Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde

Publicado 30.01.2020, 07:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O livro “Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde”, de Décio Bazin, é um dos clássicos da literatura brasileira de investimentos. Nele, o autor conta como era o mercado financeiro durante as décadas de 60, 70, 80 e 90 e divulga a sua tão famosa “fórmula”.

Para uma ação específica ser alvo de investimento, esta tinha que obedecer aos seguintes critérios presentes na fórmula de Bazin:

 

  1. Empresas com Dividend Yield > 6%;
  2. Empresas com poucas dívidas;
  3. Empresas não envolvidas em escândalos.

Na minha concepção, nenhum investidor deveria tomar uma decisão de investimento baseado em simples fórmulas, pois elas são altamente suscetíveis a erros por conta de sua simplicidade. Vejamos abaixo o porquê.

Dividend Yield

Ao se deparar com um alto Dividend Yield, um investidor ganancioso pode pensar que finalmente encontrou a sua tão procurada barganha, aquela que lhe remunerará com generosos dividendos e altos ganhos de capital.

No entanto, é extremamente provável que ele venha a se decepcionar. Pegamos a Oi (SA:OIBR3) como exemplo. Pouco tempo antes de declarar recuperação judicial, as ações da operadora de telefone chegaram a “pagar” 17,5% de Dividend Yield, o que era claramente insustentável.

O investidor que decidiu investir na Oi (SA:OIBR3) por conta de seu Dividend Yield obteve, de lá para cá, um doloroso retorno de -94%.

Empresas com poucas dívidas

Décio Bazin não define em seu livro o que é uma empresa com poucas dívidas, até porque isso é subjetivo de um setor para outro. Como podemos ver na tabela abaixo, os índices de dívida variam fortemente de uma indústria para outra.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

caption

Alguns setores, como as redes hoteleiras e as companhias aéreas, são grandes emissores de dívida. Do outro lado, empresas de tecnologia, como de software e internet, tendem a operar menos alavancadas.

Dessa forma, um múltiplo que pode ser considerado arriscado para um setor pode ser considerado saudável para outro, e vice-versa. No geral, gosto de empresas com Dívida Líquida menor do que o Patrimônio Líquido e, no máximo, três vezes o EBITDA. No entanto, cada caso é um caso, e já recomendei ações que fugiam desta “regra”.

Empresas não envolvidas em escândalos

Por fim, isto também é subjetivo, pois a conclusão do fato depende da interpretação do investidor, que irá julgá-lo como escândalo ou não. Obviamente que notícias ligando a empresa com práticas de corrupção são, sem dúvidas nenhuma, um escândalo, e você deveria se desvencilhar de companhias com má governança corporativa.

No entanto, o investidor pode vir a se precipitar e considerar pequenos ruídos, maximizados e exagerados pela mídia, como grandes escândalos, deixando de aproveitar as oportunidades que as quedas irracionais da Bolsa de Valores geram.

Sendo assim, o Método Décio Bazin é interessante para investidores que estão começando, dado a simplicidade do modelo. No entanto, assim como todas as fórmulas prontas no mundo dos investimentos, possui seus erros e, por isso, não deve ser utilizada para tomada de decisões racionais.

Mesmo com seus defeitos, é inegável que a “Fórmula” de Décio Bazin mostrou-se vencedora. Como podemos ver no gráfico abaixo, R$ 10.000 investidos em 2014 se tornariam cerca de R$ 34.000 ao final de 2019, superando tanto o Ibovespa quanto o CDI.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

