Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Fuga de Capitais Estrangeiros: o Que Eles Estão Vendo que Nós Não Estamos?

Publicado 22.01.2020, 19:00
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A expectativa de retomada do crescimento econômico para 2020 é praticamente uma unanimidade entre os analistas de mercado. Porém, alguns números vêm tornando o entendimento um tanto quanto confuso quando analisamos os dados. É o caso da saída de capital estrangeiro da bolsa de valores em contraposição à alta do Ibovespa.

Com o novo cenário econômico brasileiro de baixa taxa de juros e inflação dentro da meta, muitos investidores está migrando para o mercado de renda variável em busca de melhor rentabilidade, e o resultado deste movimento é significativo. Em 2018, eram 813 mil investidores ativos na B3, número que passou para 1,536 milhão em 2019, uma alta de 95% no último ano.

Em contrapartida, a bolsa registrou a saída de US$ 44,5 bilhões de capital estrangeiro, a maior retirada de recursos do exterior registrada nos últimos 15 anos, em uma aparente contradição que levanta uma dúvida: será que os gringos estão vendo alguma coisa que nós não estamos?

A resposta é que, na verdade, nós é que estamos vendo algo que os gringos não estão. Isso porque a explicação para esse movimento dos investidores estrangeiros passa pelas incertezas internacionais que acompanharam o mercado durante todo o ano passado.

Com a abertura do processo de impeachment de Donald Trump, as idas e vindas do Brexit e, sobretudo, a guerra comercial entre China e EUA, o clima de incerteza global contribuiu para a fuga de capital, resultando em uma forte desvalorização do real perante o dólar, por exemplo.

Mas enquanto os estrangeiros fugiam do risco oferecido pela bolsa de um mercado ainda emergente, era justamente isso que os investidores locais procuravam. Focados no noticiário doméstico, o otimismo com a retomada da economia prevaleceu entre os brasileiros, que se tornaram os responsáveis por elevar o Ibovespa a novas máximas históricas.

Com algum atraso, tal movimento passou a ser chancelado por instituições internacionais. Depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) elevou a perspectiva para o rating do Brasil em dezembro, nesta semana, foi a vez do Fundo Monetário Internacional (FMI) elevar a projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2020 para 2,2%, logo abaixo da média mundial de 3,3%, e acima, até mesmo, da projeção de 2,0% para o crescimento dos EUA.

Mas aqui vai o alerta!

Se você faz parte do grupo de investidores que está apostando na bolsa de valores, é importante estar atento às correções que ela pode apresentar durante o ano. E um bom exemplo disso é a própria queda do IFIX, índice que mede a performance dos Fundos Imobiliários (FIIs).

Depois de uma forte demanda dos FIIs em 2019, o IFIX acumula queda de 2,35% até aqui no ano. Ainda não há espaço para falar de bolha, mas assim como a perspectiva de aquecimento do setor imobiliário atrai novos investidores para esses fundos, existem aqueles que consideram o momento oportuno para realizar os ganhos, o que nos leva a quedas “inesperadas” que deixam marinheiros de primeira viagem perdidos no meio do fogo cruzado.

Esse é um dos exemplos pelos quais nós da Capital Research acreditamos que firmar posições orientadas por fundamentos e valor no longo prazo é a estratégia mais indicada para aguentar esse e outros solavancos do mercado de renda variável.

