Ibovespa na mínima do ano! Cilada ou oportunidade?

 | 10.06.2024 14:05

Na última semana, uma enxurrada de notícias extremamente pessimistas trouxeram medo e até mesmo pânico a alguns investidores.

Essas notícias afugentam e amedrontam os investidores, em especial o iniciante, mas porque será que isso acontece?

Esse questionamento pode ser respondido com uma frase de Warren Buffett, que afirma: “o risco vem de não saber o que você está fazendo”.

Há mais de 70 anos, Benjamin Graham nos ensinou: “o verdadeiro investidor não deve pautar seu comportamento (e investimentos) pelas flutuações do mercado”.

Frases do tipo: “compre aos sons dos canhões e venda aos sons dos violinos” são muito proferidas, mas na prática, nesses momentos pouco se lê a esse respeito, pois as notícias e manchetes negativas tomam conta do noticiário.

A grande verdade é que não é possível prever se a bolsa continuará caindo, se andará de lado, ou se irá iniciar uma trajetória de alta, porém, isso pouco deve importar ao verdadeiro investidor, mas porquê?

“Sempre me perguntam o que eu acho da bolsa e do mercado. Eu não acho nada. Eu não me preocupo. Sabe por quê? Eu não olho para eles. Eu sempre avalio o projeto da empresa, como ela se comporta e seus números.”

A frase acima é do maior investidor pessoa física da bolsa valores brasileira, Luiz Barsi Filho, e o verdadeiro entendimento e compreensão dessa frase, fará com que você desfrute melhor dessa leitura e, principalmente, tenha uma mentalidade de investidor e não de especulador.

A seguir, alguns indicadores para sua análise e reflexão:

OBS: Os exemplos utilizados nessa publicação são apenas para fins didáticos, NÃO CONFIGURANDO RECOMENDAÇÃO DE COMPRA/VENDA.

É importante salientar que os indicadores, desculpem a redundância, apenas indicam e não devem nunca serem analisados isoladamente.

Os exemplos foram apresentados para fins didáticos, com o intuito de evidenciar que boas empresas, atuantes em setores perenes e relevantes de nossa economia, tendem a apresentar lucros e receitas crescentes ao longo do tempo.

No momento atual, as 03 empresas apresentam um dividend yield (DY) superior e um P/L (preço sobre lucro) inferior ao da média das empresas da bolsa.

Na semana passada, em meio a todas essas manchetes, ao responder a um questionamento muito comum entre iniciantes, propus que a pessoa encontrasse algum investidor que possuísse uma ESTRATÉGIA baseada em dividendos, com o OBJETIVO de geração de renda passiva, que investe há pelo menos uma década e questioná-la se, por ventura, se arrependeu de trilhar esse caminho.

Te convido a fazer esse exercício, acredito que você conheça algum parente, amigo ou parente de algum amigo que investe consistentemente há bons anos na bolsa de valores, procure conversar e aprender com essas pessoas, caso não seja possível, procure na internet a entrevista de famosos investidores, e caso prefira a literatura, deixo uma sugestão de livro que aborda o tema, cujo título é - Ricos, Sábios e Felizes - que reúne princípios de Charlie Munger, Howard Marks, John Bogle dentre outros grandes investidores bem sucedidos.

Por fim, nunca se esqueça: não é estar ou não estar na bolsa, é permanecer na bolsa.

Charlie Munger nos ensinou que “o grande dinheiro (ou o dinheiro de verdade) não está na compra e na venda, mas sim na espera”.

Raciocinar e agir contra intuitivamente, ir além do primeiro nível de pensamento, basear-se em dados e não em narrativas, distinguir valor de preço, utilizar da razão e não da emoção são fundamentais para que você se distancie da multidão.

Estar na zona de conforto e sentir-se parte de um grupo é aconchegante, apresenta uma (falsa) sensação de segurança a muitas pessoas, porém é válido salientar que a frase acima, de Luiz Barsi Filho, é de 2021, porém bastante atual, comprovando que os mercados são feitos de ciclos, e que costumeiramente, o futuro tende a repetir o passado.

Não é possível mudar o passado, mas o teu futuro só depende de você!

OBS: Os exemplos utilizados nessa publicação são apenas para fins didáticos, NÃO CONFIGURANDO RECOMENDAÇÃO DE COMPRA/VENDA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Rafael Ratto

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações