Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Este é o Melhor Momento Para Entrar no Mercado de Criptoativos

Publicado 28.02.2019, 18:32
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Este é, definitivamente, o melhor momento para entrar no mercado de ativos digitais e criptoativos. Após o bull run de 2017 e a ressaca de 2018, o mercado amadureceu e está desenvolvendo tecnologia a pleno vapor.

Ultimamente, sempre que a pauta é o Bitcoin e Criptoativos vem junto a discussão sobre o preço desses ativos e se é o melhor momento para comprar ou se devemos esperar os preços “testarem fundos para então, entrar no mercado.

Nessa discussão de preços temos as mais variadas opiniões e análises e, ainda que alguns analistas digam que não alcançamos o bottom (fundo de preços), a primeira pergunta que precisamos responder é: Preço importa ou não importa?

Para responder essa pergunta precisamos entender quem é o interlocutor. Para um trader profissional o preço importa, independentemente da classe de ativos que se está analisando. Para o restante, preço não importa. Se você não está buscando ganhar alguns pips de spread, não é investidor profissional ou se nem entendeu o que são esses termos, então preço realmente não importa e esse artigo é para você.

O racional para eu dizer que preço não importa foi baseado em quatro características, que na minha visão representam mais de 90% de uma matriz de decisão sobre investir ou não em criptoativos. Estão resumidas abaixo, mas vou abordar cada uma delas individualmente nos próximos quatro artigos.

Volatilidade

Com certeza é o fator que causa maior ruído quando o assunto é sobre investimentos em criptoativos.

Volatilidade é uma medida estatística e um dos meios mais utilizados para mensurar o risco de um determinado ativo. Ela mede, basicamente, a intensidade e a frequência das oscilações nas cotações de um ativo financeiro. Quanto maior a variação do preço de um ativo em um espaço definido de tempo, maior é a volatilidade e, por consequência, maiores são os riscos desse ativo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A questão com os criptoativos é que a volatilidade é alta e, portanto, oferecem um risco maior, mas é importante ter a clareza de que isso não é necessariamente negativo. É possível aproveitar a volatilidade dos criptoativos no balanceamento da carteira e, com a possibilidade de montagem de mecanismos estruturados, como contratos futuros e opções, pode-se chegar em uma composição muito interessante de investimentos.

Ativos não relacionados

A ciência já provou que a melhor forma de memorizarmos uma nova informação no cérebro é buscando alguma relação com algo já conhecido. Isso significa que a mente humana procura sempre fazer ligações entre fatos aleatórios tentando encontrar alguma ponte entre eles.

Ao analisarmos ativos, também procuramos fazer esse tipo de análise através da correlação. A ideia é entender, por exemplo, se caso o preço do Petróleo WTI venha a cair 10%, qual vai ser o comportamento de um ativo exposto a esta commodity, como, por exemplo, Petrobras (SA:PETR4).

Em análises de portfólio é comum analisarmos a correlação entre os ativos da carteira como forma de mensurar o nível de exposição e risco. Ainda no exemplo acima, quem possui uma carteira exposta majoritariamente a ativos ligados ao petróleo pode sofrer mais no caso de uma grande queda dessa commodity.

Quando falamos de criptoativos, fica difícil traçar correlações com outras classes de ativos e isso é uma fortaleza. Diversos analistas apontam que essa nova classe de ativos digitais podem ser usados como “chaos hedge”, ou seja, um seguro para um eventual crash das outras classes de ativos, justamente pelo fato de não estar relacionado com nenhum.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Assimetria

Um dos fatores mais importantes para considerarmos na tomada de decisão de um investimento. A ideia é encontrarmos ativos que apresentem uma curva convexa e uma distribuição assimétrica na relação risco-retorno.

Resumidamente, esse formato de análise busca encontrar uma diferença (assimetria) na curva de distribuição risco-retorno de um determinado ativo em relação a curva normal.

A ideia é que busquemos sempre uma assimetria de retornos positiva, ou seja, que tenha uma perspectiva de retorno maior para o mesmo nível de risco.

Isso faz sentido em criptoativos, quando consideramos o potencial tecnológico e o momento atual.

Impacto tecnológico

Quando pensamos em criptoativos e, principalmente, em ativos digitais, comumente somos instigados pelo fator tecnológico que essa classe de ativos contempla.

Blockchain ou Tecnologia de Registro Distribuído (DLT), a tecnologia presente nessa classe de ativos tem poder disruptivo para impactar nosso cotidiano e a maneira como entendemos dinheiro e, investimentos e diversos outros setores da economia.

O ponto é que estamos apenas no início da curva de adoção dessa tecnologia e o desenvolvimento está recém saindo do estágio embrionário.

Para fazermos uma analogia, seria como se estivéssemos em 1997 e as gigantes da internet estivessem surgindo agora, com pouca usabilidade e quase que exclusiva para geeks inovadores.

