Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Interesse Global na Regulamentação das Criptomoedas Ganha Força

Publicado 07.03.2018, 08:40
Atualizado 02.09.2020, 03:05
  • As agências reguladoras globais continuam a ponderar a regulamentação das criptomoedas.
  • Alguns países adotaram as moedas alternativas, enquanto alguns continuam mais céticos
  • Os comentaristas do mercado apoiam a regulamentação como forma de ampliar a utilização geral
  • Os bancos centrais ainda tentam entender totalmente essa classe de ativos

O ritmo da regulamentação das criptomoedas — ou, pelo menos, a discussão sobre a regulamentação — vem ganhando força globalmente, embora em velocidades diferentes para as diferentes regiões. No entanto, à medida que a popularidade do bitcoin, ethereum, ripple, litecoin e altcoins 'irmãs' cresce e a classe de ativos das moedas digitais se torna mais mainstream, parece que 2018 poderia se tornar o ano da regulamentação.

Na semana passada, o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, alertou que as criptomoedas poderiam ser um risco para a estabilidade financeira e enfatizou que é hora de manter o ecossistema dos cripto ativos nos mesmos padrões que o sistema financeiro. Ele descreveu as gigantescas oscilações de preços e a extrema volatilidade observada nos mercados de criptomoedas como uma "euforia especulativa".

Em um discurso intitulado "O Futuro do Dinheiro", feito no dia 2 de março na abertura da Conferência de Economia Escocesa, patrocinada pela Universidade de Edimburgo, mas que ocorreu na sede da Bloomberg em Londres por causa do mau tempo, Carney disse:

"Um melhor caminho seria regulamentar os elementos do ecossistema dos cripto ativos para combater atividades ilícitas, promover a integridade do mercado e proteger a segurança e solidez do sistema financeiro"

Aqui está a apresentação completa:

O escrutínio governamental do ambiente das criptomoedas varia de acordo com o nível de gravidade e da região, e os recentes desenvolvimentos notáveis por país incluem:

Estados Unidos

Embora ainda não exista uma política sólida, a Comissão de Valores e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) entrou em ação para parar vários ICO problemáticos e tem pedido cautela ao investir em criptomoedas. O Departamento de Tesouro dos EUA, através de uma resposta ao senador Ron Wyden, do Oregon, salienta que aqueles que investem em ICOs estarão sujeitos às regras existentes para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Venezuela

Nem todos os países são céticos com relação as criptomoedas. Alguns, como a Venezuela, acreditam que há potencial de receita soberana nas moedas alternativas, embora ainda deva ser visto se isso é realista ou não. O recente movimento polêmico da nação sul-americana para lançar sua própria moeda digital, o Petro, respaldado pelo petróleo, ganhou muitas manchetes. Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, afirmou recentemente que seu governo recebeu mais de 171 mil pedidos de compra para o Petro, que ainda não foi lançado.

No entanto, na terça-feira, a Assembleia Nacional do país anunciou que acredita que o Petro é inconstitucional, denunciando o projeto como uma fraude e potencial ameaça para os investidores. A blockchain pode salvar a Venezuela dos seus profundos problemas econômicos? Os mercados ainda estão incertos.

Camboja

Usando o Petro como exemplo, o Camboja parece estar considerando o lançamento de seu próprio projeto de criptomoedas, chamado de Entapay, de acordo com um press release divulgado na sexta-feira passada, antes da abertura do ASEAN BlockChain Summit de 2018, em Phnom Penh, capital do Camboja. Embora o material explicativo para a imprensa enfatize que a economia do Camboja está "crescendo", o lançamento explica que, com essa iniciativa, o Camboja aproveita a oportunidade para participar da economia global e as revoluções científicas e técnicas para se tornar "um país alicerçado em blockchain".

China

É justo dizer que a China esteve na vanguarda da tentativa ativa de reprimir as criptomoedas — sejam as ofertas iniciais ou a negociação. O movimento mais recente do governo envolve reguladores, segundo as informações, bloqueando contas de redes sociais mantidas por exchanges de criptomoedas que ainda oferecem serviços no país.

