Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Em uma semana curta, mercados iniciam a semana em ritmo de férias

Publicado 23.12.2019, 08:22
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: A maioria principais mercados da Ásia fechou em baixa no pregão desta segunda-feira, mesmo com o otimismo em relação às negociações EUA-China e antes das férias de Natal para muitos mercados.

A China disse nesta segunda-feira que reduzirá as tarifas de importação de mais de 850 produtos a partir de 1º de janeiro, incluindo carne de porco congelada, bem como alguns produtos de tecnologia da informação a partir de 1º de julho. Separadamente, Pequim disse que abriria seus mercados de petróleo, telecomunicações e energia aos concorrentes privados, em uma tentativa de evitar o aumento da desaceleração da economia.

No geral, o otimismo comercial aumentou o sentimento dos mercados já que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta-feira “ter feito uma conversa muito boa” com o líder chinês Xi Jinping sobre o chamado acordo comercial da "primeira fase" que eles fizeram em meados de dezembro. Isso indicou que houve mais progresso depois que eles chegaram ao acordo inicial. O presidente disse em um tweet que a China iniciou compras “em larga escala” de produtos agrícolas dos EUA. No sábado, ele disse que os dois países “muito em breve” assinarão o acordo.

Preocupação com a possibilidade de um teste de míssil norte-coreano neutralizou os sinais de progresso entre Washington e Pequim. No fim de semana, a Coreia do Norte disse que seu líder Kim Jong Un havia convocado uma reunião para decidir medidas para reforçar a capacidade militar do país. A reunião ocorre em meio às especulações de que o Norte poderia abandonar a diplomacia com os EUA e lançar um míssil de longo alcance ou um foguete transportado por satélite se Washington não aceitar sua demanda por novos incentivos para salvar negociações nucleares até o final do ano. O Kospi da Coreia do Sul, fechou em queda de 0,02%. para 2.203,71 pontos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Enquanto isso, líderes da China, Japão e Coreia do Sul estão realizando uma reunião trilateral na China nesta semana, em meio às disputas comerciais, manobras militares e animosidades históricas. A cooperação econômica e a ameaça nuclear norte-coreana são as principais questões que vinculam a "troika" asiática. Embora não se esperem grandes avanços nas reuniões, a oportunidade de discussões cara a cara entre os protagonistas, é considerada por si só significativa.

Na China continental, composto de Xangai caiu 1,40%, enquanto o composto de Shenzhen caiu 1,92%. O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 0,13%.

O S & P / ASX 200 da Austrália caiu 0,46%, para 6.785,10. pontos. As principais mineradoras da Austrália caíram. Rio Tinto (LON:RIO) caiu 1,77%, Fortescue Metals caiu 1,19% e BHP caiu 1,26%. Ações ligadas a ouro e petróleo também sofreram quedas.

O Nikkei do Japão fechou em ligeira alta de 0,02%, em 23.821,11 pontos e o índice Topix caiu 0,21%, para 1.729,42.

O índice da MSCI para ações da Ásia-Pacífico exceto Japão fechou praticamente inalterado.

EUROPA: As principais bolsas europeias operam entre pequenas altas e baixas nesta segunda-feira, com muitos investidores tentando realizar lucros antes das festas de fim de ano após alta sustentada desde o início do mês.

O índice de referência Stoxx 600 abriu em alta de 0,02%, negociado a 418,57 pontos, mas recua 0,7% ainda no meio da sessão da manhã, após encerrar o pregão de sexta-feira com um ganho de 0,8%, em 418,80 pontos, um novo recorde de fechamento. O FTSE 100 sobe 0,30%, o índice alemão DAX 30 cai 0,16% e o índice francês CAC 40 sobe 0,06%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ações dos bancos lideram as perdas no pan-índice, enquanto as ações de tecnologia avançam. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American (LON:AAL) e Antofagasta (LON:ANTO) cai 0,2% cada, enquanto BHP cai 0,6% e Rio Tinto perde 0,4%.

Os trabalhadores da Lufthansa ameaçam fazer greve durante as férias de fim de ano após um colapso nas negociações de arbitragem entre a transportadora alemã e o sindicato.

Enquanto isso, o ministro da indústria italiano disse no domingo que a gigante chinesa de telecomunicações Huawei deve participar da futura rede 5G da Itália.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sinalizaram uma abertura ligeiramente positiva em Wall Street neste inicio de semana curta devido festividades de Natal.

As bolsas americanas registraram novos recordes na sexta-feira, com a redução dos riscos geopolíticos. O presidente dos EUA, Donald Trump, twittou na sexta-feira que havia realizado uma “conversa muito boa” com o presidente chinês Xi Jinping sobre o acordo comercial da "fase um" recentemente acordado, aumentando ainda mais o sentimento dos investidores antes da temporada de festas.

Washington e Pequim prometeram assinar o acordo em janeiro, após uma prolongada guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O Ministério das Finanças da China disse na segunda-feira que reduzirá as tarifas de importação de mais de 850 produtos a partir de 1º de janeiro, em uma tentativa de aumentar as importações.

Enquanto isso, a mídia britânica informou no domingo que o presidente Trump convidou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson para visitar a Casa Branca no ano novo, em meio às esperanças de um acordo comercial transatlântico após a saída da Grã-Bretanha da União Europeia em 31 de janeiro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na agenda econômica, os números do Índice de Atividade Nacional de novembro dos EUA devem sair às 10h30 da manhã.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:

Dow: +0,10%

SP500: +0,11%

NASDAQ: +0,14%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.