Gráfico do Dia: Libra em Baixa... Queda ou Reversão de Tendência

Gráfico do Dia: Libra em Baixa... Queda ou Reversão de Tendência

Investing.com  | 05.06.2017 16:07

por Pinchas Cohen

Investidores sempre estão à caça da próxima oportunidade boa e lucrativa. De forma geral, elas são criadas através de dois eventos básicos:

  1. Preços extremos, ou
  2. Uma mudança no valor do preço mesmo que ainda não seja extremo

Tal oportunidade se apresentou hoje mais cedo, após a libra esterlina cair esta manhã devido ao ataque terrorista de sábado à noite no Reino Unido — o segundo em menos de duas semanas — em combinação com a popularidade de Theresa May se enfraquecendo nas pesquisas apesar do atentado, o que deveria ajudá-la pois ela é a líder que quer fechar as fronteiras britânicas.

A questão crucial que qualquer investidor precisa responder é se o declínio atual é uma mera queda ou uma reversão mais séria de tendência. De um ponto de vista de fundamentos, a primeira coisa que o operador precisa saber é o que causou a mudança, para ajudar a avaliar a direção do movimento projetado.

A narrativa do mercado afirma que o movimento de hoje foi resultado do ataque terrorista. Se um operador acreditar que este é o caso, ele teria que precisar então responder se isso terá um impacto de longo prazo na moeda. Investidores de curto prazo que acreditaram que a moeda se recuperaria após o declínio automático ganharam a aposta.

Caso do longo prazo

Operadores de longo prazo argumentariam que o ataque terrorista deveria ajudar, de fato, a libra, tanto quanto ajudaria a primeira-ministra Theresa May, que defende o fechamento das fronteiras do Reino Unido. Desde que May assumiu o cargo de primeira-ministra, a libra tem constantemente subido ou descido junto com as vicissitudes políticas dela.

Em 11 de julho, quando foi anunciado que ela se tornaria Primeira-Ministra, a libra reverteu uma perda de 0,8% e fechou com ganho de 0,2%. O anúncio fortaleceu a libra em um ponto percentual cheio. No dia seguinte, a libra ganhou quase 2%.

Entretanto, atualmente, apesar do ataque e independentemente de May elevar a retórica antiterror, a dinâmica parece estar contra ela. Sua vantagem sobre o oponente, Jeremy Corbyn, dirigente do Partido Trabalhista, continua a diminuir. No início dessa manhã, pesquisas mostravam May à frente por apenas um ponto percentual.

Logo, em oposição à narrativa do mercado, atribuir a venda forte da libra ao ataque terrorista é o pressuposto errado. De fato, a moeda britânica estava caindo previamente.

GBPUSD Diário

Assim, unido ao fato de que o ataque terrorista não ajudou May nas pesquisas, isso sugere que talvez a perda de força que ela enfrenta seja de fato o motivo fundamental pelo qual a libra está enfraquecendo mais.

Índice Libra Esterlina Britânica Diário

Embora a libra seja geralmente medida frente ao dólar, a aferição mais apurada é o Índice Libra Esterlina Britânica, já que é uma medida do valor da libra frente a uma cesta de outras moedas importantes do mundo. Dessa forma, a aferição da libra não estará sujeita apenas à mudança do valor do dólar norte-americano (que está atualmente enfrentando seu próprio conjunto de desafios).

Entre 5 de julho de 2016 e 18 de abril de 2017 — o dia em que May convocou as eleições — o índice era negociado em um enorme O-C-O invertido, com implicações no preço alvo respectivas. Contudo, em 26 de maio, o clássico movimento de retorno, que testa a resistência atual da antiga sustentação da linha de pescoço, falhou devido às tensões com as eleições, caindo de volta ao padrão em uma falha, com um fechamento de 77,30, o preço mais baixo do dia. Hoje é a sétima sessão no mesmo congestionamento de preço.

 EURGBP Diário

Embora o par GBPUSD e o par GBPJPY ainda estejam em tendência de alta, o par EURGBP tem variado esse ano, aproximadamente entre 0,88 e 0,84. O aumento de 5,25% da libra desde a metade de abril, com a liderança de May em convocar eleições antecipadas, tem estagnado conforme a sua força cai, movendo-se para o topo da faixa - onde a oferta (vendedores) aguarda a demanda (compradores).

Observe que o MACD está se nivelando em direção ao nível de sobrecompra, o índice de força relativa está parado após fornecer uma leitura de sobrecompra e o estocástico no índice de força relativa parece com uma cobra que está pronta para dar o bote, na sobrecompra, e olhando em direção à presa, a queda.

Entretanto, caso May perca de fato assentos parlamentares, isso tornaria as eleições um evento sem sentido e caro, o que custaria a ela seu capital político. Se o anúncio das eleições de May em 18 de abril fez a líder nunca eleita parecer forte, esta aposta equivocada na eleição pode muito bem fazê-la parecer mais fraca do que antes. Se o anúncio dela em 18 de abril deu à libra um impulso de 2,2%, o que o anúncio negativo das eleições faria?

Isso pode muito bem ajudar o par EURGBP a escapar de sua faixa de negociação sem um padrão, cuja última linha de defesa ocorreu na máxima de 0,8854 em 16 de janeiro. Ao se levar em consideração os fundamentos da bagunça, as negociações do Brexit em curso em oposição às recentes melhorias econômicas na zona do euro, parece que uma mudança no valor das moedas está acontecendo, em oposição ao extremo do topo da faixa.

 Gráfico GBPCHF 60 minutos

Ainda assim, o sinal mais forte da fraqueza da libra pode estar vindo do par GBPCHF, que tem caído abaixo de sua tendência de alta de oito meses composta pelo cruzamento abaixo das médias móveis mais importantes em 26 de maio, e antes do ataque terrorista deste fim de semana.

 GBPCHF Diário

Isso significa que o movimento aconteceu com as tensões eleitorais. Vê um assunto aqui?

É o porto seguro suíço tentando falar alguma coisa para nós sobre o futuro da libra? Mesmo se May terminar as eleições com seu pé direito, ela ainda terá que escalar a montanha das negociações do Brexit. A quebra da tendência superior pode sugerir um retorno ao nível de 1,1500, o ponto mais baixo desde agosto de 2011.

Negociando a tendência do par GBPCHF

Agora pode ser um bom momento de vender o par GBPCHF. É o retorno em direção à sua linha descendente dentro do gráfico horário e o índice de força relativa também tomou sua própria linha descendente, onde tinha parado. Investidores conservadores podem esperar se, e quando, o preço retornar à linha descendente horária atual, em torno de 1,2480 conforme o ângulo atual.

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App