Japão

Até hoje o Japão tem apoiado as criptomoedas mais do que os vizinhos asiáticos. Recentemente, dezesseis exchanges licenciadas de criptomoedas no Japão formaram uma nova organização autorreguladora, um esforço que vem na sequência de um hack que resultou no roubo de US$ 500 milhões de tokens NEM em janeiro passado.

Israel

As criptomoedas foram manchetes globais depois que o Tribunal de Recursos de Israel declarou que os maiores bancos do país não podiam fechar as contas bancárias de um operador de moedas digitais até que uma revisão da regulamentação fosse concluída. As negociações regulatórias nesse país do Oriente Médio estão em andamento, à medida que os legisladores procuram uma maneira de proteger os investidores da alta volatilidade que caracteriza grande parte da negociação das criptomoedas, sem também interromper a inovação blockchain local.

Rússia

Durante uma reunião da Federação Russa realizada no dia 27 de fevereiro, os funcionários da Rússia consideraram uma série de emendas ao projeto de lei "On Digital Financial Assets" do país durante uma reunião do Ministério do Desenvolvimento Econômico. Entre as propostas: Incentivos fiscais para lucros em transações relacionadas com criptomoedas para lucros corporativos e privados.

Oleg Seydak, CEO da Blackmoon, uma plataforma de gerenciamento de ativos, observa que o Japão já reconheceu o bitcoin como um método de pagamento legítimo:

"De acordo com a Japanese Financial Services Agencyo bitcoin é reconhecido pelo governo japonês como método de pagamento, mas não como moeda. Além disso, o governo local decidiu aceitar doações de bitcoin para promover o turismo na cidade de Hirosaki. Muitas exchanges de criptomoedas são registradas pelo governo e, de acordo com aReuters, 16 delas estabelecerão um órgão de auto-regulamentação para prevenir fraudes no setor. Essa ação evitará casos como o recente roubo de US$ 500 milhões da Coincheck. No geral, o Japão pode, no meu ponto de vista, ser definitivamente considerado um país amigo para as criptomoedas em comparação com outros países vizinhos da região ".

Ele também dá detalhes adicionais sobre a iniciativa do Ministério das Finanças da Rússia:

"O projeto de lei deve ser aprovado em maio-junho de 2018. [O] Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças ainda não concordaram sobre as exchanges de criptomoedas e uso monetário; o Banco Central pensa que as moedas podem ser trocadas apenas por tokens [alternativos], enquanto o Ministério das Finanças sugere usar criptomoedas como pagamento e tornar legal o câmbio com o rublo. A Rússia também é o principal país em número de ICOs (membros de origem Russa aparecem muito frequentemente em equipes de startup blockchain)".

Muitos comentaristas do mercado de criptomoedas estão encorajando a regulamentação das criptomoedas e um número significativo aplaudiu o recente discurso de Carney. Dr. Jeppe Stokholm, sócio e conselheiro geral da Black Swan, uma empresa VC com sede em Zurique, na Suíça, concorda com Carney:

"Chegou o momento de manter o ecossistema cripto nos mesmos padrões que o restante do sistema financeiro. Não tenho medo de regulamentação financeira das criptomoedas. Em vez disso, espero que seja implementada o mais rápido possível para que tenhamos uma concorrência leal e um mercado seguro ".

Angela Walch, professora associada da Escola de Direito da St. Mary's University, no Texas, e pesquisadora do Centro de Tecnologias Blockchain na University College London, diz: "Acho o discurso encorajador, pois mostra que o Banco da Inglaterra está atento aos riscos para a estabilidade financeira que as criptomoedas podem representar para o sistema financeiro principal".

