Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Fundo de Fundos na Bolsa de Valores: o Que é e Como Investir?

Publicado 15.01.2021, 16:31
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Por Rebeca Nevares, sócia da Monte Bravo Investimentos

O mercado de fundos imobiliários, assim como o de ações, nunca esteve tão em alta no Brasil como hoje. Nos últimos anos, com a redução da taxa Selic, a renda variável como um todo ganhou espaço na carteira de muitos investidores. Porém, alguns assuntos ainda são um pouco nebulosos ou desconhecidos e você que está lendo este texto talvez nunca tenha ouvido falar em fundo de fundos ou Fund of Funds. É sobre isso que vamos falar hoje. 

Antes porém, é importante trazer alguns dados que ajudam a ilustrar o cenário de fundos imobiliários. De acordo com dados da B3 (SA:B3SA3), até novembro de 2020 o número de cotistas deste tipo de produto aumentou 76%. Isto sem falar no ano de 2019, quando esta quantidade triplicou em relação ao ano anterior.

O motivo para este crescimento não é apenas um. Como eu disse anteriormente, a redução na taxa básica de juros favoreceu este movimento já que os investidores precisaram e ainda precisam buscar alternativas atrativas para substituir a renda fixa. Além disso, a capacidade dos FII’s de gerar renda passiva por meio dos rendimentos distribuídos mensalmente também é outro ponto que chama muito a atenção.  

Diante deste cenário, temos visto algumas iniciativas novas no mercado brasileiro. Segundo a CVM, o número de fundos registrados em 2020 cresceu 12,9%. Em relação às novas ofertas, foram 70 durante o último ano.

A Suno Research, por exemplo, uma das casas de análises mais renomadas do país, lançou recentemente o índice SUNO 30, composto por 30 fundos imobiliários distribuídos entre os segmentos do tipo tijolo, que investem em imóveis físicos, e FII’s do tipo papel, focados em renda fixa do setor imobiliário.

O objetivo da empresa ao criar o índice foi o de oferecer uma referência como benchmark para monitorar o desempenho dos fundos imobiliários listados na B3. Para fazer parte do Suno 30, é preciso obedecer a alguns critérios claros e bem definidos que, na prática, possibilitam a criação de resultados superiores ao IFIX.

Mas, Rebeca, onde entra a questão de fundo de fundos?

Para ser mais precisa, hoje, sexta-feira (15/1), tivemos o lançamento de um fundo de fundos na B3, o KISU11. Na prática, o FoF tem como objetivo a aquisição de cotas de outros fundos listados no IFIX e que fazem parte do índice Suno 30.

Ou seja, por meio de um fundo de fundos os investidores conseguem acessar vários ativos por meio de uma única aplicação financeira.

Para investir neste tipo de produto basta que o investidor tenha recursos suficientes para adquirir a cota e procure o “ticker” por meio do home broker da corretora. Além disso, ao menos por enquanto, a distribuição de dividendos, que ficou na casa de 7,8% em janeiro, é isenta de imposto de renda.

E aí? O que acha de um fundo de fundos como parte da sua estratégia de diversificação?

Últimos comentários

Rebeca, existem muitas dúvidas, você exemplifica o IFIX, que em 52 semanas suas cotas valorizaram 1883,17 para 3152,90, em 52 semanas, no acumulado do ano está negativo em (9,30%), como é calculado dividendos é a mesma fórmula das ações, tem informações antecipado desse índice? poderia citar alguns exemplos para melhor entendimento dos investidores, é al relativamente novo. obrigado
um fundo que foi lançado em janeiro, como que rendeu 7,8% em janeiro?
Estava buscando esse tipo de conteudo para me aprofundar no assunto e decidir sobre essa forma de investimento. Obrigada por compartilhar. Bem esclarecedor 🙏
Entao Kisu11 paga o 1 div qdo? E qto%? Esparar p ver, fof/FII so apos 1ano de sr. Mercado.
Boa Noite quais indicações ótima
Boa tarde! Rebeca, fácil de entrar, mas difícil de sair. Nos fundos D+30, D+31, ...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.