Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa a 120.000 Pontos, Será Que a Bolsa Vai Corrigir?

Publicado 27.01.2020, 08:23
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Existe um participante do mercado financeiro, se é que posso chamá-lo assim, que é um dos que mais me deparo ou que ouço comentários de seguidores e amigos sobre as suas “análises e avaliações”. São os “profetas do apocalipse do mercado financeiro”.

Pode parecer brincadeira, mas essas “figuras” conseguem colocar bastante medo nos investidores e em alguns momentos, até conseguem bastantes seguidores. Na verdade, isso nada mais é que uma estratégia de marketing, muito conhecida, que visa captar sua atenção pelos possíveis “lucros” expressivos ou pelo medo!

Deixando as estratégias de marketing digital de lado, vamos partir agora para uma linguagem mais técnica e analítica sobre a situação da nossa principal bolsa de valores, a B3 – e é claro – vamos falar do Ibovespa e sua pontuação que está batendo máximas históricas.

Analisando o histórico do Ibovespa

Se tratando do mercado de renda variável, mais especificamente do mercado de ações, o nosso “índice da bolsa” contempla as principais ações mais negociadas no pregão.

Em determinada época do ano ou da década, esse índice sofre oscilações positivas e negativas. O Ibovespa, por exemplo, é impactado por movimentos de alta nos pontos, sendo pegos em seguida por movimentações de correção.

Se observarmos o Ibovespa de 1990 até os anos 2000, vamos notar um grande crescimento nos seus pontos. Dos anos 2000 até 2008, também houve outro grande crescimento para nossa bolsa de valores e para o nosso índice.

Porém, a partir de 2008, afetado pela crise da bolha “subprime” nos Estados Unidos, seguido por uma crise doméstica no Brasil, ligada diretamente a nossa economia e a uma crise política, o Ibovespa entrou em um túnel de negociação “perverso” onde não se superava os 70.000 pontos, por um período de quase 10 anos.

Apenas algumas poucas empresas, como foi o caso das ações de Magazine Luiza (SA:MGLU3), conseguiram seguir em uma tendência de alta, diferente do Ibovespa.

Crises econômicas no mercado internacional ou no mercado doméstico parecem bem tristes e estressantes, pois empregos são perdidos, empresas são fechadas e as pessoas sofrem com isso. Mas, o fato é que na visão de alguns economistas e até mesmo alguns “mega” investidores, as crises são boas, pois elas acontecem justamente para eliminar os desequilíbrios do mercado, trazendo os preços para um nível equilibrado e justo.

E em alguns momentos, as correções/crises, podem gerar grandes oportunidades de compra de alguns “papéis” de grandes empresas por uma “pechincha”. Enfim, nesse sentido, tenho certeza que as visões e as opiniões variam bastante.

De qualquer forma, de 2008 até meados de 2018, podemos afirmar que não houve evolução em nossa bolsa e no Ibovespa. Os 73.516 pontos de fechamento nominal em 2008, só foram ser superados novamente 10 anos depois. Porém, o fato mais interessante e que é o tema principal deste artigo, são justamente os comentários e murmurinhos com relação ao Ibovespa e sua pontuação, que começaram a surgir depois do rompimento dessa marca histórica e simbólica.

O que muitos dizem sobre o Ibovespa

A partir do momento que os 74.000 pontos foram rompidos para cima, se tornou muito normal ouvirmos de várias e várias pessoas, com pouco ou até muito de tempo de experiência com investimentos – a seguinte frase:

“Olha só, o índice está muito esticado agora, a bolsa está subindo, mas o Brasil não melhorou.”

“A produção industrial e os resultados do varejo não justificam um Ibovespa a 80.000 pontos.”

“O mercado subiu muito agora tem que corrigir, 100.000 pontos é surreal para a nossa bolsa brasileira!”

Esses são apenas alguns dos comentários recentes.

Pode até ser que alguns dos comentários acima estejam corretos ou que venham a se tornar verdade no futuro. Mas até quando ou quanto mais o índice precisa subir para que esses comentários se tornem verdade? Será necessária uma crise mundial apocalíptica para o Ibovespa corrigir como algumas pessoas têm mencionado? Nesse caso, a culpa não seria nossa pelo índice ter subido tanto e depois corrigido, nem das correções de curto prazo que são bem comuns.

O que eles esquecem…

Alguns investidores se esquecem que o nosso índice é composto por um pouco mais de 60 das principais empresas mais negociadas na B3 e que algumas empresas que fizeram parte do Ibovespa no passado, hoje não fazem mais.

Temos empresas que compõem o Ibovespa hoje, que no futuro infelizmente não vão mais fazer parte e vão dar a oportunidade para outra empresa que esteja com destaque em suas negociações na B3. É dessa forma que o mercado funciona e é assim que os principais índices mundiais se mantém em alta por décadas, mesmo após grandes depressões, como foi a grande crise de 1929.

Alguns investidores também se esquecem de outro fato ou dado relevante: algumas pessoas enxergam os atuais 118.000 pontos, de forma nominal.

Desse jeito, se torna muito simples criar uma opinião sobre a pontuação do Ibovespa! Precisamos fazer as comparações adequadas para saber se o nível de crescimento da nossa principal bolsa de valores, está de acordo com o crescimento mundial.

