sem o reordenamento das finanças do país, não há como planejar-se o desenvolvimento.

Entendemos que, neste momento, nem para baixo do ponto de equilíbrio da taxa cambial deva haver movimento, que não seria bom e certamente seria uma precipitação.

Da mesma forma, acreditamos que a Bovespa não devesse ultrapassar os 100 mil pontos já, pois fica o risco de retroceder adiante, sendo mais sensato que ocorra a partir do momento em que houver uma melhor visão sobre a formatação final da Reforma da Previdência e sua pujança para reanimar a atividade econômica, que deve ser, inegavelmente, a mola mestra da impulsão da Bovespa.

A temporada até maio pelo menos sugere precaução e sensatez, nenhuma exacerbação já que não há fundamentos ainda sustentáveis e, portanto, críveis.

O mercado financeiro vivencia um “estresse”, pois na realidade o comportamento mais adequado nesta fase de tramitação da Reforma da Previdência seria a sensatez e acomodação até haver melhores condições de prognosticar o momento futuro com certa segurança, mas como grande parte “ganha” com o giro, ocorre o imponderável de movimentos articulados nem sempre fundamentados.

Os problemas externos como China-USA, Brexit, União Européia, atividade econômica americana/FED, etc... fazem parte do cenário conturbado e eivado de incertezas e que afetam perspectivas para crescimento global e comportamento de algumas economias mais relevantes, como a americana, mas que, embora importantes, são menos importantes para o Brasil que o seu próprio ‘status quo” que sem solução não o permitirá retomar alinhamento com o desenvolvimento, que é fundamental.

O Brasil tem inflação controlada, juros baixos e câmbio confortável, fatores que no passado foram preponderantes em evidenciar nossa desorganização em situações de crises, mas atualmente depende fundamentalmente da retomada forte da atividade econômica e, imperativamente, do primeiro passo que é a Reforma da Previdência, a primeira reforma efetivamente estrutural desde a última Constituição.

Não há muito que conjecturar e fustigar no momento, com fundamentos, e as ideologias e radicalismos tendem a perder relevância também de forma gradual, por isso nosso ponto de vista é que, embora com alguma volatilidade, não deva ocorrer nenhuma “explosão” nem no índice Bovespa e nem no ponto de equilíbrio do preço do dólar, pois seriam riscos neste momento, ainda binário.

A postura do investidor estrangeiro em relação ao Brasil tem revelado sensatez, exemplo a ser seguido pelos investidores nacionais, não sinalizando desinteresse, mas tão somente precaução e sensatez.

Últimos comentários

Analista financeiro publicando em grande veículo de informação (ou seria desinformação ?, ou ainda ENGANAÇÃO?)  a sua métrica, pela qual o preço do Dólar por reais cai porque esta fora da curva!. . Então compre porque os grandes especuladores, e não a "massa" ou "manada" é que fazem o preço e eles não leem artigos em veículos de informação e não se preocupam com o preço na curva ou fora dela. . . Elefantes não derrapam em curvas... eles passam reto!
como de costume um relatório, altamente conservador, regrado a prudência e ausência de emoção, ingredientes necessários para conseguir um crescimento consistente por outro lado coloca um limite nos ganhos consequente na perca também.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.