Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Investidores do Baidu: Tenham Paciência

Publicado 16.05.2017, 14:29
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Resultados conduzem ações. No momento, a Baidu Inc (NASDAQ:BIDU), serviço chinês de buscas na internet, está redistribuindo o foco de suas atividades geradoras de lucro e aumentando as despesas em outras partes. Por causa disso, não esperamos ver muitos resultados de crescimento em curto prazo, embora Wall Street o veja. Por este motivo, permanecemos à margem.

Exige-se paciência de longo prazo para manter as ações

Durante seu último anúncio de resultados em 27 de abril, a Baidu fez múltiplos comentários sobre inteligência artificial (IA) ser seu novo foco, mas destacou que se trata de uma "proposta de longo prazo". Acreditamos que eles estão nos dizendo para não esperar fortes resultados em curto prazo.

Wall Street, entretanto, espera grandes crescimento nos resultados neste semestre e acreditamos que há algumas razões que levarão os resultados a não atenderem às expectativas.

Mudança da Internet Móvel para Inteligência Artificial

A Baidu tem investido em sua atividade central de buscas. A atividade central estava gerando receitas e lucros. Agora, entretanto, eles estão transferindo investimento para IA. IA não tem o retorno de curto prazo nos lucros que a atividade central possui.

Abaixo, a mudança nos gastos de sua atividade central (SG&A) para sua nova atividade (R&D em inglês).

BIDU: mudança de SG&A para R&D

A empresa estava fazendo uma mudança enorme para IA, representada pela linha R&D (pesquisa e desenvolvimento). Você pode ver a taxa de crescimento de pesquisa e desenvolvimento aumentando pelos últimos quatro trimestres. A combinação de queda nas despesas operacionais (que incluem a publicidade conduzindo os lucros da atividade central de busca) e despesas de pesquisa e desenvolvimento (que conduzem as receitas no futuro) tem um impacto negativo nos lucros atuais. Receitas menores e mais despesas provavelmente reduzirão os lucros.

Não se sabe quando haverá recuperação do investimento em IA. A Baidu vê a oportunidade de que em algum momento no futuro as pessoas farão buscas por voz e a busca se tornará mais intuitiva utilizando IA.

Uma vez que a Baidu está transferindo investimento de geradores de lucro em curto prazo para geradores de lucro em longo prazo, é justo assumir que as oportunidade de lucros serão afastadas, ferindo os resultados de curto prazo.

Investimento em vídeo

A Baidu também vê uma grande oportunidade em vídeo. Vídeo é uma grande oportunidade para qualquer empresa que tem grande tráfico porque vídeo leva a assinaturas e mantém as pessoas on-line. A Baidu também investe nisso.

Com a parceria recentemente firmada em abril com a Netflix Inc (NASDAQ:NFLX), esses gastos poderão crescer ainda mais.

Confira os gastos em conteúdo até o momento, que mostra a linha dos custos de receitas, que atingem largas margens.

BIDU: Crescimento do Conteúdo

Os custos de conteúdo têm crescido em fortes dois — ou até três — dígitos. Há um risco aos resultados se o crescimento do conteúdo acelerar de volta com o acordo com a Netflix.

Receitas podem não ser suficientes

Se há um ano o crescimento das receitas desacelerava a cada trimestre, as receitas este ano facilmente batem pequenos números de crescimento. Ainda assim, isso pode não ser suficiente porque as despesas crescem muito mais rapidamente. Isso poderia reduzir o desempenho dos resultados líquidos.

E quando você pensa a respeito da Baidu reduzir o investimento em seus principais geradores de receitas, isso seria uma barreira à tendência positiva das receitas.

Riscos nos Resultados

BIDU: Modelo

Ao se rever o modelo (e ainda permanecendo conservador ao não assumir a aceleração de vídeo e de pesquisa e desenvolvimento) mostramos que há risco aos resultados no semestre passado contra os números de Wall Street. Por esse motivo, permanecemos à margem.

A combinação de receitais crescendo mais devagar dos que as despesas — no caso, gastos com conteúdo e pesquisa e desenvolvimento — causam riscos ao aumento da rentabilidade.

Não afirmamos que nossos números são perfeitos, mas parece haver uma direção negativa em relação aos números de Wall Street.

BIDU: Semanal 2016 - 2017

Gráfico da Baidu

O gráfico da Baidu parece querer subir com uma possível ruptura. Está tudo bem para nós deixar dessa forma até chegarmos a este semestre do ano. Também queremos ver os números de Wall Street baixarem ou mais clareza de que IA pode gerar rendimentos à Baidu logo antes de nos empolgarmos com o gráfico da Baidu.

Conclusão

A Baidu tem uma grande oportunidade na China, mas investidores este ano podem enfrentar uma escalada nas despesas. Isso pode reduzir a rentabilidade. Não gostaríamos de vender a Baidu apesar dos riscos de rentabilidade este ano porque a oportunidade é grande e o posicionamento deles é forte. Mas os riscos de rentabilidade aos números de Wall Street podem forçar os investidores a precisar de paciência. Isso nos mantém à margem.

Aviso: Os títulos informados pela Elazar Advisors, LLC, são conduzidos por nossas metodologias diárias, semanais e mensais. Temos uma cobertura diária que muda mais frequentemente o que é informado a nossos membros premium e pode ser diferente do que foi relatado acima.

Partes deste artigo podem ter sido publicadas anteriormente para nossos assinantes ou clientes. Todos os investimentos possuem muitos riscos e podem perder capital em curto ou longo prazo. Este artigo tem apenas fins informativos. Ao lê-lo, você concorda, entende e aceita que você toma toda e qualquer responsabilidade para suas decisões de investimentos por sua própria conta e risco e não responsabilizará de qualquer forma a Elazar Advisors, LLC e partes relacionadas. Qualquer estratégia de negócios pode acarretar perda de dinheiro e qualquer investidor precisa entender os riscos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.