Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Finalmente o ETF de Bitcoin da Van Eck e da SolidX Vai Dar Certo?

Publicado 13.09.2019, 09:39
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Nos últimos anos, mesmo com os altos e baixos recentes do Bitcoin, diversas pessoas físicas e gestores de investimentos tentaram lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin, que seria listado em um dos principais índices acionários dos EUA.

BTC/USD Semanal

Até o momento, no entanto, todas as propostas foram rejeitadas ou atrasadas pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), por preocupações de falta de proteção aos investidores de varejo contra fraudes e manipulação de mercado.

Agora, a VanEck e a SolidX Management estão tentando se esquivar do órgão regulador, usando uma isenção da SEC baseada na Norma 144A da Lei de Valores Mobiliários de 1933. Segundo as empresas, isso permitirá que as cotas do seu VanEck SolidX Bitcoin Trust sejam oferecidas somente a investidores institucionais qualificados.

De acordo com os sócios, as cotas adquiridas darão aos clientes acesso a um produto lastreado fisicamente em Bitcoins e que poderá ser negociado através de contas em corretoras tradicionais e prime. À guisa de esclarecimento, um investidor institucional qualificado é um comprador financeiramente sofisticado, que administra no mínimo US$ 100 milhões ou mais em ativos financeiros. Os órgãos reguladores consideram que esses investidores precisam de menos proteção dos emissores do que os investidores de varejo.

O Van Eck SolidX Bitcoin Trust está sendo patrocinado pela SolidX, e a VanEck presta serviços de marketing. O Bank of NY Mellon será responsável pela contabilidade diária do fundo, atuando também como administrador e agente de transferências. O Trust determinará o valor líquido dos ativos com base no MVIS Bitcoin US OTC Spot Index. Seu lançamento estava previsto para a semana passada.

Muitos especialistas, entretanto, estão céticos quanto a essa última oferta. Já outros, como Clement Thibault, analista sênior do Investing.com, não consideram que seja um ETF real, mas apenas mais uma oferta de Bitcoin Investment Trust (OTC:GBTC), negociado no mercado de balcão e detido por um número bastante restrito de instituições. Em um tuíte recente, Thibault disse:

Não fiquem animados demais com o “ETF de Bitcoin” da Van-Eck SolidX... É mais um GBTC, e não o ETF de Bitcoin de varejo que todos estão esperando há 2 anos.

Ainda não existe um ETF de Bitcoin para o varejo e não existirá por um bom tempo.

Outros comentaristas, como Todd Rosenbluth, diretor da CFRA, empresa de pesquisa sobre ETF e fundos mútuos, alertou sobre possíveis desafios estruturais:

“Em razão da falta de aprovação da SEC para um ETF e da incerteza contínua a respeito dos prospectos, será interessante ver que tipo de demanda isso terá e como será negociado. O Bitcoin tem mostrado ser um investimento altamente volátil em sua vida curta.”

Uma abordagem inteligente, mas arriscada

Mike Poutre, diretor-geral da Terraform Capital, alerta: "trata-se de uma abordagem ao mesmo tempo inteligente e arriscada de lançar um produto no mercado". VanEck já trabalha com criptomoedas há vários anos, complementa, e os fundadores da empresa têm “sólidos histórico em ativos financeiros”. Por isso, Pouter acredita que sua oferta tem um “forte respaldo intelectual”. No entanto:

“O verdadeiro desafio surgirá quando qualquer investidor institucional quiser remover a legenda e registrar sua cota junto à SEC, com base na norma 144. Se a SEC acredita que essa oferta foi estruturada para evitar especificamente seus comentários, devem evitar a remoção das legendas das cotas restritas, bem como a negociação das cotas. Nesse meio tempo, a VanEck terá 6 meses a partir da primeira venda para convencer a SEC de que sua oferta não só é legal, como também segue o espírito e a letra da lei."

Mesmo assim, para os incrédulos, alguns investidores estão aplaudindo essa iniciativa. “Eu elogio a VanEck, a SolidX e o BNY Mellon pela solução criativa aos atrasos que estão enfrentando no processo centralizado de aprovação da SEC”, declarou Dave Hodgon, diretor e cofundador da NEM Ventures.

“Embora eu pessoalmente acredite que essas medidas sejam desnecessárias, está claro que certos tipos de modelos de negócios não estão sendo ativamente processados pela SEC. Eles têm demonstrado certa hesitação em tomar uma posição proativa sobre as criptomoedas até o momento, em diversos aspectos, gerando incerteza, atrasos e risco comercial através da sua inação. A solução proposta pela VanEck e SolidX parece ser similar a outros tipos de investment trust institucionais.”

Outros apontaram que os produtos de Bitcoin ainda estão evoluindo. Eles veem esse desenvolvimento como um experimento que vale a pena.

"A oferta da Van Eck SolidX é um bom sinal de experimentação sob o atual marco regulatório nos EUA", afirma Charles Lu, CEO da Findora, um registro público para aplicativos de serviços financeiros:

“Pode funcionar como uma caixa de areia para resolver as preocupações dos órgãos reguladores, como a transparência de mercado do Bitcoin. Também pode ser um sinal de que está havendo maior clareza regulatória na indústria de blockchain. De maneira geral, isso pavimentará o caminho para produtos e ativos mais empolgantes.”

Dito isso, Lu observa que a oferta não oferece realmente um insight sobre a evolução da regulamentação nos EUA, já que usa uma isenção pré-existente das regras de ETFs públicos. Ele complementou:

“Os limites de negociação são similares aos de fundos privados de investimentos imobiliários e ações: é necessário ter um período de posse e negociação entre investidores qualificados. Para os investidores institucionais, essa oferta pode oferecer uma exposição extra, mas têm que tratá-la de forma similar a qualquer ativo financeiro privado que detenham.”

“Também pode ser caro e difícil encontrar liquidez secundária sem uma infraestrutura de próxima geração.”

Apesar disso, Alex Mashinsky, CEO da Celsius Network, considera que esse seja um grande passo para a indústria, pois abre as amplas portas do Bitcoin à maioria das instituições financeiras que têm evitado, até o momento, participar dessa nova classe de ativos, embora tenham apetite para tanto.

“A Van Eck está usando a isenção 144 depois de exaurir todas as possibilidades, ciente de que essa iniciativa pode ter seu registro atrasado ainda mais. Mesmo assim, mostra quanta pressão estão recebendo de clientes institucionais para lançar o produto.”

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.