Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Economia dos EUA Desacelerou e o Fed Nem se Importa; Risco na Quarta

Publicado 28.04.2017, 11:16
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Por Chaim Siegel da Elazar Advisors, LLC

Desde a última reunião do Fed, em março, a inflação ao consumidor e a geração de vagas desaceleraram. Surpreendentemente, o IPC ficou no negativo na última leitura em março e o Payroll não agrícola veio seriamente abaixo das estimativas.

Ainda que esses dois importantes indicadores econômicos tenham cedido, o Fed nem se importa. Eles mantêm o pé fundo no plano original de três altas de juros neste ano.

Por causa desse fator crítico, poderá haver algum risco e volatilidade no mercado na próxima quarta-feira durante a reunião do Fed. Fique de olho nos mais importantes índices e ativos como (mas não apenas) futuros dos S&P 500, Dow, NASDAQ e SmallCap 2000 Futuros; ETFs como o SPDR S&P 500 (NYSE:SPY), SPDR Dow Jones Industrial Average (NYSE:DIA), PowerShares QQQ Trust (NASDAQ:QQQ) and iShares Russell 2000 (NYSE:IWM); e é claro os próprios índices S&P 500, Dow, NASDAQ Composite e o Russell 2000, entre outros.

SPDR S&P 500 Diário

Economia desacelerando

O vice-presidente do Fed, Stanley Fischer, admitiu na última sexta-feira na CNBC, que a economia desacelerou:

“Nós tivemos primeiros trimestres fracos nos últimos três anos e possivelmente esse será o quarto. Tem algo acontecendo que nós não entendemos os dados”.

Fed não se importa

Mas quando ele foi perguntado sobre o calendário de altas do Fed deste ano ele disse:

“Até agora não vimos nada que mude isso”

Então você tem uma economia desacelerando, mas nenhuma mudança no ritmo de alta de juros do Fed. A entrevista nos dá uma dica-chave sobre a mensagem que virá na próxima quarta-feira,

O Fed provavelmente manterá sua palavra do comunicado anterior: “altas graduais na taxa de juros do Federal Funds”, apesar da desaceleração da economia. Nós não esperamos uma alta de juros na próxima semana. Nós esperamos uma alta em junho.

Adicionando algumas razões ‘hawkish’

Para adicionar dois pontos ‘hawkish’ (querendo aumentar juros) para a reunião de quarta-feira

  1. Eles não estão apenas elevando juros, mas também encerrando a compra de ativos em um futuro próximo.
  2. O Fed ainda não incorporou oficialmente a política fiscal do presidente Donald Trump em seus modelos de juros, pois o banco ainda não viu oficialmente esses planos.

Agora, após a entrevista coletiva do secretário de Tesouro Steven Mnuchin e o chefe do Conselho Econômico Nacional Gary Cohn que divulgou esses planos, o Fed finalmente pode vê-los.

Veja o que a presidente do Fed, Janet Yellen, disse na última reunião em março.

“Acho que é justo dizer que não há nada e é uma especulação sobre uma ação preventiva para futuras mudanças da política. Nós teremos tempo suficiente para ver o que acontecerá”

Essa é a linguagem do Fed explicando que as três altas planejadas para 2017 não incorporam muito a política fiscal. Entretanto, após a coletiva de imprensa dessa semana o Fed pode ser menos especulativo e incluir parte do plano fiscal. Isso influenciaria a curva de juros para cima.

Então, além de o vice-presidente do Fed, Stanley Fischer, ignorar a desaceleração da economia, você também tem menos especulação sobre a política fiscal e não há mudança nos planos de ao menos três altas neste ano.

Na verdade, o diretor do Fed Eric Rosengren disse que deveriam ser quatro altas neste ano.

Fed: Oito altas atrás da curva

O problema real é que o Fed está atrás da própria curva. Com a inflação a 2%, o Fed diz que a taxa neutra que eles querem ter é 1%. Eles precisam voltar para os 2% de inflação + 1% de taxa real, ou 3% na taxa dos Fed Funds.

Eles estão atualmente abaixo de 1%. Eles ainda estão caminhando com a configuração de oito mais altas de 25bp, somente para voltar a versão ‘neutra’. E a desaceleração da economia não está freando o Fed.

Mercado dá voto de confiança

Por que eles não estão reduzindo o ritmo de altas mesmo com uma economia mais fraca? Porque as bolsas estão permitindo.

Veja o que Fischer disse no dia 19 de abril:

“A reação do mercado financeiro às decisões do FOMC... parecem benignas”.

O Fed está atrás da sua própria curva. Eles estão indo para oito altas de 25bp apenas para ficar em neutro, apesar da desaceleração da economia porque “mercados financeiros” estão “benignos”.

Ainda que as taxas de juros mais altas possam prejudicar ainda mais a economia que está desacelerando, o “mercado financeiro” está permitindo que o Fed siga elevando suas taxas de juros.

Quanto tempo isso pode durar?

Isso pode dar errado em algum momento? Se o crescimento não voltar, sim isso certamente vai pressionar os mercados.

Nesse meio tempo, o Fed diz que os mercados estão conduzindo seu processo decisório apesar da economia real. Esse é um setup arriscado, pois em algum momento o mercado vai decidir não dar o voto de confiança se a economia seguir desacelerando.

Se esse momento chegar, a janela do Fed será fechada. E elevar juros apesar da desaceleração terá sido uma ideia ruim. Até lá, o Fed segue com pé fundo no acelerador. Cuidado na próxima quarta-feira.

Aviso: Os ETFs informados pela Elazar Advisors, LLC, são conduzidos por nossas metodologias diárias, semanais e mensais. Temos uma cobertura diária que muda mais frequentemente o que é informado a nossos membros premium e pode ser diferente do que foi relatado acima.

Partes deste artigo podem ter sido publicadas anteriormente para nossos assinantes ou clientes. Todos os investimentos possuem muitos riscos e podem perder capital em curto ou longo prazo. Este artigo tem apenas fins informativos. Ao lê-lo, você concorda, entende e aceita que você toma toda e qualquer responsabilidade para suas decisões de investimentos por sua própria conta e risco e não responsabilizará de qualquer forma a Elazar Advisors, LLC e partes relacionadas. Qualquer estratégia de negócios pode acarretar perda de dinheiro e qualquer investidor precisa entender os riscos

Últimos comentários

posicoes em Ouro sao muito boas... flw
Tratar inflação como aumento de preço só tira credibilidade de quem diz !! Encaremos o real causador
Acho que americanos blefam, fazem ameaças as economias mundiais na tentativa de reverter a realidade de que a segunda maior economia cresce 7% a.a. enquanto os EUA se descabela para crescer 2%.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.