Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

ETF: Os Fundos de Investimentos com Baixas Tarifas

Publicado 21.03.2019, 09:07
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Para aqueles que não conhecem, Exchange-Traded Fund (ETF) é um ativo negociável que pode rastrear um grupo de ações, commodities, títulos ou índices, como um fundo de investimento passivo.

Ao contrário dos fundos tradicionais, um ETF negocia como uma ação comum em uma bolsa de valores.

Eles experimentam mudanças de preço ao longo do dia à medida que são comprados e vendidos. Geralmente têm maior liquidez diária e taxas mais baixas do que fundos de investimento tradicionais.

Por que os ETFs são uma opção interessante para aqueles que buscam investimentos passivos?

A maioria das pessoas não tem tempo ou vontade de aprender a fundo sobre o mercado de capitais, por isso, não irão otimizar seus retornos se ficarem ativamente mudando as posições de seus portfólios.

A solução mais adequada pode ser uma forma de investimento passivo.

Os ETFs, devido a sua praticidade, eficiência, diversidade, liquidez elevada e baixas tarifas, configuram uma boa opção.

Por ser um ativo que funciona como um fundo, o investidor pode alocar o seu dinheiro e usufruir dos ganhos das empresas que compõe o ETF.

Por exemplo, se um indivíduo deseja se expor a empresas de tecnologia, ele pode comprar cotas de um ETF que rastreia empresas do setor, como o Vanguard Information Tecnology ETF.

Com isso, sem que o investidor tenha que agir, as empresas que compõe seu ETF irão variar de acordo com os pré-requisitos do ETF.

Warren Buffett, o maior investidor da atualidade, recomenda que pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre investimentos comprem fundos de investimentos indexados ao S&P 500:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Entre as várias propostas oferecidas a você, se você investir em um fundo de índice de custo baixo - onde você não coloca o dinheiro de uma só vez, mas vai fazendo aportes durante mais de 10 anos - você se sairá melhor do que 90% de pessoas que começam a investir ao mesmo tempo.”

Isso porque na maioria das vezes, o maior empecilho para se ter bons resultados no longo prazo, são as próprias decisões ativas do sujeito que não estudou a fundo as empresas que está comprando, e acaba comprando e vendendo em momentos errados.

Essa não foi a primeira vez que Buffett respondeu algo do tipo.

Em outra sessão de perguntas e respostas, Buffett expos suas ideias de maneira clara:

“Se você gosta de dispender de 6 a 8 horas por semana trabalhando em investimentos, faça isso. Se não o fizer, então a melhor opção são fundos de índice. Isso realiza a diversificação entre ativos e te dá tempo, duas coisas muito importantes.”

A indústria de ETFs vem crescendo.

Os ETFs viram seu ativos sob gestão crescer em média 13% nos últimos anos, e podem continuar crescendo a taxas similares nos próximos anos, mesmo que sejam afetados por crises econômicas temporárias no meio do caminho, que acarretam em diminuições momentâneas do crescimento.

Fonte: BlackRockPerspectivas da indústria de ETF

*AUM: assets under management (ativos sob gestão)

Percentual de ativos em Fundos Passivos

ETF do Ibovespa?

Uma parcela grande das empresas que compõe o Ibovespa é de companhia que tem operações baseadas em commodities (Vale (SA:VALE3) e Petrobras (SA:PETR4) por exemplo).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os preços de commodities são cíclicos, passando por altas e baixas ao longo do tempo.

Naturalmente, em períodos de alta nos preços das commodities, as empresas desses segmentos tendem a se valorizar, e o contrário acontece para períodos de baixa.

O problema é que ao comprar um ETF do Ibovespa, você estará indiretamente comprando participações maiores em empresas de commodities nos momentos em que as pessoas estão otimistas e vendendo em momentos em que elas estão pessimistas, sendo que o que maximiza os ganhos é exatamente o oposto.

Por esse motivo, talvez seja mais interessante considerar um ETF que rastreia o S&P 500, índice das 500 maiores empresas da bolsa americana, uma vez que o percentual de empresas cíclicas é bem menor.

Últimos comentários

É pior q ações: paga IR no resgate e não ganha os juros/dividendos.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.