Ganhe com Valorização e Distribuição de Lucros de Ações

Ganhe com Valorização e Distribuição de Lucros de Ações

Felipe Bevilacqua  | 23.05.2018 10:49

Com o processo de queda da taxa de juros, a Selic alcançou incríveis 6,50% ao ano, patamar nunca visto antes em terras tupiniquins. Esse é um importante ponto de transformação na forma de se investir no Brasil.

O tradeoff entre renda fixa e renda variável está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e sair da comodidade e baixa rentabilidade (atual) dos investimentos atrelados à Selic já é algo mais natural.

Acreditamos que o processo de aumento da alocação de investimentos em ações já está acontecendo, independente do perfil do investidor, o que resulta numa participação maior do caixa destinado a equities. Os investidores começaram a entender que o risco é necessário e que não é necessariamente ruim.

Aqui neste momento reforço que o investimento em ações, sem uma estratégia definida, pode não ser a melhor forma de investir a parcela do seu patrimônio em ações. É preciso sempre ter uma estratégia em mente e conhecer os riscos envolvidos.

Antes de estruturar a sua carteira, recomendo dividir os seus investimentos em ações conforme as estratégias e diversas subcategorias que você goste: entre elas destaco a Buy and Hold, Value Investing, Long and Short, Equity Hedge e Dividendos. As proporções de cada estratégia na sua carteira eu vou deixar por sua conta e de acordo com o perfil de risco.

Neste nosso primeiro encontro, começaremos por ações pagadoras de dividendos. O que mais me faz gostar de ações pagadores de dividendos é que, com a redução dos juros, os proventos pagos por empresas maduras e já consolidadas no mercado podem ser maiores que o CDI - isso sem considerar a isenção tributária dos dividendos e o potencial de valorização.

Não consigo entender o porquê de grande parte pessoas não terem ações na carteira.

De forma análoga ao índice Ibovespa, temos o Índice de Dividendos (IDIV), que reúne as maiores empresas pagadoras de dividendos com capital aberto na Bolsa. Uma figurinha carimbada, quando se fala em dividendos, é a Itaúsa (SA:ITSA4), que ocupa a terceira maior participação com 6,85% do IDIV.

A Itaúsa (ITSA4) é uma holding cujo objetivo é possuir participações em outras empresas. Ela detém o controle e possui a maioria das ações negociadas em Bolsa do Banco Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Duratex (SA:DTEX3) e Alpargatas (SA:ALPA4), para citar somente as mais importantes.

Guardada as devidas proporções, a Itaúsa pode ser considerada a Berkshire Hathaway brasileira (aquela do sábio de Omaha, Warren Buffet), pois o foco da empresa é a geração de valor para os acionistas através de participações em empresas com histórico consistente de rentabilidade (ROE) e alto fluxo de dividendos.

A Itaúsa gera uma combinação de sucesso ao aliar o alto pagamento de dividendos com um ótimo potencial de valorização, segundo a óptica do Value Investing. Por isso, a recente queda da cotação das ações pode ser um ótimo ponto de entrada.

O forte resultado do primeiro trimestre de 2018 do banco Itaú (ROE de 22,2%) demonstra que os fundamentos da Itaúsa continuam sólidos, pois 97% do resultado da Itaúsa veio do setor financeiro em 2017. Na prática, comprar ações da Itaúsa é comprar ações do Itaú com desconto, um retorno esperado de mais de 4% líquidos em dividendos e uma exposição aos setores financeiros e industrial.

A sua carteira de dividendos deve ser sempre comparada com o IDIV e não com o Ibovespa, dadas as composições distintas dos índices. Para ver a composição completa do Índice de Dividendos acesse o link.

Nos próximos encontros, vou falar mais sobre as demais subcategorias de ações e outros investimentos interessantes.

Um forte abraço,

Felipe Bevilacqua

Felipe Bevilacqua

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Jackson Costa Faria
Jackson Costa Faria

ótima análise, estou começando agora na bolsa, comecei por ITSA4 ,e busquei mais setor elétrico e construção civil com isso espero ter acertado em minha estratégia   ... (Leia Mais)

22.02.2019 17:57 GMT· Responder
Jackson Costa Faria
Jackson Costa Faria

ótima análise, estou começando agora na bolsa, comecei por ITSA4 ,e busquei mais setor elétrico e construção civil com isso espero ter acertado em minha estratégia   ... (Leia Mais)

22.02.2019 17:57 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App