Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

IBM: Ela é Discreta, mas Apresenta Bons Fundamentos!

Publicado 13.07.2020, 17:25
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Montando recentemente a minha Carteira de Ações Americanas, me surpreendi com a IBM (NYSE:IBM)!

Se me lembro bem, por ser fã de Warren Buffett e da escola de Value Investing, ele já mencionou em alguns dos seus livros ter investido na companhia.

Se comparada às gigantes do setor de informática e tecnologia, como Google (NASDAQ:GOOGL), Facebook, Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT) e por aí vai, talvez a gente nem se lembre que ela era um ícone nos anos 90.

Porém, os seus fundamentos podem ser o que todo investidor de valor procura na Bolsa!

Primeiro, a relação Preço/Lucro (P/L) está em 11,52. Pelo que a teoria indica, empresas com P/L de 10 a 20 podem ser as ideais para se investir.

Acima de 20 podem estar muito caras e abaixo de 10 muito baratas. “Quando a esmola é de graça o santo desconfia”. Muito barata assim na Bolsa é porque a companhia pode estar passando por alguma crise.

Um P/L de 10 a 20 pode indicar uma empresa madura, sólida, com boa participação de mercado.

A seguir, temos o Yield em 5,63%. Fazendo um comparativo com a Selic em 2,25% atualmente, investindo na IBM (NYSE:IBM) você poderia calçar os seus ganhos em Dividendos em mais de 2 vezes o que a Renda Fixa pode pagar ao ano aqui no Brasil, sem contar uma possível valorização do Dólar e sem considerar a oscilação de preço do papel. Nada mal para quem busca ganhos residuais.

Fonte: Investing.com

Agora, o histórico de LPA (Lucro Por Ação) de 2014 pra cá. ESTÁVEL! Sem grandes solavancos. O que pode indicar que a IBM possui o seu Market share fiel e que consegue projetar suas margens.

P/L desde 2014

Falando-se em Margem, hoje a empresa está com Margem Líquida em aproximadamente +12%. Isto é muito importante porque indica que a companhia consegue gerar LUCRO pela comercialização dos seus produtos e serviços. Uma premissa básica para você que tem o interesse em se tornar sócio.

IBM: Demonstrações Contábeis

Agora, a cereja do bolo. O sincronismo dos fundamentos com o gráfico. Note como no final da semana passada os preços testaram novamente a região de suporte em 114,10 formando um Engolfo de Alta.

Para quem está mais familiarizado com Price Action, isto é um gatilho de compra e pode indicar interesse dos compradores na região. Se confirmado, poderemos ter o início de um rali para as próximas semanas para um possível teste das resistências lá em cima em 152,90 e 158,70.

IBM: Análise Gráfica

Se caso o suporte em 114,10 for rompido, atenção para novas oportunidades de compras que poderão surgir em 105,90 e 90,50.

Abraços!

Últimos comentários

Bem discreta , a anos nessa mesmisse , a 4 anos estava 180 , hj 120 - muita discreção p meu gosto
Como posso montar uma carteira de investimento nos EUA morando aqui no Brasil ??
só abrir uma conta na Corretora Avenue
Avenue ou TD ameritrade. Avenue em portugues. Entre no site e pesquise, é fácil.
ja tem até a tal da pasfolio sem baseada na Avenue
É possível investir nela aqui no brasil?
só abrir uma conta na Corretora Avenue
Para ter acesso a essa ação no Brasil você terá que adquirir uma BDR da empresa, a IBMB34 (BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Para investir em BDR aqui, só com mais de 1 mi em investimentos. Além disso, não vejo vantagens, pois esses certificados não são diretamente ligados à empresa e ainda, tem menor liquidez (nem todo mundo tem 1 mi em investimentos, né?). Retirado do site do remessa online: Investidor não é sócio da empresa: os investidores não se tornam “sócios” da empresas, pois é o BDR que adquire a ação e não a pessoa física; Baixa liquidez: a negociação é considerada de baixa liquidez pelos papéis serem difíceis de vender no mercado.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.