Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Investidores Lutam para Comprar Ativos de Alto Risco Novamente

Publicado 13.07.2020, 17:20
Atualizado 09.07.2023, 07:31

Sim, certamente vivemos em tempos interessantes. Este, o último segmento do nosso artigo de várias partes sobre as atuais expectativas econômicas globais e nos EUA para o segundo trimestre e o terceiro trimestre de 2020, bem como pontos de dados atuais, expressando preocupações atuais reais, pedimos que você continue usando o bom senso para ajudar a proteger seus ativos e famílias do que acreditamos ser um final muito volátil para 2020. Se você perdeu os dois primeiros segmentos deste artigo de pesquisa, reserve um momento para analisá-los antes de continuar.

Em 24 de maio, publicamos este artigo relacionado à nossa pesquisa de superciclo. É fundamental que você entenda o que realmente está acontecendo no mundo à medida que avançamos nesses grandes superciclos de 21 a 85+ anos e aplique esse conhecimento aos dados que apresentamos nos dois primeiros segmentos deste texto de pesquisa. Nesse artigo, citamos Ray Dalio em um artigo recente publicado relacionado à sua pesquisa de ciclo.

 

“Em resumo, após a criação de um novo conjunto de regras estabelecer a nova ordem mundial, normalmente há um período pacífico e próspero. À medida que as pessoas se acostumam, apostam cada vez mais na continuidade da prosperidade e emprestam cada vez mais dinheiro para fazer isso, o que acaba levando a uma bolha. À medida que a prosperidade aumenta, a diferença de riqueza aumenta. Eventualmente, a bolha da dívida explode, o que leva à impressão de dinheiro e crédito e ao aumento de conflitos internos, causando algum tipo de revolução de redistribuição de riqueza, que pode ser pacífica ou violenta. Normalmente, no final do ciclo, o império líder que venceu a última guerra econômica e geopolítica é menos poderoso em relação às potências rivais que prosperaram durante o período, e com as más condições econômicas e as divergências entre as potências, normalmente há algumas tipo de guerra.

 

"Dessa dívida, avarias econômicas, domésticas e de ordem mundial que assumem as formas de revoluções e guerras surgem novos vencedores e perdedores. Depois, os vencedores se reúnem para criar as novas ordens domésticas e mundiais".

 

Essa afirmação bastante assustadora sugere uma coisa de que todos nós precisamos estar cientes neste momento: o que os ciclos econômicos atuais e futuros provavelmente apresentarão e como o mundo navegará nesse processo de transição de ciclo.

Em nossa opinião, o evento massivo de ciclo que está ocorrendo pode não atrapalhar a ordem mundial, como sugere Dalio. Há uma probabilidade muito forte de que os processos de crédito/dívida possam se tornar o "dano colateral" dessa transição de ciclo, mas não muito mais do que isso deve mudar. A ordem mundial e nações poderosas em todo o mundo estão profundamente conscientes de que o início da Segunda Guerra Mundial devido a uma crise de crédito/dívida não foi do interesse de ninguém. O mundo tem capacidade suficiente para lidar com essas preocupações sem explodir o planeta em pedaços no processo.

Nossa pesquisa sobre o super-ciclo sugere que entramos em um período muito semelhante a 1919~1920 - um "bom momento estrondoso" provavelmente já se estendeu além de níveis razoáveis. Nossa pesquisa sugere um pico massivo em eventos de ciclo perto de 2023~24 após um ciclo de suporte já substancial de 2007~08 a 2023~24. É provável que este período de tempo, de aproximadamente 17 anos, seja uma mistura das fases de crise e desvantagem do superciclo. Acreditamos que a fase mais ampla da crise continuará em transição ao longo de um período de tempo que vai de 2031 a 2034. Isso sugere que podemos ter outros 11 a 15 anos ou mais de um enorme ciclo em todo o mundo.