Se verificarmos o gráfico do Ibovespa dolarizado por exemplo, podemos notar que o índice ainda não superou a pontuação de 2008 e 2011, ou seja, temos ainda um caminho longo para percorrer e fazer o índice superar os topos históricos daqueles anos, até superarmos os topos de 2008 e 2011 e recuperarmos o tempo perdido na recessão que teve seu auge nos anos de 2013, 2014 e 2015. O gráfico abaixo pode ilustrar isso para nós.

Ibovespa em Dólares

Conclusão

Não tente adivinhar qual a situação atual do mercado, das empresas, da bolsa de valores ou qual será sua movimentação nos próximos dias, nem muito menos dar um “chute”. Não é porque os pontos do índice subiram muito que agora “tende” a cair. Se tratando do mercado financeiro e mais especificamente de investimentos no mercado de capitais, toda e qualquer movimentação em sua carteira precisa estar fundamentada.

Faça as devidas análises ou procure a ajuda de profissionais especializados que acompanham e entendam do mercado financeiro, para lhe fornecer orientação adequada.

E mesmo em momentos onde o Ibovespa possui realmente uma expectativa de queda, lembre-se que em momentos de crise no Brasil, ações de empresas do varejo e do setor bancário, romperam topos e mais topos, superando recordes atrás de recordes de alta nos preços de suas ações.

Além do fato de que quando os preços das ações estiverem caindo vertiginosamente, você tem a oportunidade de colocar em teste as suas habilidades de trabalhar vendido “descoberto em ações” utilizando o BTC (aluguel de ações) ou realizar a montagem de operações especulativas com opções (derivativos do mercado de ações) que se beneficiam com uma queda nos preços das ações.

Não existe motivo para deixar o seu dinheiro parado ou de baixo do colchão com medo da próxima crise mundial. Crises sempre vão existir e se repetir infinitas vezes. O seu patrimônio, estando em dinheiro, em espécie, está sempre “tomando” prejuízo por causa da inflação, então nunca se esqueça da seguinte lição: Se a expectativa é de alta para ações, invista em ações. Se no futuro esse mercado não estiver tão interessante assim, realize investimentos em outros setores ou simplesmente fique “short”, “bearish”, vendido nesse mercado.

O que importa, é que o seu patrimônio não fique em dinheiro, em espécie, pois assim você investidor, estará sempre “tomando” prejuízo pela inflação ou pela desvalorização cambial, como aconteceu nos últimos anos.

Últimos comentários

Fato!
Disponha! Abraço.
Eu sempre comento na sala do índice SP 500 que sempre os cavaleiros do apocalipse aparecem quando as ações estão caindo. quando estão subindo, somem todos.
Parabéns pelo texto! Realmente, a análise do gráfico dolarizado nos dá um pouco mais de confiança.
Obrigado André! Nos acompanhe em nossas redes por "Investidor Independente e Canal do Investidor". Será um prazer ajudar! Abraço
Parabéns pelo texto! Realmente, a análise do gráfico dolarizado nos dá um pouco mais de confiança.
excelente análise.
Agradeço Francisco! Nos acompanhe em nossas redes por "Investidor Independente e Canal do Investidor". Será um prazer ajudar! Abraço
Nem li o conteúdo,mas pelo título,correção é ótimo,as compras ate morrer.
não precisou a bolsa corrigir, o Corona virus ja ta fazendo isso kk
Como alguns analistas estão dizendo “ainda é muito cedo para se tomar qualquer decisão baseada nesta informação”. Por isso é importante acompanhar as notícias diariamente. Temos vários conteúdos em nossas mídias. Procure por “Investidor Independente”. Abraço.
Mais do mesmo..... Textinho de trabalinho de escola....
Lucas, para muitos os artigos são enriquecedores, para outros apenas textos. Caso precise de algo mais completo, se inscreva em nosso canal do youtube. “Luis Outi - Canal do Investidor”. Abraço!
precisou de um vírus, para bolsa corrigir, kkkkk
1) O Brasil só piorou nos últimos anos.. 2) A bolsa subiu de 2016 a 2019 sem qualquer sustentação.. 3) A reforma da previdência em nada vai ajudar o Brasil zerar o déficit primário. . 4) Não sou apóstolo do apocalipse. Apenas penso como todos os estrangeiros.
Você pode estar certo, mas se não investiu em bolsa em 2016, deixou de ver seu patrimônio ser multiplicado por 3,5.  O que você prefere, estar certo ou ganhar dinheiro?
Ricardo, o Brasil passou por muitos anos esquecido, economicamente falando. Sobre ter uma solução instantânea, que poderá “salvar” o país e a bolsa a curto prazo... Não temos! Deve ser por isso que as reformas estão acontecendo não é mesmo? Agradeço sua participação.
sim. vai corrigir. agora!
Agora sim! Eu estava pensando em deixar meu dinheiro debaixo do colchão, mas depois que li essa matéria mudei completamente de ideia. Que texto fantástico!
Paulo, é sempre bom pensar que o seu dinheiro poderá estar trabalhando por você! Desta forma é importante também saber onde investir. Acompanhe a nossa equipe em nossas mídias sociais, como “investidor independente”. Estaremos à disposição em ajudar!
Falou e não falou nada!
Robert, o artigo é técnico e é baseado em estudos planejados. Obviamente não será escrito frisando a certeza. Até porque não sabemos o que acontecerá em um mês ou daqui 10 anos. Caso precise de ajuda, eu e minha equipe estaremos à disposição. Abraço!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.