caption

Últimos comentários

Agora já é tarde!
nunca é tarde
acabei de comprar 1k na oi
15K*
Tiago reis se a sua técnica realmente funciona.... vamos fazer o seguinte. voce me doa tudo que ganhou. e começa do zero. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem gente que gasta dinheiro com o livro do Tiago Nigro bixo
Artigo relevante sobre uma obra muito boa, o artigo associado ao livro traz uma visão bem eficiente da estratégia.
Bom, algum criterio tem que existir. A OI já era morte anunciada. Empresas envolvidas em escandalo tambem nao é bom porque é sinal de má governanca. E o autor estabeleceu um nivel de dividendo. A mim parece que as empresas devem obedecer os 3 criterios e nao apenas 1. Eu revisaia a analise.
vai chupar manga
Exato, ótima observação Paulo
E pr que tem mais de 62 anos? deve reencarnar
Complementando: nos últimos 5 anos o Bovespa subiu 100%. Só não ganhou dinheiro quem não investiu. Nesse período, teria que fazer força para perder dinheiro, em reais.
De 2014 a 2020 é um universo muito curto quando se trata de investimento em ações.. Nesse período não ocorreram crise internacionais relevantes, como a bolha da empresas .Com, o ataque às torres gêmeas americanas em 2001, ou mesmo um crise do setor imobiliário americano, como em 2008. Investir em ações é pensar ao longo prazo. No Brasil, infelizmente, devido às intervenções políticas na economia do país, nada é seguro. Além disso, tem o problema da moeda corrente. O real não oferece nenhuma garantia ao investidor. Um dólar chegou a comprar apenas 0,88 reais e hoje compra 4,23. Recentemente tivemos o exemplo na Argentina, onde os investidores em pesos, tiveram uma perda extraordinária, em curtíssimo prazo. O mesmo poderá acontecer no Brasil, mesmo considerando que as eleições presidenciais ainda estão longe.Quem quiser manter seu poder aquisitivo, atrele seu patrimônio ao dólar. Infelizmente, essa é a realidade.
A fórmula é boa e muito  válida.   Pessoas física  que desejam  formar patrimônio durante a vida precisam de uma estratégia  que seja objetiva.   Essa fórmula poderá limitar  muito as  opções do investidor, no entanto, darão bons argumentos para classificar  um npível  mínimo de qualidade  da empresa.  Nem todos são especialistas de mercado. . . Porém hoje muitas  excelentes  empresas não passariam  no critério da estratégia de Bazin. O PREÇO da maioria não entrega um DY acima de 6%... A baixa da taxa de juros no Brasil irá  alavancar investimentos  das empresas e isso  irá gerar  dívidas (mesmo que saudáveis).   Quanto a escândalos JBS  se envolveu na lava jato. porém o endividamento é minimo e  o lucro em 2019 superou as expectativas.... . . . . Cada  investidor  irá  achar  o seu critério de escolha e  muito provável que  irá mudar a estratégia nos  primeiros anos.  Bazin é um norte e portanto  seu livro é uma literatura  mais que recomendada.
Muito bom, quando li este livro gostei do fato do Bazim descrever os cenários do mercado de 60 a 90 onde o pessoal só olhava preço e cultivava essa maluquice de comprar e vender de forma desenfreada e tentando enxergar figuras em gráficos, incluse o próprio autor ao quebrar por 3x como ele relata, além de me recordar bem isso penso que naquele momento a fórmula caiu muito bem para os objetivos dele e que hoje, é possível utilizar algumas premissas dele para selecionar empresas, afinal se for usar ela na essência é complicado sobrar algumas empresas nesse nivelamento.
Máximo respeito a vc Tiago.
Parabéns. Você é um cara que entende bem o mercado e proporciona bons ensinamentos.
É um livro muito, com um texto bastante agradável e dicas valiosas para o investidor de longo prazo. a fórmula foi vencedora porque, embora tenha suas limitações, a mesma faz bastante sentido. E é sempre melhor usar um direcionamento razoável do que não usar nenhum, que é o que muitos investidores fazem. abraços.
acho que o exemplo da oi não foi bem colocado para poder mostrar que a fórmula do Décio, pq em relação ao dividend yield tudo bem, realmente muito alto, mas por outro lado a Oi tem endividamento e está envolvido em escândalos. Portando na fórmula do Décio não poderia ter citado a Oi como exemplo, pq ele diz que precisa dos três pilares.
Tiago, obrigado pelo artigo. Sobre os escandalos, se uma empresa teve um grande escandalo, ela nao passaria em tese por uma mudanca de governanca, sendo entao uma boa empresa nesse quesito? E escandalos futuros sao dificeis de prever... subjetivo mesmo como vc disse. Obrigado! Ab!
O cara faz um livro sobre a década de 60. Pqp.
Então você não vai querer ler "O Investidor Inteligente", do Ben Graham, que foi escrito muito antes e sobre uma época muito mais antiga. Mas é "apenas" o livro que guiou o Warren Buffet em seus investimentos.
Exatamente, livros não são receitas de bolo! São literaturas em que se aproveitam várias experiencias!
esquece a teoria de Dow, que já tem mais de 100 anos kkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.