Dados de pesquisa de super ciclo da nossa equipe

 

Nossa equipe de pesquisa acredita que o evento do vírus da Covid-19 dobrou a velocidade desses superciclos. O mercado de ações dos EUA estava prestes a se recuperar no início de 2020 e poderia ter experimentado um rali de vários anos se não fosse pela interrupção da Covid-19 que ocorreu em meados de fevereiro. A destruição da economia relacionada aos bloqueios para o combate à Covid-19 ainda está ocorrendo. Notícias recentes sugerem que 41% das empresas que fecharam no Yelp (NYSE:YELP) foram encerradas permanentemente. Agora, considere o que isso significa para os consumidores e governos locais em relação a ganhos e receitas? Os trabalhadores foram demitidos e perderam completamente sua renda. Os empresários agora enfrentam problemas de crédito/dívida e possíveis falências. Os governos locais perderam receita com impostos, folhas de pagamento, vendas, taxas e permissões. Esse ciclo destrutivo continua até que a economia derrame o “excesso” em todos os segmentos da função econômica central.

Mais dados e mais previsões

Nas duas primeiras partes deste artigo, destacamos vários pontos de dados e gráficos para ilustrar mais claramente o ambiente atual do mercado global. Temos que considerar a realidade do que está acontecendo no mundo todo e, em particular, o que está acontecendo nos EUA e nas principais economias no momento. Se 30% a 40% ou mais das empresas locais estão fechando permanentemente, isso sugere que 30% a 50% da receita tributária dos governos locais também desaparecerão. Também sugere que esses trabalhadores deslocados e proprietários de empresas precisarão encontrar novas fontes de renda/receita nos próximos 12 meses ou mais.

Por mais que gostássemos de pensar que uma recuperação em “V” é altamente provável, isso não acontecerá se 30% a 50% da economia dos EUA estiver sofrendo nos níveis atualmente relatados. Sim, os investidores se acumulam no mercado de ações dos EUA porque acreditam que a economia do país tem mais chances de desenvolver uma forte recuperação no futuro, mas isso provavelmente acontecerá depois que o excesso for processado fora da economia através de uma fase de contração de negócios/crédito. Os atuais níveis de avaliação do mercado de ações parecem ignorar o fato de que a atividade de consumidores e negócios provavelmente caiu 25% a 45% (ou mais) nos últimos 90 dias - e pode não se recuperar para níveis próximos da atividade econômica do início de 2020.

Ainda assim, se você ouvir as notícias e assistir aos dados relacionados ao mercado imobiliário, você pensaria que não houve interrupção na economia dos EUA. Supostamente, as casas ainda estão vendendo rapidamente e o mercado é muito robusto. O índice de preços das residências urbanas Case-Shiller 20 está bem acima de 220, os níveis mais altos já alcançados para esse índice. Isso sugere que os preços das residências subiram para níveis que provavelmente são 15% a 30% mais altos do que os níveis máximos de 2006-2007 - no entanto, acabamos de experimentar uma enorme interrupção econômica em todo o mundo, onde 25% a 45% (ou mais) de nossa capacidade econômica de ganho e renda desapareceu. Leia as entrelinhas, se necessário - algo não parece estar relatando dados válidos no momento.

.

O Índice de Preços ao Consumidor começou recentemente a cair. As únicas vezes na história em que o nível da CPI iniciou tendências substanciais de queda foram durante as principais fases econômicas de recessão ou contração. É muito provável que a redução no nível do CPI esteja refletindo um efeito de preço em excesso na oferta como resultado dos bloqueios da COVID-19. Quando a atividade do consumidor cai drasticamente enquanto os canais de suprimento continuam normalmente, ocorre um excesso de oferta. Quando isso acontece, os níveis de preços devem se ajustar e abordar o excesso de oferta de mercadorias e matérias-primas acumuladas em armazéns, contêineres e navios.

Se os consumidores que ganham e gastam recursos são interrompidos por tempo suficiente, o lado da oferta da equação não pode reagir rápido o suficiente ao declínio imediato da demanda. Portanto, o excesso de oferta continua por um período de tempo, à medida que os fabricantes tentam reduzir os níveis de produção para atender aos níveis de demanda adequados. Obviamente, menor demanda equivale a menores volumes de vendas e níveis de renda mais baixos para fabricantes e pontos de venda. Isso se traduz em demissões nas fábricas, pontos de venda e todos os níveis intermediários. O ciclo continua assim até que seja alcançado um equilíbrio entre oferta e demanda.

