Green Money: Meio Ambiente Estimula Investimentos Socialmente Responsáveis

Green Money: Meio Ambiente Estimula Investimentos Socialmente Responsáveis

Ernani Reis  | 28.11.2019 11:22

Estamos nos aproximando do final de mais um ano e, como de costume, é hora de fazer a retrospectiva e colocar na balança os resultados dos investimentos de 2019. Mas é também o momento de buscar novas oportunidades e tendências do mercado financeiro para o próximo ano. E é sobre isso que falaremos na coluna de hoje.

Nos principais meios de comunicação, o que mais se ouve e se vê são cenários de incertezas gerados pela guerra comercial entre EUA e China, as duas maiores economias mundiais, e a escalada de conflitos geopolíticos. Mas é justamente nesse cenário que um sentimento de urgência para ações climáticas ganha maior espaço e fomenta os “investimentos socialmente responsáveis”, ou seja, ativos relacionados às empresas que apresentam sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental, justiça social e elevada governança corporativa. É o chamado Green Money, dinheiro verde numa tradução literal.

Representando essas companhias, temos na B3 o índice de sustentabilidade empresarial, ou ISE, formado atualmente por 32 empresas que cumprem as características que citamos anteriormente. Assim como acontece com o Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, o ISE serve apenas de referência, precisando de um ETF - Exchange Traded Funds para ser negociada por meio da bolsa de valores. Mas, infelizmente, ao menos para quem compra a ideia de investir em empresas “do bem”, o ETF do ISE (SA:ISUS11) não possui liquidez para considerá-lo uma opção válida de investimento. O que acaba sendo possível é consultar as empresas que fazem parte de sua composição.

Mas então, qual é a vantagem de se conhecer os ativos e as companhias socialmente sustentáveis? A resposta é que elas fazem parte de uma tendência sem volta.

Um bom exemplo para entender as mudanças comportamentais que estão ocorrendo no mundo dos investimentos é o fundo soberano da Noruega, atualmente o maior do mundo. No fim de 2018, ele decidiu desembarcar das empresas do setor petroquímico e passou a buscar negócios sustentáveis. Apesar das justificativas da época recaírem sobre fatores econômicos para a tomada de decisão, a medida foi vista como um alerta para os investimentos em petróleo e gás natural, duas fontes naturais finitas e poluentes.

Dando ainda mais força a essa tendência, a Arábia Saudita vem buscando diversificar suas fontes de receita através da criação do maior fundo soberano do mundo, oriundo do IPO da Refinaria de Petróleo Saudi Aramco. A estimativa é que a empresa levante pouco mais de US$ 25 bilhões com a operação. Esse dinheiro faz parte dos planos do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman para reduzir a dependência das receitas vindas do petróleo.

E se você pensou que o movimento Green Money é uma realidade distante para os investidores brasileiros, saiba que o banco de desenvolvimento BNDES oferece desde 2012 o ETF (SA:ECOO11) que acompanha o desempenho do Índice Carbono Eficiente - ICO2 e, agora, completando o seu primeiro mês de vida, há também o fundo de investimentos Warren Green, da corretora gaúcha Warren, que oferece aos clientes da plataforma a opção de investir em empresas que se preocupam com questões ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance), os chamados ESGs, como Natura (SA:NATU3), Klabin (SA:KLBN11) e Lojas Americanas (SA:LAME4), do Brasil, e Tesla (NASDAQ:TSLA), Beyond Meat (NASDAQ:BYND) e Etsy (NASDAQ:ETSY), lá de fora.

Por fim, basta ver as crescentes manifestações contra as empresas que, de alguma maneira, poluem o meio ambiente e veremos que não faltam motivos para que esse ramo dos investimentos ganhe cada vez mais força. Dessa forma, o futuro dos investimentos tem tudo para ser florido, mas as sementes estão sendo plantadas agora! E você, investidor, se anima com a tendência do Green Money?

Por Ernani Reis, analista da Capital Research

Ernani Reis

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
SambaBrazil
SambaBrazil

Parabéns pela matéria Ernani. Gostaria de ver mais divulgação sobre o mercado de Papéis sustentáveis para investir. Principalmente a aqui no nosso mercado que desconhece esse mercado que ainda tem um espaço enorme para crescer.   ... (Leia Mais)

02.05.2020 11:14 GMT· Responder
Lucas At
Lucas At

mal posso esperar a humanidade desaparecer da face da terra.  ... (Leia Mais)

30.11.2019 17:17 GMT· 3 · Responder
TheSlasher Br
TheSlasher Br

Eles dizem que a criação de gado devasta a natureza, mas na verdade a marcação de campo para plantacao de soja é pior. Alem disso, a soja tem em sua composição isoflavona, que é um flavonoide que estimula o hormônio feminino, fazendo com que o sexo feminino se desenvolva precocemente e homens tenham episódios de alteração mastologicas, como crescimento de seios. Pesquisem, isso não é teoria da conspiração.   ... (Leia Mais)

30.11.2019 17:16 GMT· 4 · Responder
Paulo Matarazzo
Paulo Matarazzo

Beyond Meat ???... Não acho q a ideia inicial seja essa .. !  ... (Leia Mais)

30.11.2019 17:09 GMT· Responder
Giban GB
Giban GB

Ricardo Sales deu dislike na matéria (risos).   ... (Leia Mais)

30.11.2019 17:01 GMT· Responder
Jose Mario Medeiros
Jose Mario Medeiros

Queria entender como essas empresas de Green money fazem receita vendendo cotas de conservação em carbono  ... (Leia Mais)

29.11.2019 09:56 GMT· Responder
Johnny Cage
Johnny Cage

natura ja aposta nisso a muito tempo.   ... (Leia Mais)

28.11.2019 19:45 GMT· 1 · Responder
Antonio Rocha
Antonio Rocha

Muito bom, Ernani - importantíssimo acompanhar este movimento!  ... (Leia Mais)

28.11.2019 19:31 GMT· Responder
Angelica Maria
Angelica Maria

Excelente artigo. O futuro é sustentável!  ... (Leia Mais)

28.11.2019 17:29 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.