Últimos comentários

A diferença é que os investidores estrangeiros analisam a concretude que evidencia um governo sem rumo com um economista fraco, mas que foi alçado ao posto de "sabe tudo". A prova esta aí para quem quiser ver, esse crescimento especulativo de 2019 lastreado no vento está com as horas para acabar.
um asno com faixa presidencial?
da indústria cada dia mais curtos, endividamento de pj em limites históricos. Consumo em declínio (será transparente no balanço do varejo, aliás já começou, Hering por exemplo). Isso é o que eles estão vendo. Simples assim. 2019 foi esse oba oba na b3 por conta única e exclusiva de novos investidores. 2020 tem mais uma turma para entrar, mas daí acabou amigo. Tempos sombrios virão.
Uma boa analise!
Texto muito bom! Obrigado por compartilhar
Otima analise e texto! Parabens!
boa Ernani !
Grande Ernani, mesmo com alta da bolsa, o dólar subiu muito, fazendo com que o patrimônio em reais desvalorize.
otima materia parabéns!!
Será que o brasileiro está melhorando a educação financeira??
investidores devem olhar mais para gráficos e dados econômicos e afastarem se de polarização política ideologicas.
até aqui, esquerdopatas?
30 anos de corrupcao e cara ai embaixo pensa em pirim pim pim
Eles estão vendo a grande piada que é este governo.Nada de melhora, somente fake news.Mas os bancos e corretoras tentando passar a imagem de tudo bem.
Ai falou um edquerfopata ; 16 anos de estravio de verba para outros paises e quem paga o pato e o atoal gorverno ? Vai caça sua turma.
Muito bom esse alerta. Obrigado
Não é trivial que os grandes investidores buscam estabilidade e previsibilidade política e econômica? E que o Bolsonaro ameaçando a mídia, a democracia, o meio ambiente, é uma ameaça a estabilidade e previsibilidade política e econômica. E os grandes fundos de investimento não querem se queimar associando os seus lucros a um governo aloprado, que além do discurso, desindustrializa o país e arrocha o poder de compra de 90% da população e tem o menor investimento público da história. Nosso bull market de 2019 é basicamente por conta da migração da renda fixa para a bolsa pela queda dos juros. Torço para que o Bolsonaro sossegue suas falas polêmicas e que o Guedes cesse a sua agenda anti povo e permita-nos colher os frutos do ajuste fiscal, que é bastante necessário, mas que por via de regra no Brasil recai só sobre os mais pobres, que deveriam ser a mola propulsora do desenvolvimento sustentado, como o new deal depois do crash de 29, que empoderou os trabalhodores ea população mais pobre
rsrsrsrsrs. Perfeito..kkkk
Perfeito!!!Se o povo brasileiro não fosse esse poço de desinteresse pra algo que os livraria dessa maldita dependência do governo com certeza isso iria acabar com a doutrinação esquerdista que toma conta do pais
1. O fato do Lula ter conluio com ditaduras, não exime o Bolsonaro de flertar com autoritarismo, o próprio Guedes falou que pedirem o ai5 é algo "natural". Discursos desse tipo afugenta o capital estrangeiro que busca previsibilidade. Não tem o que discutir. 2. Abrir o mercado para desenvolver o país com o capital estrangeiro, que teve evasão recorde em 2019, é um contra-senso, não acha? Não tem paralelo no mundo um país que tenha se desenvolvido com o capital estrangeiro. O que desenvolveu os países de economia avançada foi educação, que não temos nenhum indicativo com um aloprado a frente do mec vá implementar nenhum desenvolvimento. E consumo interno, que está em check com a política de arrocho no trabalhador e com o menor investimento público da história. Além disso quem tá doutrinado é quem enxerga o mundo dual, em dicotomia. Se falar de Bolsonaro, já fala do Lula. Isso é doutrinação. Nenhum dos dois servem para desenvolver o país e trazer o almejado investimento estrangeiro.
gostei
Misturar análise de investimento com visão política pode não ser a melhor ideia do mundo. A ideologia do mercado é o dinheiro, nada mais. Posto isso, o que temos são os fatos: 1) A B3 está renovando máximas, sem considerar inflação do período (o que significa que não é realmente a máxima) e esse movimento está alinhado com o Dow Jones; 2) O dólar está na contramão e se mantém em patamares altos; 3) Há excesso de liquidez no mundo, porque o capital deixou de investir na produção e migrou para os produtos financeiros. O resto é achismo e adivinhação.
fala vermelhinha, o que vc sabe além de quanto rende a poupança?
Eu tenho a resposta : o Brasil, infelizmente, tem um desgoverno pior de todos os tempos. Os investidores extermos não são cabeças vazias, tipo bolsonaristas-moristas-guedistas.
esquerdistas e suas demências populistas.desgoverno racistafascistashomofóbicosmachistas e assim vão se iludindo na doutrinação Gramsci.
esse não sabe nem o que é B3.
Em que país viveu até aqui? Desgoverno foi o que tivemos na Era PT x PSDB x PMDB. Ou melhor, era governo sim, pra um bando de paises que nao nos deram qq contrapartida, para um monte de "cumpanheros" mundiais, ideologicos e ditadores, que nos levaram bilhoes, para um monte de pelegos, amigos dos quadrilheiros, que tomaram o país e o dinheiro do povp como se deles fossem... Desculpe amigo, mas a sua resposta, definitivamente, está em época e governo errados...
Mesmo porque o mercado já subiu bastante com base na perspectiva mais otimista, mas o ganho da bolsa já precificou uma grande parte, portanto, para continua com renda variável, eu preciso analisar o fundamento das ações, para aquentar uma eventual crash.
Se me permitem, o nome do fantasma é demanda, que só voltará com algum dinamismo em 2021. Até lá e se efetivamente a demanda der sinal de vida, o capital estrangeiro especulativo vai passear em outro lugar e a bolsa vai andar de lado.
Andar de lado? Mesmo com a queda de hj a B3 está positiva em 2,36% em 2020. Como diz o filósofo: Não existe investidor pessimista bem sucedido.
Há algo de podre no Reino da Dinamarca!
Sai o especulativo entra o produtivo. Ótima noticia assim como o dólar acima de 3,9
Eu não estou nem aí se os estrangeiros estão vendendo. O que importa é que minha carteira deu um grande lucro em 2019 e o resto que se dane.
Com o juro real mais baixo de nossa história, não compensa mais fazer o Carry Trade no Brasil. Não dá mais para aportar aqui uma montanha de Dólares e ganhar muito dinheiro na Renda Fixa correndo só risco cambial. Essa Generosíssima Teta secou com o Guedes.. Esse dinheiro está indo para o México (7,65% de juro real). Viramos um lugar muito bom para se investir, mas é preciso um certo apetite por risco, que alguns fundos internacionais não podem correr por aqui (não temos investment grade ainda). Precisamos continuar limpando a casa, arrumando a economia e fazendo o país crescer. Somente seremos grandes com uma economia real. Se você estiver com uma posição em bolsa nessa hora, aí sim vai ganhar dinheiro.
"O CÍRCULO NEGRO" - È impressionante como grosso do  capital produtivo e/ou especulativo procura países de governos socialistas/comunistas com potencial de alavancagem tanto financeira quanto de desenvolvimento "raso" da sua economia. Parece um comportamento de décadas e décadas que se repete sempre. Foi assim com o Brasil, começa a se mostrar com o México. A taxa do USDMXN pode estar sinalizando isso. E o México sequer aparece no noticiário financeiro e economico com destaque. Prevalecem notícias policiais.
"O CÍRCULO NEGRO"- E a bolsa mexicana como vai, senhores "investidores"?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.