Índice de Preços ao Consumidor

Isso se traduz em expectativas de ganhos mais baixos para grande parte dos mercados dos EUA e do exterior em comparação com as expectativas anteriores. Embora os níveis de preço das ações do S&P 500 tenham se recuperado quase até o início de 2020, parece bastante óbvio para nós que os dados de ganhos no segundo trimestre provavelmente chocarão os mercados com resultados dramaticamente mais baixos e expectativas futuras - em alguns casos, esses números podem ser desastrosos.

Quando a Nike (NYSE:NKE) divulgou seus ganhos no quarto trimestre (maio de 2020) e mostrou uma perda de quase US$ 800 por causa dos bloqueios antecipados da Covid-19, isso deveria ter apresentado uma compreensão muito real de como todos os níveis de serviços de varejo, indústria e serviços ao consumidor provavelmente também mostrariam uma dramática contração econômica. Atualmente, estamos aguardando notícias de novas empresas nos EUA entrando em processo de falência.

Este artigo recente sugere que as falências de empresas estão subindo rapidamente - mas ainda estão abaixo dos níveis de 2008~09. Lembre-se de que estamos com apenas 90 dias ou mais neste evento de vírus Covid-19 - portanto, esses dados ainda são relatórios muito precoces. Ainda assim, os números são muito reveladores.

"Os pedidos de falência nos EUA totalizaram 3.427 em 24 de junho, de acordo com dados da Epiq vistos pelo Times. A leitura também se aproxima da leitura da crise financeira de 3.491 empresas que entraram em falência no primeiro semestre de 2008.“

Se você está lendo os mesmos dados que li dessa declaração, a diferença entre os níveis de 2008 e os atuais é de apenas 64 falências adicionais nos EUA. - menos de uma diferença de 2% no total.

A realidade das condições atuais do mercado é que estamos com mais de 90 dias de processamento de todos esses novos dados e tentando entender o que provavelmente se tornará uma nova norma operacional para as economias globais. Em 2008-09, o processo de desenrolamento ocorreu ao longo de 12 a 16 meses. O processo de recuperação é muito mais longo - 5 anos ou mais. Atualmente, o processo de desenrolamento do colapso da Covid-19 levou menos de 30 dias e o processo de recuperação demorou um pouco mais de 90 dias.

Se nossa equipe de pesquisa estiver correta, a velocidade na qual a recuperação atual ocorreu não passa de uma recuperação reacionária a um problema que foi repentino e cheio de incertezas. Os dados do segundo trimestre provavelmente solidificarão a incerteza e em valores econômicos (perdas) muito reais e podem chocar o mercado de ações dos EUA em uma fase de reversão de preço descendente.

Acreditamos que uma das melhores ferramentas de hedge que qualquer operador técnico qualificado possa usar agora é ouro e prata (metais preciosos). Continuamos a instar nossos amigos e seguidores a manter uma parte de seu portfólio em metais preciosos como uma proteção contra riscos e incógnitas durante a maior parte de 2020 e além. Se os dados do segundo trimestre fizerem o que acreditamos que farão, chocar os mercados, então está pendente uma movimentação de preço moderada violenta e volátil.

Simplificando, você não pode destruir 25% a 45% de uma economia ativa e deslocar milhões de trabalhadores enquanto mantém altas avaliações de preços - a menos que tenha uma mentalidade eufórica de investidor, semelhante a uma bolha. Senhoras e Senhores, é exatamente isso que acreditamos que esteja acontecendo agora.

Ouro Futuros Mensal

O evento do superciclo que ocorreu entre 1920 e 1929 não passou de um evento eufórico, semelhante a uma bolha, em que investidores e comerciantes "não tinham medo". Todos estavam aproveitando tudo o que podiam para tentar entrar no mercado porque acreditavam que nada poderia parar o rali. Tendo isso em mente, convém ler este post de pesquisa recente sobre bolhas parabólicas que publicamos em 23 de junho de 2020.

