Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Investidores Veem com Cautela a Reabertura das Economias

Publicado 12.05.2020, 07:50
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As principais bolsas da Ásia-Pacífico caíram na terça-feira, com investidores preocupados com novos surtos de casos de coronavírus ofuscando as esperanças de uma reabertura maior das economias.


O otimismo em relação aos planos de reabertura em muitos países após paralisações destinadas a combater a pandemia foi afetado por relatos de novas ondas de infecções em regiões e países que estão mais à frente no relaxamento de medidas de bloqueio. Na Coreia do Sul houve relato de mais de 100 novos casos relacionados a bares e clubes, 64 deles na capital Seul. A China relatou apenas um novo caso na terça-feira, na sequência de aumentos de dois dígitos nos dois dias anteriores.


O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,45%.


No Japão, o Nikkei caiu 0,12%, fechando em 20.366,48 pontos, enquanto o índice Topix caiu 0,26%, encerrando o pregão em 1.476,72 pontos. O Kospi da Coreia do Sul fechou em queda de 0,68% em 1.922,17 pontos.


Na China continental, o composto de Xangai caiu 0,11%, para 2.891,56 pontos, enquanto o composto de Shenzhen subiu 0,33%, para 1.810,73 pontos. A inflação da China em abril divulgada pelo Departamento Nacional de Estatística do país ficou aquém das expectativas. O índice de preços ao consumidor de abril subiu 3,3% ano a ano, contra as expectativas de um aumento de 3,7% em uma pesquisa da Reuters. Enquanto isso, o índice de preços ao produtor da China em abril caiu 3,1% ano a ano, em comparação com uma queda de 2,6% esperada em uma pesquisa da Reuters.


O S &am P / ASX 200 da Austrália caiu 1,07%, fechando em 5.403 pontos. Entre as mineradoras, BHP caiu 2,6%, Fortescue Metals caiu 3,4%, Rio Tinto (LON:RIO) recuou 1,9%. Entre as empresas de energia, Santos caiu 3,4% e Woodside Petroleum fechou em queda de 1,5%.


No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan caiu 0,95%.


Os preços do petróleo subiram na tarde do pregão asiático, com os contratos futuros do Brent avançando 1,79%, para US $ 30,16 por barril. Os contratos futuros de petróleo nos EUA subiram 2,78%, para US $ 24,81 por barril.


EUROPA: As bolsas europeias operam com volatilidade na manhã de terça-feira, com os investidores preocupados com uma possível segunda onda de novos casos de coronavírus.


Na Ásia, onde o coronavírus foi registrado pela primeira vez, países como a China e Coreia do Sul sofrem um aumento nos casos após o relaxamento das restrições. A Alemanha também viu a taxa de reprodução do vírus subir. Especialistas em saúde pública, incluindo os da Organização Mundial da Saúde, vem alertando as autoridades contra o abrandamento das medidas de contenção precoce, o que pode causar uma segunda onda de novos casos de coronavírus.


No entanto, a taxa mundial de crescimento de novos vírus diminuiu de 2,9% para 1,8%, de acordo com dados compilados pelo Deutsche Bank. Com base nos dados de mobilidade do Google (NASDAQ:GOOGL), os analistas do Deutsche Bank dizem que o Norte da Ásia, os países nórdicos, a Austrália, o Leste Europeu e os EUA são as economias mais abertas atualmente. Os países da zona do euro, com Espanha, Portugal, França e Itália seguem entre os mais fechados.


O Stoxx 600 reverteu as perdas iniciais para subir 0,4%. DAX 30 da Alemanha sobe 0,50%, CAC 40 da França recua 0,11%, IBEX 35 da Espanha sobe 1,27% e o FTSE MIB da Itália sobe 1,11%.


Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,93%. Entre as mineradoras, Anglo American (LON:AAL) e Antofagasta (LON:ANTO) cai 0,7% cada, BHP sobe 0,4% e Rio Tinto avança 1%. Entre as empresas de energia, BP sobe 0,7% e Royal Dutch Shell sobe 0,4%.


As ações da ArcelorMittal caem 7% depois que a produtora de aço sediada em Luxemburgo buscou um aumento de capital de US $ 2 bilhões após reportar na semana passada uma perda trimestral de US $ 1,1 bilhão e suspender seu dividendo. A alemã ThyssenKrupp a maior siderúrgica do país, cai 10,69% depois de reportar uma perda maior e pior do que a prevista para o segundo trimestre fiscal, uma vez que as vendas de operações contínuas caíram 6% e os pedidos caíram 10% e disse que uma perda operacional fiscal no terceiro trimestre de "€ 1 bilhão não pode ser descartada".


EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operavam com ligeira baixa nesta terça-feira, com investidores avaliando as últimas tratativas do governo de reabrir a economia, mas a divulgação da pesquisa do National Federation of Independent Business deu gerou otimismo entre os participantes do mercado financeiro.


Os proprietários de pequenas empresas sabem que a economia será terrível no curto prazo e que suas vendas poderão sofrer uma queda recorde, mas estão mais esperançosas de que o cenário comece a virar nos próximos meses. O otimismo da pequenas empresas na economia dos EUA caiu 5 pontos, para 90,9 em abril, informou a Federação Nacional de Negócios Independentes. Os economistas esperavam uma leitura de 84,8, de acordo com a Econoday.


O índice de março apontou o maior declínio já registrado. As expectativas de vendas para os próximos seis meses caíram 30 pontos para -42, o nível mais baixo entre os 46 anos de história da pesquisa NFIB. Os proprietários de pequenas empresas acreditam que as condições comerciais melhorarão gradualmente e esperam que a recessão tenha vida curta. O índice de condições comerciais para seis meses subiu 24 pontos e apaga todo o declínio de março.


O Nasdaq Composite subiu pelo sexto dia na segunda-feira, registrando sua maior série de altas neste ano. Com o ganho de segunda-feira, o indicador registra alta de 2,4% no ano e está apenas 6,5% do seu recorde alcançado em 19 de fevereiro.


O Dow caiu cerca de 100 pontos na segunda-feira, enquanto o S&P 500 subiu 0,01%. Os investidores continuam comprando ações de empresas de tecnologia cujos negócios provaram ser os mais resilientes na era da crise do coronavírus. As ações da Amazon (NASDAQ:AMZN) e da Netflix (NASDAQ:NFLX) subiram mais de 30% este ano, enquanto a Microsoft (NASDAQ:MSFT) ganhou 18%. A fabricante de chips Nvidia também atingiu uma alta histórica na segunda-feira, ao subir 37% em 2020.


Embora tenham recuperado rapidamente de suas mínimas de março, o S&P 500 e o Dow ainda estão no território negativo do ano, com queda de 9,3% e 15,1%, respectivamente. O setor de energia continuou sendo o de pior desempenho entre os 11 grupos S&P 500, com uma perda de 36% em 2020.


Os investidores continuam avaliando as tentativas de reabertura das economias com cautela, visto a possibilidade de um aumento nos casos de coronavírus que poderia levar a futuros bloqueios.


O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse na segunda-feira que as restrições no estado a certas empresas e atividades de baixo risco serão suspensas na sexta-feira. A Organização Mundial da Saúde disse que vários países que diminuíram as restrições ao coronavírus, incluindo a China, tiveram um aumento no número de casos positivos de Covid-19.


Espera-se a divulgação da inflação americana às 9h30.


ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,24%
SP500: +0,19%
NASDAQ: +0,19%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

O foco deveria ser o tratamento, e não o isolamento. Isso é um grande erro. Burrice coletiva e a OMS é a culpada disso..
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.