Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Criptoeconomia: O Elemento Político Em Projetos Descentralizados e Abertos

Publicado 24.04.2019, 10:41
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Provavelmente um dos assuntos mais polêmicos das criptomoedas é sua estrutura política. As criptomoedas procuravam, inicialmente, ser independentes de confiança em contrapartes e essa narrativa continua até hoje. Contudo, conforme discutido em minha última coluna, a solução para os problemas causados pelo ególatra Craig Wright foi justamente uma auto-regulação das organizações da criptoeconomia. Em outras palavras, a solução foi um boicote por parte de players relevantes da comunidade, algo profundamente político. Essas decisões abrem precedentes que, para não serem abusados, trazem para investidores preocupações com culturas e instituições. Compreender a questão organizacional traz vantagens para desenhar cenários futuros.

Isso se dá porque ao passo que a governança das transações e minerações em criptomoedas é regida por uma estrutura tecnológica, é necessária também uma governança da própria estrutura. Os pesquisadores Primavera de Filippi e Benjamin Loveluck argumentam que essa estrutura dual esteve no núcleo de forks como entre o Bitcoin e Bitcoin Cash. Por um lado, um fork pode representar uma falha no processo político que deveria gerar uma resposta que mantivesse a comunidade coesa; por outro, pode ser visto uma possibilidade inteiramente nova que permite eliminar a médio prazo elementos não críveis da comunidade. Qual das visões é mais provável?

Se a perspectiva de falha no processo for correta, significa que estruturas tradicionais com menos opções de saída dos players é melhor. Dessa maneira, uma organização tradicional como uma empresa teria como tocar melhor um projeto relacionado à criptoeconomia. Isso parece falho a depender das maiores criptomoedas. Dos maiores projetos com algum nível de originalidade – nada contra stablecoins ou exchange coins, mas elas não são centrais no mercado em termos de atração de investidores – poucos são tocados por empresas e são eclipsados por Bitcoin e Ethereum. A estrutura colaborativa não parece estar atrapalhando grandes projetos.

Outra evidência interessante é a dada pelas consequências em valor de mercado de forks. Quando houve o fork entre Bitcoin e Bitcoin Cash, ambos os projetos tiveram capitalizações razoáveis. O Bitcoin conseguiu manter a maior parte do valor, pois foi capaz de criar um consenso a respeito de riscos de maiores blocos. Da mesma forma, quando houve o fork entre Ethereum e Ethereum Classic houve o fomento de um razoável de que apoiar quem sofreu com o hack malicioso do TheDAO era justo. O lastro disso vem da credibilidade dos líderes dos projetos: os projetos que vingaram mantiveram a maior parte dos desenvolvedores que já faziam um trabalho crível anteriormente. No fork entre Bitcoin Cash e Bitcoin SV, por mais que o Bitcoin Cash seja um projeto sério, sua origem como fork “não tão bem-sucedido do Bitcoin” trouxe facilidades para players menos críveis tentarem capitalizar em cima de um novo fork.

Não é ousado afirmar que mesmo projetos descentralizados e abertos podem ser dependentes de alguma liderança e isso é um elemento político. Há quem veja isso positivamente ou negativamente, mas essa estrutura faz emergir similaridades entre projetos de criptomoedas descentralizadas e empresas em termos de governança. Como numa empresa, a saída de membros menos importantes não afeta um grupo crível com liderança presente, porém pode afetar uma firma cujas lideranças têm menor nome no mercado. A diferença é que num meio de criptomoedas, por liderança não quero dizer uma pessoa, mas um conjunto de players coeso como no Bitcoin e Ethereum. A médio prazo, a reputação desses grupos indica que o projeto pode sobreviver a crises e, infelizmente para os mais radicais que ainda acreditam no poder absoluto da estrutura tecnológica, isso depende de pessoas.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.