Quando as bolhas estouram, o que mais comumente ocorre quando os investidores repentinamente tomam consciência em termos de expectativas reais de avaliação, os movimentos negativos dos preços podem ser extremamente angustiantes. Pedimos que você entenda corretamente o que pode acontecer com os dados de balanços do segundo trimestre e novos anúncios. Também recomendamos que você entenda que o evento do vírus da Covid-19 pode ter movido os superciclos para algum tipo de "dobro de velocidade". Se nossa pesquisa estiver correta, poderíamos estar acelerando para uma fase massiva de desenrolamento/ciclo de crise muito semelhante a 1929~1945.

Leia todos os segmentos anteriores deste artigo e posicione corretamente seu portfólio para proteger seus ativos. Haverá muitos outros negócios no futuro para todos nós. Esses movimentos maiores de preços não terminarão repentinamente por causa dos dados do segundo ou terceiro trimestre. Seja paciente e fique protegido. Os dados do segundo trimestre estão quase chegando e estamos prestes a ver alguma realização do processo de destruição econômica da Covid-19.

Últimos comentários

QUEM COMPROU NA BAIXANOS 60 K se seu Bem. Agora so vale a pena seFor SANEPAR11. E QUALICORP. ESSAS 2 Sao excelentes.
Excelente reflexão. No início de Fevereiro minha esposa colocou as economias (cuja função é pagar a faculdade de minha filha até 1T 2023) em alguns fundos sugeridos pela XP. Imbecilidade total.  O fundo Hedge  caiu 38%. Como pode um lixo de Hedge fazer isso?. Resumindo em duas semanas 23% a menos, pois a maioria era D+5; d+10 e D+15. Como sou engenheiro, assumi a gestão dos fundos, estudei, e consegui recuperar, trocando 80% deles. Se tivesse ficado com eles, estaria hoje com -18%. Hoje estou com -2,6% (75% D+0; 10% D+1 e 15% Ouro D+5). Tudo equilibrado, ponderado, com análise real de Hedge de proteção  Dolar e Ouro para os fundos de ações. Momento atual é minimizar riscos: Proteção. Se Warren Buffett está fazendo isso, quem sou eu para não seguir?
Quem compro ativos ontem 13/07 hoje 14/07 fico felis em...que delicia...kkkk boa sorte ae pra todos....vamos la povo lindo continua comprando um poco todo dia de ativos....rs
Analise perfeita. Olho vivo. 5 a 6% em mercado de ações para nao termos grandes emoções, contudo negativas. Penso assim. Parcimonia e caldo de galinha so faz bem. Lentamente ir fazendo caixa. Deu lucro vender.
Nao entendi nada, poucas imagens e muito texto... entao vamos comprar ! Bom dia
Acho que você está fazendo isso certo kkkkkkkkk.
Isso que penso. Os investidores parecem se esquecer das análises fundamentalistas. Os balancos do 2T estão próximos. E coisa que eu nunca tinha ouvido e que o resultado está abaixo do esperado. Quer dizer q o esperado já estava sendo esperado. kkkk Pouco lucro, prejuízos menores etc etc. Muito estranho isso tudo.
Mercado nao gosta de incertezas. Protocolo contra covid ja se mostrou eficaz! Logo teremos uma vacina e mercado ja esta antecipando as previsoes! Acho que vc esta operando vendido e querendo manipular mercado hem?? Hj tivemos realizacao de lucros.. qual outra noticia veridica saiu??
nossa... faz tempo que não lua algo tão, mas tão ridículo... abre uma religião, amigo..
Tráz pra nós um pouco do seu ponto de vista.
o Robert só acertou todas as outras crises, e se basear nos fundamentos dele para prever a próxima é bem interessante. O índice de casas é sempre certeiro.
Mais um que ficou de fora das altas e está amargurado tentando abaixar o preço.. futuros americanos já estão superpositivos e amanha promete.. mto mimini!
prefiro ser um eduardo comprando ativos do que ser um marcus que fica so olhando....kkkkkk
 Pedro araujo haha excelente Pedro, sonhando e com inveja de quem tá lucrando. Esse ai pelo visto só conhece magalu e via varejo, weg as que estão na moda.