Walch explica que, embora Carney não veja as moedas alternativas como um risco de estabilidade financeira no momento, devido ao seu tamanho relativamente pequeno, ele reconhece que elas poderiam representar esse risco no futuro se forem mais amplamente utilizadas ou investidas, ou se eles desenvolverem ligações adicionais com o sistema financeiro. Walch continua dizendo: isso também indica que a festa acabou para as exchanges de criptomoedas — eles terão que crescer e seguir as regras que outras corretoras financeiras estão seguindo, ou serão fechadas.

Bancos Centrais no Modo Reação

Eddy Travia, CEO da Coinsilium, uma empresa que financia e gerencia o desenvolvimento de empresas nos estágios iniciais de tecnologia blockchain, diz:

"Penso que a maioria dos bancos centrais estão no "modo reação" e devem assumir uma posição proativa para entender essa nova e importante classe de ativos".

Travia explica que a maioria das exchanges de criptomoedas já tem regras rígidas, embora algumas jurisdições percam os benefícios econômicos dessa nova classe de ativos se inclinarem-se para regulamentações restritivas em vez de uma abordagem mais equilibrada que visa regulamentar adequadamente ao promover um negócio propício ambiente.

Evgeny Ponomarev, cofundador e CEO da Fluence está envolvido no criptoespaço desde 2011, quando minerou seus primeiros bitcoins em CPU. Como um "estadista mais velho", ele vê o macro ambiente crescendo de forma mais amigável para o ativo, mesmo quando os governos individuais lutam para melhor compreendê-lo:

"Como você pode ver, cada país está tentando encaixar as cripto em seu próprio estado de coisas atual (economia, regime, política externa). A explicação é simples: ainda não existe uma definição de criptomoedas com a qual todos possam concordar. Cada criptomoeda tem sua própria finalidade única e os reguladores não conseguem encontrar uma solução "tamanho único". Em tais condições, eles naturalmente tentam encontrar, de forma temporária, "consertos" que se "ajustem à nossa agenda política e econômica atual".

A melhor maneira para os governos atuarem neste ponto, diz Ponomarev, é desenvolver uma taxonomia para os ativos cripto com base em seu papel e finalidade. Isso leva tempo e deve vir da comunidade porque estamos à beira de aplicativos da vida real para moedas digitais. Ele acrescenta:

"Embora o caso de uso mais difundido para as moedas digitais agora seja a negociação especulativa, não é de admirar que a maioria das regulamentações se concentre apenas nesse aspecto. Antes de tomar medidas, os governos devem aguardar por aplicativos na vida real mais variados e viáveis para as criptos, e não apenas a reserva de valor do (bitcoin) ou contratos inteligentes do (ethereum). Assim, a melhor maneira para que qualquer país descubra como tratar as cripto é participando do desenvolvimento do mercado e apoiando novos projetos na área".

Encorajar a Destruição Criativa

Dr. Stokholm menciona o economista político austríaco-americano Joseph Schumpeter, que, há cerca de 100 anos, elucidou a noção de destruição criativa, o fenômeno da mudança dos ciclos econômicos e a ascensão e queda dos players econômicos. A questão de Schumpeter: a inovação empresarial e os novos desenvolvimentos podem destruir os elos mais fracos do mercado, mas também ajudam os novos produtores econômicos a crescer e prosperar, tornando os mercados livres mais fortes e menos frágeis.

Os investidores cripto não precisam temer a regulamentação financeira. Em vez disso, Stokholm acrescenta: "Espero que sejam implementadas o mais rápido possível para criar uma concorrência leal e um mercado seguro".

Últimos comentários

Infelizmente existem pessoas, governos como os citados. Infelizmente o BTC não foi criado para isso; ficar a mercê dos governos, bancos ETC... É uma pena pessoas dessas naturezas. Gostaria que não desse certos estas regulamentações.
Acho isso um absurdo.. aprovando,todos usam e acaba desvalorizando a moeda
Sandy vai procurar o Júnior, porque de criptomoeda você não entende!
Não acredito nisto
Eu acredito que se tiver regulamentação acabará o intuito porque o BTC foi criado.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.