Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Entenda o Valor do Dólar

Publicado 15.05.2018, 21:38
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Aqui estamos, questionando o porque da subida do dólar ser tão grande como está se mostrando ultimamente.

Ontem, dia 14/05, o dólar bateu 3,63, um valor só visto alto assim em 2016, hoje, o dólar alcançou 3,69 tendo uma leve baixa no fim do dia com fechamento em 3,65.

Isso gera vários questionamentos sobre a razão por tal valor. O dólar vai ficar maior? Tende a subir mais? Isso é normal ou está acontecendo apenas com o Brasil?

Bom, tudo começou dia 06/03, o dólar estava a 3,21, dia em que Lula foi preso e era suposto (para alguns), nossos problemas acabarem. Bom, mal sabíamos nós que ele estava apenas começando. Para surpresa de todos, a partir desse dia o dólar apresentou uma subida que está acontecendo até hoje.

Bom, mas então, o que aconteceu? É o PT?

Na verdade não. De certa forma, a moeda norte americana teve uma alta em relação as outras moedas do mundo de uma forma geral, as políticas do Trump valorizaram o protecionismo americano que gera de uma certa forma uma fortificação da moeda. As empresas se tornam mais confiantes, a população se sente mais segura e o sentimento atrai investidores que fortificam seus investimentos no país, isso justifica uma grande parte do seu valor.

Ok, mas então é tudo internacional?

Também não. O Brasil também passa por uma situação difícil no mercado internacional, temos probleminhas aqui e ali que afetam o preço da nossa moeda. Pra começar do começo: Corrupção.
Essa palavra pode ser a chave pra uma decorrência triste no valor do mercado brasileiro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Corrupção, como você deve imaginar, gera desconfiança, pessimismo, insegurança, esses fatores fazem com que o descrédito no mercado brasileiro seja maior. Empresas gigantes como Petrobras (SA:PETR4) e Odebrecht, sendo alvos de investigação geram medo de investidores externos e até dos próprios brasileiros que não confiam mais seu dinheiro no seu próprio país. Essa é uma das coisas que gera um efeito que os economistas chamam de "Efeito Manada", é uma ideia de que a partir do momento em que um grupo grande de pessoas retira seus investimentos no mercado nacional, muitas pessoas fazem o mesmo, tornando o mercado uma bola de neve.

Além disso, temos uma situação política desfavorável. No nosso governo atual há uma série de divergências e incertezas que assustam ainda mais os investidores. A possibilidade de um governo mais protecionista e conservador economicamente faz com que a nossa moeda se desvalorize. Após as pesquisas eleitorais realizadas de 9 a 12 de maio, o mercado brasileiro respondeu com uma alta de 0,77%, passando daqueles 3,62 para 3,69, valor visto apenas em março de 2016.

Resumidamente, diríamos que o valor do dólar é majoritariamente pelo cenário externo, incluindo valorização de mercados americanos, polêmicas do governo Trump, mas de certa forma o cenário nacional não contribui para uma equivalência, o que leva a uma situação que estamos vendo agora.

Bom, mas e o dólar tende a subir mais ainda?

Nunca podemos afirmar com certeza, mas há muitos analistas, a maioria, que acredita que sim. De acordo com uma avaliação do Banco ING, o dólar pode chegar a 4 se o Banco Central não agir logo. "Os atuais níveis já incorporam um ambiente político menos favorável à moeda e, ajudados por um superávit comercial externo recorde, parecem suficientemente atraentes para os exportadores de commodities, que aumentaram suas vendas em dólar ultimamente" afirmou o banco a seus investidores.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não podemos saber ao certo, mas com a cena política brasileira e a previsão do resultado das eleições presidenciais é muito provável a piora nesse valor.

Opinião:

Nosso governo atual está apresentando uma solução nada favorável a população que utiliza dólares. Com uma situação incerta sobre o futuro político brasileiro, o Banco Central tem se mantido na defensiva, tomando medidas que não serão, segundo alguns analistas, capazes de impedir a alta continua da moeda. O Comitê de Politica Monetária (Copom) divulgará na quinta feira a decisão sobre a politica de juros básico brasileiro, atualmente em 6,50% ao ano, o que já é considerado um valor baixíssimo, a previsão de economistas é que essa taxa caia mais 0,25%, deixando a taxa SELIC na menor taxa da história. Isso decorre de que mesmo após a diminuição da taxa de juros a economia não respondeu da forma que queriam.

De certa forma, o que o mercado brasileiro está fazendo, involuntariamente, é fazer com que seja mais atrativo você, brasileiro, valorizar a economia nacional: o que é bom, mas arriscado.

Teremos que acompanhar os próximos capítulos.

Um abraço.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.