 quem não arrisca
😬
pqp Mano da uma noticia boa , agora o macaco fica pulando na cabeça.
Sua análise do ponto de vista histórico faz sentido, quanto ao mercado e ao comportamento humano frente a uma crise sem precedentes, pode ser uma resposta sem precedentes. Lembro-me de FHC após o ataque especulativo de 13 de janeiro de 1999, aumentou a taxa Selic de 19 para 29%. Tecnicamente "suicídio econômico" além de ser impagável  os juros externos da dívida, pois não havia reservas cambiais para tanto enfim falência brasileira (bola cantada). O inimaginável, o impossível( na visão dos articulistas econômicos) aconteceu. Nós brasileiros, no dia 14 tomamos nosso café, fomos para o trabalho, almoçamos, nossos filhos foram a Escola, etc. Em suma fizemos o que sempre fazemos CONSUMIMOS,(atitude vital para sobrevivência  do capitalismo). Por isso o  sistema se manteve vivo,e eu você e o Brasil sobrevivemos. Simples assim. Prever em economia  acontecer é um mero exercício de futurologia.
gostei de sua opinião , fator comportamental e o diferencial do seres humanos nao e uma matemática exata.
"não há nada que afete mais o julgamento crítico de uma pessoa do que ver um amigo ficando rico”.  Isso, além do "Fear of missing out", deixa as pessoas alucinadas.  Não digo que  não se deve operar, mas que esteja preparado para deixar uma boa % pra trás e saltar fora quando for necessário.
A Bolsa brasileira a 100 mil pontos, enquanto somos o epicentro da epidemia, temos um governo absurdamente inútil e ideológico, desemprego, baixos salários e consumo, contexto externo de olho nas eleições dos EUA, na China...Tudo isso é consequência dos trabalhadores que não encontram rentabilidade nenhuma na poupança, graças a taxa de juros rasa para o poupador (e elevada para o tomador, favorecendo bancos), e consequência sa falta de perspectiva. Mera especulação. Bolha !!!
Mais um PeTralha inconformado. kkķkkkkkkk
Qualquer pessoa que não tenha a viseira ideológica ou que não seja Bolsominion, pode analisar a receita e a lucratividade da maioria das empresas e ver que os fundamentos não justificam tamanha alta.Basta qualquer ser pensante assistir um simples jornal e ver que a economia patina, que há desemprego, taxa de juros baixa para o poupador e alta para o tomador, queda no consumo, além das incertezas políticas em decorrência da inquestionável e clara incompetência e safadeza do governo. Mas há aqueles que acreditam que tudo é culpa do PT kkkkk
Parabéns pela análise lúcida. algumas ações estão claramente em uma bolha da fantasia...
Tenho 3 palavras pra esse artigo: rá rá rá.
compra mais! siga sua intuição! nada de ideologia!
COMPRE MAIS!
Se dependesse desses cara ai ainda estava em 60 mil pontos kkkkk, é pior que os caras aqui do fórum kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pessima analise bom era ficar quieto aos 60 mil pontos assistindo Netflix kkkkkk
Você está confundindo bolsa de valores com economia real.
Pessimo artigo realmente deveriam ter ficado em casa assistindo Netflix com 60 mil pontos e não ter feito nada.E infelixmente esse tipo de guru de investimentos que faz voces perderem o time e colocar panico ninguem aqui e apostador de cassino.O certo e ficar nos bancos com a taxa de juros a 2% ao ano e ainda vem mais cortes triste ver uma analise como essa gracas a Deus que estamos crescendo em V e nao em W pessimo pode se aposentar obrigado
Que porcaria de artigo
Nunca vi um milionário pessimista.
entao vc nunca viu um milionário. Ou melhor só viu em filme ou senao viu administrador de fundo ou um Eike batista da vida.
De novo!! quando vejo a sua foto, já sei do que se trata!!! Uma hora vc acerta!!!
Deve estar falando essas bobagens desde os 70 mil pts
Kkkkkkkkkkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.