Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Estou Deitado, Sonho que Escrevo o Day One

Publicado 22.08.2019, 11:19
Atualizado 09.07.2023, 07:32

É de manhã, bem cedo. Ainda não posso acordar de maneira apropriada. Então, estou pronto para o trabalho.

O sonho prepara o sonhador para o dia seguinte.

A frase clássica de Carl Jung é facilmente digerida dentro do contexto das finanças.

Também a análise de ativos financeiros deveria PREPARAR o investidor para o dia seguinte.

Porém, no momento em que o analista (aquele que não trabalha na Empiricus) ambiciona PREVER o futuro, qualquer capacidade de preparação se faz morta.

É como na dicotomia do gato de Schrödinger: você não consegue prever o futuro e se preparar para o futuro ao mesmo tempo; tem que escolher uma das duas coisas. Diante da impossibilidade da primeira, ficamos com a segunda.

Se honesto e valioso, o exercício de análise financeira escapa à vaidade de tentar acertar o que vai acontecer amanhã.

Voltemos a Jung:

A ocorrência de sonhos prospectivos não pode ser negada. Seria errado chamá-los de proféticos. São meramente uma combinação antecipada de probabilidades que podem coincidir com o comportamento real das coisas, mas não precisam necessariamente concordar em todos os detalhes.

A lógica da boa análise prospectiva é perfeitamente análoga: ela nada tem de profética, e sua utilidade não depende de profecias. A única tarefa nobre que resta ao analista é a de suscitar combinações de probabilidades e impactos que possam coincidir com o comportamento real das coisas.

Existe um cenário futuro em que OIBR3 (SA:OIBR3) vira pó e outro cenário em que OIBR3 sobe +200 por cento. Qual é o cenário "verdadeiro"? Não importa. A rigor, essa pergunta nem faz sentido. Eu nunca tive um sonho de verdade, pois nunca tive um sonho de mentira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Quando me pegam desacordado na rua e me param para elogiar uma Empiricus ACERTADORA, eu agradeço muito, é claro, mas declino humildemente do status.

Se fomos de fato "acertadores" em determinadas situações complexas (exemplos: O Fim do Brasil, Virada de Mão, comprar Bolsa a 40K, os primeiros a falar de ouro), isso resulta tão somente de uma Empiricus PREPARADORA.

Vivemos do propósito de preparar o investidor brasileiro, prepará-lo para o que der e vier.

Este é um país meio doido, você sabe, um mercado doido. Não temos tempo a perder bancando de otimistas ou pessimistas, esquerda ou direita, governistas ou oposicionistas.

Não podemos nos dar ao luxo de brincar de futurologia; deixemos tal distração aos garotos da Faria Lima.

Esses garotos, boys playing in a sandbox, fazem horas extras 24/7, dormem pouco, não sabem mais sonhar. Insones que são, só lhes resta prever o futuro.

Eles lá e nós cá, preparando-nos, mais uma vez, para aquilo que chamamos, sem banalizar, de oportunidade de uma vida.

De olhos bem fechados, meu amigo Felipe Miranda acabou de apanhar um sonho de +203 por cento em menos de três meses, multiplicando o capital dos seus leitores por três vezes.

Agora, ele imagina ter em mãos uma nova possibilidade de dobrar um investimento em questão de poucos meses.

Já sonhamos com isso antes, mais de uma vez. Para quem ficou dormindo acordado, a hora de agir pode ser agora.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.