Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

IBM Escolhe a Plataforma Stellar para Novo Serviço de Transferência de Pagamentos

Publicado 02.04.2019, 11:49
Atualizado 02.09.2020, 03:05

A International Business Machines (NYSE:IBM) lançou recentemente o serviço de transferência de pagamentos Blockchain World Wire. O mais surpreendente dessa solução talvez não seja seu fornecedor ou o fato de se basear na tecnologia blockchain, mas a plataforma de código aberto na qual foi concebida: Stellar Lumens, a nona criptomoeda mais popular por capitalização de mercado.

Jesse Lund, diretor da divisão de blockchain da IBM, elogia a rede de pagamentos e liquidação, ao dizer que ela consolida a liderança da gigante da tecnologia no âmbito da tecnologia blockchain. Lund caracteriza o desenvolvimento do World Wire – que já é utilizado por seis bancos internacionais, entre eles: RCBC, das Filipinas, Bank Busan, da Coreia do Sul, e Banco Bradesco (SA:BBDC4), do Brasil – da seguinte forma:

“Estamos construindo uma nova ideia, que é a capacidade de armazenar valor monetário eletronicamente e poder movimentá-lo ao redor do mundo em tempo real... Acredito que o problema dos pagamentos internacionais atualmente é a forma como os bancos se comunicam. A rede através da qual os bancos se comunicam é separada da rede ou dos trilhos pelos quais o dinheiro se movimenta.”

Muitos poderiam dizer que já é possível armazenar valor monetário eletronicamente e movimentá-lo em tempo real. Os bancos já são virtuais, embora os fundos armazenados não sejam totalmente digitais, ou seja, pode ser que a IBM não estivesse fazendo nada revolucionário nessa área, a menos que você leve em consideração o uso da Stellar pela Big Blue.

Até agora, a indústria bancária costumava usar a moeda rival XRP, conhecida anteriormente como Ripple. Isso porque, de acordo com seus desenvolvedores, “a tecnologia permite realizar transações financeiras internacionais de qualquer tamanho, de forma segura, instantânea e praticamente gratuita, sem estornos”. Mas, de acordo com Viabhav Kadikar, CEO da CloseCross, uma plataforma descentralizada de previsão do mercado, a Stellar é a cadeia preferencial para micropagamentos, além de ser extremamente barata:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“A IBM tomou uma decisão operacional ao escolhê-los [Stellar] como uma rede de desenvolvimento. Uma diferença considerável em relação à atual oferta virtual dos bancos é que o fluxo de fundos processados através do World Wire não exigirá a realização de reconciliações entre países. Esse processo normalmente envolve diversos bancos, inclusive federais, e a proposta do World Wire é melhorar de maneira geral a eficiência e a transparência.”

Segundo a IBM, a solução pretende ser uma nova espinha dorsal dos bancos, graças ao uso de blockchain, explica Alex Frenkel, vice-presidente de produção da Kin Ecosystem. Frenkel ressalta que a tecnologia blockchain é mais lenta e difícil de manter do que os bancos de dados convencionais, mas sua maior virtude é o intercâmbio direto de valor entre as pessoas ao redor do mundo.

“Não tenho certeza se essa é a forma mais eficiente de melhorar a espinha dorsal bancária”, complementa. “A verdadeira revolução com o blockchain e as criptos é acabar com a necessidade de usar bancos para enviar valores ao redor do mundo. Nessa visão, os bancos terão um papel completamente diferente no mundo financeiro e não vão lidar mais com o controle e a validação de intercâmbios de valores entre as pessoas".

Tirando os bancos da sua zona de conforto

Muitos bancos, no entanto, ainda estão operando dentro da sua zona de conforto, aponta Kadikar.

“Mas a realização de uma parceria com uma gigante da tecnologia como a IBM trará mais confiança para que testem novas tecnologias.”

“Grandes bancos e corporações precisam estar em sua zona de conforto quanto tentam testar ou utilizar novas tecnologias. Eles precisam de um parceiro sólido, grande e confiável com base em experiências prévias, bem como de uma solução aceitável por parte dos seus órgãos reguladores.”

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Nesse sentido, o lançamento do World Wire pela IBM é algo positivo para todo o cenário do blockchain, principalmente para a indústria de pagamentos onde as funções de back-end podem desenvolver soluções em grande escala dentro de um ambiente de blockchain, sem qualquer atrito na experiência dos usuários.

Também é possível defender a tese de que haverá uma queda nos tempos e nas taxas das transações graças a esse recente lançamento. Gadi Srebnik, líder da equipe de blockchain da Kin Blockchain, que é um fork da Stellar Blockchain, acredita que os benefícios para o consumidor final serão grandes. “Os clientes serão beneficiados com a redução do trabalho e dos custos por parte dos bancos", afirma.

Mais importante do que as eficiências em termos de fluxo de trabalho e liquidação é a criação de um padrão de tecnologia pela IBM, que todos os bancos precisarão seguir de agora em diante, afirma Jehan Chu, cofundador da Social Alpha Foundation e sócio executivo da Kenetic.

“Com o acirramento da concorrência entre os bancos, a liquidação internacional praticamente instantânea em suas redes tem tudo para se tornar a nova norma. A IBM está mostrando onde está o futuro das finanças, e ele está no blockchain. Os bancos estão mudando da era eletrônica para a era digital, e o blockchain é o seu tecido conjuntivo.”

Últimos comentários

pensando em ser um investidor começar do nada isso é possível?
Não.
 também não
@Cícero Santos ... sua mãe que deve ser o melhor investimento kkk
pensando em ser um investidor começar do nada isso é possível?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.