Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

GRND3 – Trajetória de Alta no Longo Prazo

Publicado 16.03.2018, 10:16
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Hoje vamos fazer uma análise fundamentalista de uma empresa que vem ganhando destaque na bolsa, essa empresa é a Grendene (SA:GRND3). Acredito (até a data que escrevo este post) que seja uma das melhores empresas do país, em termos de gestão e eficiência, e já digo isso há anos. É uma empresa que já tive muito tempo na carteira, e me deu um retorno muito elevado. Mas tudo é questão de preço e momento.

Calculando o preço alvo com base em valor, pelo PSBe temos um preço alvo de 45,46, com potencial de valorização de 53%. Já pelo FCD, estimando um crescimento do lucro anual de 10%, com taxa de desconto também de 10%, temos um preço alvo de 43,37, com potencial de valorização de 46%.

Logo, fica nítido que não é uma empresa que esteja cara, mas também não está tão barata assim. Diria que está em um preço razoável, pois ainda tem algum potencial de valorização, embora não seja muito elevado. Conforme gráfico abaixo:

P/L, LPA e V.M da Grendene

Quando olhamos a linha do LPA, fica claro a evolução do lucro da empresa. Por outro lado, olhando o gráfico do valor de mercado, percebemos o quanto a cotação tb subiu, especialmente a partir do 1T 17. E no cruzamento deste dois indicadores, a linha do P/L, percebemos que está próximo da sua alta histórica, ali em torno de 14. Ou seja, o lucro cresceu bastante, mas a cotação subiu em um ritmo mais elevado, o que fez o P/L chegar próximo desta alta histórica.

Indo além, minha ideia de retirar GRND há alguns meses atrás da carteira também pesou pelo fato da confirmação do viés de alta do IBOV. Grendene é uma empresa com um caráter de menor volatilidade, pois tem uma situação financeira formidável, possui uma parcela de sua receita em exportação, e tem um bom market share. Isso tudo fazem dela uma empresa de menor risco de investimento, especialmente em períodos de turbulência econômica. Porém em períodos de forte alta do IBOV, empresas com um perfil mais “agressivo” tendem a se performar melhor. Isso fica claro quando vemos o gráfico comparativo abaixo de GRND x IBOV nos últimos meses. O IBOV teve uma alta superior a 3x de GRND:

Cotação Grendene vs Ibovespa

Mas quando olhamos o gráfico no LP, percebemos como GRND teve um rendimento muito superior que o IBOV, mais de 2x:

Grendene vs Ibovespa no Longo Prazo


E mais um ponto que surge como desfavorável a GRND neste momento é ter um caixa gigantesco aplicado a maior parte em renda fixa, com a taxa Selic em queda. Isso em períodos de crise deu um bom suporte para o lucro liquido continuar elevado, mas agora em períodos de melhora econômica e diminuição da rentabilidade na RF, a receita financeira vem ficando cada vez menor. A dúvida da empresa agora deve ser entre tentar achar um investimento atrativo que gere um ROE superior, ou manter o caixa elevado esperando uma próxima crise chegar p/ manter a lucratividade?

Com isso, continuo achando a GRND uma das melhores empresas do país, e ainda vejo espaço para ela continuar sua trajetória de alta no longo prazo. Porém tem outros ativos mais atrativos no momento, dado o forte viés de alta que o IBOV se encontra.

Publicação Original

Últimos comentários

Show de bola. muito bem explorado pela Analise fundamentalista e Tecnica
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.