Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Economia e Mercados: Forte Pregão das Mineradoras e Siderúrgicas

Publicado 26.07.2017, 10:28
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Mercados Globais

As principais bolsas operam em alta na Europa, com Frankfurt subindo 0,26%, Londres 0,41% e Paris 0,41%. Podemos destacar o forte pregão das mineradoras e siderúrgicas, indicando uma confiança renovada no crescimento da Europa e dos países emergentes, com destaque para a China e Índia.

A Vale (SA:VALE5) tem seu ADR cotado no pré-mercado com alta de 0,84%, após ter subido 4,13% ontem. A BHP Billiton fechou com alta de 3,49% e é negociada com alta de 0,65%. Esse é um sinal positivo para o pregão da Bovespa, que deve dar impulso às ações de Vale, Usiminas (SA:USIM5), CSN (SA:CSNA3) e Gerdau (SA:GGBR4), que pesam quase 12% no índice. O petróleo também reage positivamente, engatando mais uma alta, sendo negociado a US$ 48,20 o barril WTI. No mês de julho o petróleo acumula alta de 6,20%, mesmo depois do susto que levou o barril a US$ 43,50 no dia 10/07.

Colaboram para a recuperação a ação de “compliance” da OPEC sobre seus países membros de sorte a assegurar o cumprimento dos cortes de produção e o anúncio da Arábia Saudita de que vai limitar suas exportações a 6,6 milhões de barris por dia. O ADR PBR da Petrobras (SA:PETR4) negociava com mais uma alta, de 0,58%, e deve ser influenciado fortemente pelo anuncio dos estoques de petróleo dos EUA Às 11:30hs. Às 15:00 hs o Federal Reserve anuncia a decisão do comitê de política monetária acerca do juros e esse é o principal evento do dia.

Segundo levantamento da Bloomberg, mais de 80% dos resultados anunciados pelas empresas que fazem parte do índice S&P500 surpreenderam positivamente em relação às estimativas dos analistas, indicando uma performance sólida das empresas. Hoje anunciam resultados Coca-Cola, Boeing, Ford, AMD e Facebook. O otimismo geral em relação à bolsas deve ser reforçado pelos anúncios desses resultados. A segurança em seu nível mais elevados em muito anos, veja o gráfico do índice VIX:

Índice VIX de volatilidade

Ele indica a volatilidade das opções das principais ações negociadas nos EUA. Quando mais baixo o seu valor, menor a variação esperada pelo mercado para os preços de ações nos próximos meses. Ele está em 9,4% a.a., menor nível desde 1993. A média dos VIX é de 19,50%. Números abaixo de 10% são muito raros e ocorreram apenas em 21 dias, dentre os 6.942 que fazem parte da amostra, que começa em 01/01/1990. Com todo esse otimismo, o índice S&P 500 está em 2,480 pontos, com alta de 10,6% no ano e 16,6% em doze meses.

Brasil

Hoje o BC anunciará a taxa SELIC que vigorará até a próxima reunião do COPOM, marcada para 5 e 6 de setembro. O provável é que COPOM reduza a taxa para 9,25%, em 1%. Na próxima reunião podemos esperar mais 1% (8,25%) e mais duas quedas de 0,25% (8,0% e 7,75%). Nesse patamar a economia pode encontrar algum estímulo para crescer. Espera-se, com isso, uma queda adicional das taxas mais longas, que ainda estão resistindo ao cenário político.

As empresas brasileiras estão ganhando o protagonismo do mercado após um longo período de crise política. Os resultados do segundo trimestre estão saindo com viés positivo, indicando que as empresas estão ajustadas após vários trimestres de cortes de custos e investimentos. Redução de dívidas, aumento da eficiência e estabilização das receitas têm turbinado os resultados nesse trimestre.

Do Ibovespa, já divulgaram seus resultados TIM, Vivo, Lojas Renner (SA:LREN3). Lojas Marisa (SA:AMAR3) e Fíbria. Amanhã o destaque é para Bradesco (SA:BBDC4), AMBEV (SA:ABEV3), TRACTBEL, Raia Drogasil (SA:RADL3), Klabin (SA:KLBN4), Estácio (SA:ESTC3), Ecorodovias (SA:ECOR3) e Vale.
Agenda de eventos econômicos

Últimos comentários

Esse é um sinal positivo para o pregão da Bovespa, que deve dar impulso às ações de Vale, Usiminas (SA:USIM5), CSN (SA:CSNA3) e Gerdau (SA:GGBR4), que pesam quase 12% no índice. Kkkkk sem comentários.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.