Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ganhe com Valorização e Distribuição de Lucros de Ações

Publicado 23.05.2018, 10:49
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Com o processo de queda da taxa de juros, a Selic alcançou incríveis 6,50% ao ano, patamar nunca visto antes em terras tupiniquins. Esse é um importante ponto de transformação na forma de se investir no Brasil.

O tradeoff entre renda fixa e renda variável está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e sair da comodidade e baixa rentabilidade (atual) dos investimentos atrelados à Selic já é algo mais natural.

Acreditamos que o processo de aumento da alocação de investimentos em ações já está acontecendo, independente do perfil do investidor, o que resulta numa participação maior do caixa destinado a equities. Os investidores começaram a entender que o risco é necessário e que não é necessariamente ruim.

Aqui neste momento reforço que o investimento em ações, sem uma estratégia definida, pode não ser a melhor forma de investir a parcela do seu patrimônio em ações. É preciso sempre ter uma estratégia em mente e conhecer os riscos envolvidos.

Antes de estruturar a sua carteira, recomendo dividir os seus investimentos em ações conforme as estratégias e diversas subcategorias que você goste: entre elas destaco a Buy and Hold, Value Investing, Long and Short, Equity Hedge e Dividendos. As proporções de cada estratégia na sua carteira eu vou deixar por sua conta e de acordo com o perfil de risco.

Neste nosso primeiro encontro, começaremos por ações pagadoras de dividendos. O que mais me faz gostar de ações pagadores de dividendos é que, com a redução dos juros, os proventos pagos por empresas maduras e já consolidadas no mercado podem ser maiores que o CDI - isso sem considerar a isenção tributária dos dividendos e o potencial de valorização.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não consigo entender o porquê de grande parte pessoas não terem ações na carteira.

De forma análoga ao índice Ibovespa, temos o Índice de Dividendos (IDIV), que reúne as maiores empresas pagadoras de dividendos com capital aberto na Bolsa. Uma figurinha carimbada, quando se fala em dividendos, é a Itaúsa (SA:ITSA4), que ocupa a terceira maior participação com 6,85% do IDIV.

A Itaúsa (ITSA4) é uma holding cujo objetivo é possuir participações em outras empresas. Ela detém o controle e possui a maioria das ações negociadas em Bolsa do Banco Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Duratex (SA:DTEX3) e Alpargatas (SA:ALPA4), para citar somente as mais importantes.

Guardada as devidas proporções, a Itaúsa pode ser considerada a Berkshire Hathaway brasileira (aquela do sábio de Omaha, Warren Buffet), pois o foco da empresa é a geração de valor para os acionistas através de participações em empresas com histórico consistente de rentabilidade (ROE) e alto fluxo de dividendos.

A Itaúsa gera uma combinação de sucesso ao aliar o alto pagamento de dividendos com um ótimo potencial de valorização, segundo a óptica do Value Investing. Por isso, a recente queda da cotação das ações pode ser um ótimo ponto de entrada.

O forte resultado do primeiro trimestre de 2018 do banco Itaú (ROE de 22,2%) demonstra que os fundamentos da Itaúsa continuam sólidos, pois 97% do resultado da Itaúsa veio do setor financeiro em 2017. Na prática, comprar ações da Itaúsa é comprar ações do Itaú com desconto, um retorno esperado de mais de 4% líquidos em dividendos e uma exposição aos setores financeiros e industrial.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A sua carteira de dividendos deve ser sempre comparada com o IDIV e não com o Ibovespa, dadas as composições distintas dos índices. Para ver a composição completa do Índice de Dividendos acesse o link.

Nos próximos encontros, vou falar mais sobre as demais subcategorias de ações e outros investimentos interessantes.

Um forte abraço,

Felipe Bevilacqua

Últimos comentários

ótima análise, estou começando agora na bolsa, comecei por ITSA4 ,e busquei mais setor elétrico e construção civil com isso espero ter acertado em minha estratégia
ótima análise, estou começando agora na bolsa, comecei por ITSA4 ,e busquei mais setor elétrico e construção civil com isso espero ter acertado em minha estratégia
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.