Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Green Money: Meio Ambiente Estimula Investimentos Socialmente Responsáveis

Publicado 28.11.2019, 11:22
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Estamos nos aproximando do final de mais um ano e, como de costume, é hora de fazer a retrospectiva e colocar na balança os resultados dos investimentos de 2019. Mas é também o momento de buscar novas oportunidades e tendências do mercado financeiro para o próximo ano. E é sobre isso que falaremos na coluna de hoje.

Nos principais meios de comunicação, o que mais se ouve e se vê são cenários de incertezas gerados pela guerra comercial entre EUA e China, as duas maiores economias mundiais, e a escalada de conflitos geopolíticos. Mas é justamente nesse cenário que um sentimento de urgência para ações climáticas ganha maior espaço e fomenta os “investimentos socialmente responsáveis”, ou seja, ativos relacionados às empresas que apresentam sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental, justiça social e elevada governança corporativa. É o chamado Green Money, dinheiro verde numa tradução literal.

Representando essas companhias, temos na B3 o índice de sustentabilidade empresarial, ou ISE, formado atualmente por 32 empresas que cumprem as características que citamos anteriormente. Assim como acontece com o Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, o ISE serve apenas de referência, precisando de um ETF - Exchange Traded Funds para ser negociada por meio da bolsa de valores. Mas, infelizmente, ao menos para quem compra a ideia de investir em empresas “do bem”, o ETF do ISE (SA:ISUS11) não possui liquidez para considerá-lo uma opção válida de investimento. O que acaba sendo possível é consultar as empresas que fazem parte de sua composição.

Mas então, qual é a vantagem de se conhecer os ativos e as companhias socialmente sustentáveis? A resposta é que elas fazem parte de uma tendência sem volta.

Um bom exemplo para entender as mudanças comportamentais que estão ocorrendo no mundo dos investimentos é o fundo soberano da Noruega, atualmente o maior do mundo. No fim de 2018, ele decidiu desembarcar das empresas do setor petroquímico e passou a buscar negócios sustentáveis. Apesar das justificativas da época recaírem sobre fatores econômicos para a tomada de decisão, a medida foi vista como um alerta para os investimentos em petróleo e gás natural, duas fontes naturais finitas e poluentes.

Dando ainda mais força a essa tendência, a Arábia Saudita vem buscando diversificar suas fontes de receita através da criação do maior fundo soberano do mundo, oriundo do IPO da Refinaria de Petróleo Saudi Aramco. A estimativa é que a empresa levante pouco mais de US$ 25 bilhões com a operação. Esse dinheiro faz parte dos planos do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman para reduzir a dependência das receitas vindas do petróleo.

E se você pensou que o movimento Green Money é uma realidade distante para os investidores brasileiros, saiba que o banco de desenvolvimento BNDES oferece desde 2012 o ETF (SA:ECOO11) que acompanha o desempenho do Índice Carbono Eficiente - ICO2 e, agora, completando o seu primeiro mês de vida, há também o fundo de investimentos Warren Green, da corretora gaúcha Warren, que oferece aos clientes da plataforma a opção de investir em empresas que se preocupam com questões ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance), os chamados ESGs, como Natura (SA:NATU3), Klabin (SA:KLBN11) e Lojas Americanas (SA:LAME4), do Brasil, e Tesla (NASDAQ:TSLA), Beyond Meat (NASDAQ:BYND) e Etsy (NASDAQ:ETSY), lá de fora.

Por fim, basta ver as crescentes manifestações contra as empresas que, de alguma maneira, poluem o meio ambiente e veremos que não faltam motivos para que esse ramo dos investimentos ganhe cada vez mais força. Dessa forma, o futuro dos investimentos tem tudo para ser florido, mas as sementes estão sendo plantadas agora! E você, investidor, se anima com a tendência do Green Money?

Por Ernani Reis, analista da Capital Research

Últimos comentários

Parabéns pela matéria Ernani. Gostaria de ver mais divulgação sobre o mercado de Papéis sustentáveis para investir. Principalmente a aqui no nosso mercado que desconhece esse mercado que ainda tem um espaço enorme para crescer.
mal posso esperar a humanidade desaparecer da face da terra.
também!!!
desaparecer é radical, mas diminuir muito é necessário.
Diminuir, se o Criador mandou se multiplicar. Essa sua ideia é errada e apoiar ela é no mínimo uma ideia satânica. Existe muita terra ainda para ser ocupada, o planeta é grande o suficiente para suportar o dobro da população atual. Viver socado nas cidades é o problema, não produzir parte de seu alimento tbem é um problema. Sua ideia é errada.
Eles dizem que a criação de gado devasta a natureza, mas na verdade a marcação de campo para plantacao de soja é pior. Alem disso, a soja tem em sua composição isoflavona, que é um flavonoide que estimula o hormônio feminino, fazendo com que o sexo feminino se desenvolva precocemente e homens tenham episódios de alteração mastologicas, como crescimento de seios. Pesquisem, isso não é teoria da conspiração.
soja serve pra que? para alimentar o gado, seu mal informado. kkk
E para encher sua barriga tbm. Se informe sobre diversos produtos que tem soja na composição. É uma forma de baratear, até seu presunto tem.
 não como nenhuma carne
Beyond Meat ???... Não acho q a ideia inicial seja essa .. !
Ricardo Sales deu dislike na matéria (risos).
Queria entender como essas empresas de Green money fazem receita vendendo cotas de conservação em carbono
natura ja aposta nisso a muito tempo.
Por isso é principal ativo em minha carteira...
Muito bom, Ernani - importantíssimo acompanhar este movimento!
Excelente artigo. O futuro é sustentável!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.