Nos próximos quatro artigos, vamos analisar esses fatores detalhadamente e então será possível perceber que estamos diante do melhor momento para entrar no mercado de cripoativos. Seja desenvolvendo soluções como empreendedor ou diversificando parte do seu portfólio nessa nova classe de ativos como investidor, faz todo sentido alocar recursos nesse mercado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Serio? E pq nao ta bombando? Sera pq a explosao que ocorreu devido a adesao de chineses e sul coreanos acabou com as restricoes impostas ao mercado, fechando corretoras? Cade a demanda por cripto, se cada vez mais aumenta o cerco com regulacao e taxacao, o que vai transformar bitcoin em mais um derivativo do sistema financeiro, com barreiras de seguranca e regulatorias impostas? Mostra ai sua carteira com 5000 bitcoins....
Olá Ivan, na verdade eu discordo sobre o teu argumento de "não estão bombando". Na verdade as transações com cripto aumentaram, chegando aos maiores níveis novamente. O fato é que adoção e uso são diferentes de movimentos especulativos. A demanda se dará no uso pelos indivíduos e não no interesse meramente especulativo de alguns desavisados achando que vão ficar ricos da noite pro dia.
Inacreditável que ainda existam incautos que entram neste esquema global de pirâmide financeira e lavagem de dinheiro denominado de Criptomoedas.
Olá Jordann, não entendi sua colocação... Realmente no último ano diversos esquemas de pirâmide financeira e fraude ocorreram e os golpistas aproveiraram o desconhecimento acerca das criptomoedas para emplacar seus golpes.. . Por outro lado, as criptomoedas tem tanto a ver com golpes e esquemas ilegais quanto perfumes e energéticos. Ou seja, nada.. . O fato é que o desconhecimento ainda é a maior barreira e fragilidade na hora de se proteger desses esquemas. Justamente por isso que acho importante veículos como o Investing,com, onde temos informações de qualidade.
Impressionante é ainda ter pessoas que acreditam que criptomercado é meramente esquema Ponzi
boa! aguardamos ansiosos os proximos posts.
boa! aguardamos ansiosos os proximos posts.
Obrigado Ricardo!
Muito bom! Parabéns pela didática! No aguardo dos próximos!
Obrigado!
Show de bola, parabéns pelo artigo.
Muito obrigado!
Artigo muito bem escrito, acompanho seu trabalho ha algum tempo pelo instagram... QUando vão sair os proximos?
Obrigado pelo feedback Jorge! Deve sair um artigo por semana... Abração
Gostei muito desse artigo, em especial no tópico de ativos relacionados. Eu pensava ao contrário: havia comprado uma stable coin (X8X) teoricamente garantida por uma cesta das principais fiat money mais o ouro e não sei se valeu apena.
Obrigado Luis. Sobre as stable coins, acho que veremos stable coins emitidas por governos muito em breve.
Com a prova de estaca, não necessitando a excessiva computação para validar as transações, restringindo a possibilidade de criação de novas moedas com este processo e em sequência a inflação, o criptoativo pode ser mensurado por uma descentralização nacional da moeda a medida que a criptomoeda virá a se apresentar como reserva de valor. As instabilidades políticas e econômicas intra e inter nações contribuem para esta condição
Rodrigo, discordo que Proof of Stake restrinja a criação de novas moedas. A questão sobre reserva de valor está mais relacionada à demanda e principalmente compreensão das pessoas sobre essa nova classe de ativos do que pelo protocolo de consenso.
muito bom!!!
Obrigado Julival!
gestão de riscos e analisar todas as questão daquele criptoativo é o principal, caso alguém tenha interesse eu presto consultoria para este assunto.
Está correto Vinicius, gestão de risco e analise tecnologica é o principal...
Ja acompanho o instagram do Ruda, que é muito esclarecer e vale mais que consultoria
Boa parables me amigo.
Obrigado Hebert!
Fria total
Opa Carlos, tudo bem? Acha que este novo mercado é fria? Qual sua duvida?
Tem gente acreditando que o bitcoin vai a 1 milhão de usd!! Em quase 11 anos foi a 20k com muita manipulação de preço! Mesmo assim estou comprado desde os 300 usd no bitcoin!! Mais não fico escorado no holder no bitcoin! Neste tempo também faço traders! Gosto bem mais de fazer trader doque holdar! Pelo gerenciamento de risco e sustentabilidade de ganhos a longo prazo principalmente que um trader proporciona!!
Voce achando fria enquanto quem investiu com cautela ganhou dinheiro... isso eh para o longo prazo
Texto muito bem escrito! Parabens. Ansioso pelos proximos artigos...
Muito boa analise. Ansioso para ler os proximos artigos
Obrigado
Tem um mundo de pessoas que estão no prejuízo no bitcoin! Alguns perderam quase toda renda porque entraram nos 20k!!!
A importancia é estudar o mercado antes de investir. O Rudá Esta certo
Bom! Então vamos esperar e ver o que vai acontecer! Pois bla bla e especulações é o que mais rola no mercado de criptomoedas! O que interessa é que eu estou dentro deste jogo de criptomoedas com um preço comprado razoavelmente confortável 300 usd na época quando comprei! Mais contínuo achando que fazer trader em forex ou criptomoedas é muito mais sustentável e lucrativo! Quem deitou na grana no bitcoin foi quem pegou em centavos! Dae é negócio holdar!!
isso aí Fábio Arruda.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.