Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Highlights Econômicos: 'Tem Que Manter Isso Viu'

Publicado 12.12.2017, 10:33
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Comentei aqui semana passada que 2018 será o ano da dicotomia master!

ECONOMIA INDO BEM DENTRO DO POSSÍVEL X MERCADO OLHANDO ELEIÇÃO

Penso que é isso.

Tipo agora, onde tudo se resume a previdência. A quantos votos vai ter. A fechou ou não a porra da questão. O PSDB isso, aquilo. O centrão, etc, etc, etc.

Vamos ter ainda pesquisas, pesquisas, pesquisas, etc.

Enquanto isso, eu e tu, e o Setúbal (ITUB4 (SA:ITUB4)), o Alexandre Birman (ARZZ3 (SA:ARZZ3)), o Pedro Grendene (SA:GRND3) (VULC3), Frederico Trajano (MGLU3 (SA:MGLU3)), família Logemann (SLCE3 (SA:SLCE3)), etc, estaremos trabalhando. Fazendo a economia real que sustenta esse país. Olhando para essa economia real atualmente, a única coisa que me vem a cabeça é a célebre frase do melhor presidente do Brasil nos últimos 15 anos!

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Manter essa Produção Industrial que segue avançando. Segundo o IBGE, a produção industrial subiu 0,2% em outubro ante setembro, e avançou 5,3% na comparação anual. Assim, o acumulado do ano teve alta de 1,9%. Já o acumulado nos últimos 12 meses avançou 1,5%. Entre os setores, as principais influências positivas foram produtos farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e bebidas (4,8%), com ambos revertendo os resultados negativos registrados no mês anterior: -19,7% e -0,7%, respectivamente. Outras contribuições positivas vieram de confecção de artigos do vestuário e acessórios (4,3%), de metalurgia (1,6%), de máquinas e equipamentos (1,3%) e de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (3,8%).

Produção industrial

Na ponta negativa: produtos alimentícios (-5,7%) ; setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%); e de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-3,2%).

FLUXO NAS RODOVIAS

Outro dado interessante foi o fluxo pedagiado de veículos leves e o de pesados que apresentaram retração, respectivamente de 0,7% e 0,4%, em relação a outubro, na comparação mensal dessazonalizada. Ruim sim, mas, contudo, entretanto, todavia, no entanto. Olhando a dinâmica anual a situação não é ruim não. Na comparação com 2016, o índice total e suas aberturas seguem em sistemática elevação. Dá uma olhada na plan abaixo:

Índice de pedágios

buggFluxo de veículos

Mas penso que o grande ponto que pode sustentar mercado e controlar o pessimismo ou incertezas com as pesquisas e a sucessão no Brasil, será a continuidade dessa melhora macro!

“TEM QUE MANTER ISSO VIU”

Importante monitorar se os indicadores forem mostrando certo arrefecimento.

VEÍCULOS

Por ora tudo tranquilo. Setor teve até aqui um ano esplendoroso! Apesar de números nada pujantes de produção e vendas em novembro (gráficos abaixo), no ano (janeiro a novembro) o setor acumula alta 9,8% nas vendas e novembro mostrou uma expansão de 14,6% ante novembro de 2016.

Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), lembrou que a entidade começou o ano prevendo um avanço de 4% nas vendas de 2017.

Então: #TEMQUEMANTERISSOVIU

Produção de veículos mensal

Vendas de veículos mensal

AÇO

E já que estamos falando de carros, lembrei que tinha esquecido, rs.

Esqueci de comentar aqui o dado que saiu de vendas de aço no Brasil em outubro. Estatística do Instituto Aço Brasil.

Tio resume: venda de aço esse ano tem sido ok. Produção +8,5%, Consumo +4,8%, Importações +39% e Exportações +14%. Alguma melhora (#temqmanterissoviu). Barras azuis são os dados de 2017 que em geral ficaram acima de 2016.

Produção de aço bruto

A saída da exportação foi bem importante na real para que as usinas brasileiras conseguissem escoar seus produtos e melhorar margens (que o diga a USIM). Ahh a importação foi forte esse ano também mostrando que a competição no setor da forte.

Produção siderúrgica brasileira por tipo de produto

PAPELÃO

Venda de papelão ondulado é um baita proxy pro desempenho da economia. Até agora “so far so good”. As vendas de papelão ondulado (caixas, acessórios e chapas) chegaram a 312 mil toneladas em outubro, um volume 8,47% superior ao de igual mês de 2016.

#temquemanterissoviu!

Mas o último dado (outubro) da ABPO não foi lá de se comemorar

Na comparação com setembro, houve queda de 0,51% na expedição de papelão ondulado, considerando o ajuste sazonal. Sem considerar a sazonalidade, as vendas registraram alta de 4,27%.

Ainda assim de janeiro a outubro, a expedição totalizou 2,9 milhões de toneladas, ficando 4,71% acima do volume expedido nos nove meses iniciais de 2016.

INFLAÇÃO

Nem preciso nem falar neh. Poisé o indicador IPCA que saiu essa semana mostra que a inflação segue muito tranquila! 2,8% ante um projetado de 2,88%. Numa das taxas mais baixas da história!

#TEMQUEMANTERISSOVIU!

IPCA em 12 meses

JUROS

E mantendo a inflação sob controle dá pra baixar mais os juros. Decisão do Copom semana passada deixou em aberto espaço para mais quedas. Bom pra atividade! Veja que a curva curta (1 anos) já aponta pra 6,8%!!!

Títulos do Brasil a 1 anos

#TEMQUEMANTERISSOVIU!

Taxa Selic

CONCLUSÃO

Olhando pra economia o que posso dizer é:

TEM QUE MANTER ISSO VIU!

Sério se manter tá lindo. Não pode deixar cair o ritmo. Nem me preocupo com pressões inflacionárias e/ou gargalos caso a economia acelere pois acho que a probabilidade disso acontecer bem menor considerando o ano de eleição que temos pela frente.

Mas se manter ta lindo! Inflação controlada, juro baixo e a atividade se expandindo sobre uma base menos pior que foi a de 2016

Últimos comentários

E qy4$2
Eé w2
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.