Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Guerra Comercial, Resultado da Petrobras e os Destaques da Semana

Publicado 16.03.2018, 14:10
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Panorama Semanal de 12 a 16 de março

O acirramento das tensões comerciais, a partir da sobretaxa do aço, mexeu com os indicadores de mercado aqui no Brasil ao longo da semana. Internamente, repercutiram a divulgação do resultado de 2017 da Petrobras (SA:PETR4), bem como o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio, e seus desdobramentos sociopolíticos.

O Itamaraty enviou um pedido aos Estados Unidos para que o Brasil seja excluído da lista dos países atingidos pela sobretaxa do aço. De acordo com o presidente Michel Temer, em último caso, o Brasil poderá levar o caso à OMC.

A Petrobras divulgou seu prejuízo de 2017: R$ 446 milhões, no quarto ano seguido com perdas. O resultado foi afetado por baixas contábeis e pelo acordo fechado com os investidores nos EUA, devido à ação coletiva movida contra a empresa.

No Rio, o assassinato de Marielle levantou questões sobre a intervenção federal. E a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, abriu um procedimento que pode levar à federalização das investigações sobre o caso. A morte de Marielle teve forte mobilização popular pelo país e importante repercussão internacional.

No âmbito da Lava-Jato, foi preso no início desta semana Marcelo Luiz Santos Martins, o delegado que chefia o Departamento Geral de Polícia Especializada, elite da Polícia Civil no Rio.

E segue a queda de braço entre o governo e o ministro do STF Luís Roberto Barroso, devido à modificação do indulto natalino do presidente Michel Temer, que beneficiou condenados por crimes de colarinho branco no último Natal. Esta semana, Barroso determinou que esses condenados não podem receber o indulto.

Outro debate envolvendo o STF diz respeito à volta da discussão no Supremo sobre prisão após condenação em segunda instância. A presidente do STF, Cármen Lúcia, afirmou que “não se submete à pressão” de políticos. O caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se enquadraria nessa situação.

Na economia, foi divulgada uma reação nas vendas do comércio em janeiro, com alta de 0,9% em relação a dezembro. Em 12 meses, o segmento acumula crescimento de 2,5%.

Nos EUA, o presidente Donald Trump demitiu o então secretário de Estado, Rex Tillerson, político moderado, e nomeou em seu lugar Mike Pompeo, diretor da CIA.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel foi reeleita para seu quarto mandato.

Após expulsão de diplomatas russos da Grã-Bretanha, a Rússia determinou a expulsão de diplomatas britânicos. A acusação inicial da Grã-Bretanha diz respeito ao envenenamento de um ex-espião na Inglaterra.

No fechamento desta quinta-feira, com forte influência dos papéis da Petrobras e do cenário externo, o Ibovespa registrou queda de 1,3%, aos 84.928 pontos. No mercado cambial, pressionada, a moeda americana teve alta de 0,9%, cotada a R$ 3,29.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 16/3, às 9h.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.