Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

E Se Warren Buffett Tivesse Nascido no Brasil? Parte 3

Publicado 19.10.2017, 09:05
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Nas semanas anteriores havíamos comentado sobre como seria a carteira de Warren Buffett se ele tivesse no Brasil.

Hoje vamos continuar nossa ‘conversão’ da carteira de Buffett de Wall Street para a Bovespa.

Buffett estava investindo em empresas de Tecnologia. No Brasil quais seriam as equivalentes?

Novamente temos algumas surpresas com o portfolio de Buffett, já que historicamente sabemos que o Mago de Omaha sempre evitou os chamados ‘cases’ de tecnologia, por estarem sujeitos aos efeitos das mudanças de tecnologia.

Na carteira da Berkshire Hathaway podemos destacar três empresas de tecnologia: IBM (NYSE:IBM), Apple (NASDAQ:AAPL) e VeriSign (NASDAQ:VRSN).

Antes de dizermos quais empresas brasileiras seriam equivalentes a estas três, vamos entender os motivos que levaram Buffett a investir nestas empresas de tecnologia.

EmpresaValor da Posição em US$ Setor
Internacional Business Machine Corp7.835.787.424Tecnologia
Apple Inc 20.595.066.152Tecnologia
Verising, Inc.

1.335.780.372

Tecnologia

IBM começou a fazer parte da carteira da Berkshire 6 anos atrás. E é uma posição que já foi muito maior do que ela é hoje. A Berkshire que chegou a ter 81 milhões de ações no final de 2016, vendeu um terço nos primeiros dois trimestres de 2017. As razões de Buffett foram estas: Eu não vejo a IBM da mesma maneira que a vi seis anos atrás quando comecei a comprar. Eu a reavaliei para baixo.

O que mudou para IBM? A empresa que historicamente foi uma das pioneiras da indústria de ‘hardware’, e posteriormente teve que se transformar em uma empresa de consultoria em Tecnologia da Informação. A empresa oferece serviços chamados ‘analytics’ tanto de uma forma descritiva quanto preditiva. Além de ser um importante ‘player’ no segmento de ‘big data’, isto é, análise de grandes dados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Embora a IBM seja um competidor importante e dominante, o fato é que a competição neste setor aumentou dramaticamente nos mercados de atuação fazendo com que suas receitas declinassem, trimestre após trimestre, o que acendeu uma luz vermelha para Buffett, levando-o a vender parte da posição.

Outra surpresa na carteira de Buffett é Apple. Aqui temos uma forma radical de ver a ‘Maça’. Buffett não a vê como uma empresa de tecnologia mas, sim uma empresa de consumo, que possui uma marca fortíssima e criou um eco sistema único para seus clientes. Conforme analisamos em artigos anteriores, o negócio de telecomunicação virou quase uma necessidade básica da nossa vida moderna. Ninguém consegue mais viver sem usar um celular e consequentemente um serviço de dados. Logo, os riscos não são tão altos e tão tecnológicos como foram historicamente. Também devemos considerar o fato de que hoje parece ser um setor maduro. O que o torna uma aposta perfeita para Buffett.

Verisign, que é outra aposta de Buffett, oferece serviços de administração de sites, além de oferecerem a gestão de infraestrutura por de trás destes sites. Um dos negócios principais da Verisign é oferecer proteção aos seus usuários através de antivírus.

Aqui, parece caber a mesma visão para Apple, ou seja, embora a priori seja um negócio de ‘internet’, a forma como a firma opera pode facilmente transformá-la em uma empresa de serviços como qualquer outra.

Por que Buffett investiu em Verisign? Bom, alguns analistas mencionam que a firma é quase um monopólio do seu setor, com amplo poder para estabelecer preços. A empresa possui os ‘fossos protetores’ que Warren adora. Na realidade, a empresa ao proteger seus usuários torna-se quase uma ‘seguradora para negócios de internet’, que visto desta forma, parece menos arriscada do que ela realmente é.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

E como seriam as escolhas equivalentes para Buffett no Brasil?

Quando falamos do setor de tecnologia na Bovespa, não é fácil encontrar o que seriam os equivalentes americanos. Primeiro porque historicamente temos sido uma bolsa de produtos primários, isto é, de commodities como minérios, papel e celulose e produtos agrícolas.

No caso de IBM, as empresas mais próximas que temos na Bovespa são Totvs (SA:TOTS3). Historicamente a Totvs se estabeleceu como uma empresa que vende softwares corporativos, mas que também foi desafiada a se transformar em uma empresa que licencia serviços.

No caso de Apple é mais difícil ainda encontrar uma empresa equivalente no Brasil. O que o investidor pode fazer no mínimo é se posicionar em um elo da cadeia de telecomunicações, no caso, as melhores opções são as ‘telcos’ clássicas.

Na próxima semana continuaremos a analisar como seria a carteira de Warren Buffett na Bovepsa. Acompanhe nossas análises no nosso site. Conheça nossas análises e recomendações em ações, que também se baseiam nas ideias de investimento de Warren Buffett.

Últimos comentários

Seria o seu Zé da pararia!
Se ele tivesse nascido no Brasil não teria nenhuma carteira de investimento em ações, estaria é f... dependendo do salário mínimo do INSS como aposentadoria para viver...
Se ele tivesse nascido no Brasil não teria nenhuma carteira de investimento em ações, estaria é f... dependendo do salário mínimo do INSS como aposentadoria para viver...
Concordo. Se tivesse nascido no Brasil, não teria educação financeira, seria um analfabeto sobre investimentos e com a idade que tem estaria recebendo um salário mínimo de aposentadoria.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.