Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Isso é Loucura ... Novamente. Reduzindo o Risco Enquanto a Tecnologia Volta a 1999

Publicado 14.07.2020, 17:14
Atualizado 15.02.2024, 05:10

Duas Vezes em um Ano

É um pouco difícil compreender que duas vezes, no mesmo ano, eu escreveria basicamente o mesmo artigo.

No início de janeiro, escrevi o seguinte:

"Quando você se senta com sua equipe de gerenciamento de portfólio e o primeiro comentário é ‘isso é loucura’, provavelmente é hora de pensar no risco geral do portfólio. Na sexta-feira, foi assim que o comitê de investimentos começou e terminou - 'isso é loucura'.”

Naquela época, tutei o gráfico a seguir, que comparava o Nasdaq com o índice S&P 500. As bandas dos dois gráficos são dois desvios-padrão da média móvel de 200 semanas. Há algumas coisas que devem se destacar imediatamente:

  1. A aceleração de preço quase vertical nos mercados tem sido uma marca histórica dos avanços do ciclo de estágio avançado, também conhecida como fase de “fusão”.
  2. Quando os mercados obtêm mais de dois desvios-padrão acima da média móvel de longo prazo, as reversões para a média tendem a ocorrer logo depois disso.

SPX Semanal

Isso foi há 6 meses.

Aqui é onde estamos hoje.

Índice SPX Large Cap Semanal

Como avisei, não apenas o preço do Nasdaq se tornou parabólico, mas agora está empurrando 3 desvios-padrão do 200-dma.

Fundamentalmente Descolado

A divergência é particularmente notável quando você considera as diferenças econômicas e fundamentais entre agora e depois (enquanto discutimos a Nasdaq, para manter a consistência com os relatórios anteriores, estou usando estimativas de ganhos para o S&P 500 para mostrar a mudança relativa).

Nasdaq vs Fundamentos

Ao observar a aceleração do preço da Nasdaq, e particularmente do pequeno grupo de ações que impulsionam esse avanço, você pode começar a entender nossas preocupações. Além disso, a divergência entre o índice Nasdaq e o S&P 500 está imitando o final dos anos 1990 (a linha vermelha horizontal é onde a proporção estava na última sexta-feira, apenas para perspectiva).

Relação Nasdaq-SP500

O otimismo no Nasdaq 100 também atingiu níveis vistos apenas uma vez nos últimos 25 anos. Sim... no final dos anos 1990.

Índice Nasdaq 100

Sim, "isso é Loucura".

Pela segunda vez em um único ano, iniciamos o processo de realização de lucro em nossos nomes mais rentáveis. Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT), Netflix (NASDAQ:NFLX), Amazon (NASDAQ:AMZN), Costco (NASDAQ:COST), Procter & Gamble Company (NYSE:PG) e ETFs de comunicação e tecnologia

(Observação: realizar lucros não significa que vendemos a posição inteira. Significa que reduzimos o valor de nossas participações para proteger nossos ganhos).

Conforme discutido no #MacroView desta semana (abaixo), o "caso de baixa" tem "dentes" e não deve ser sumariamente descartado. Como Doug Kass observou na segunda-feira passada:

“Várias indústrias importantes de mão-de-obra intensiva - educação, hospedagem, entretenimento (eventos da Broadway, shows, cinemas, eventos esportivos), restaurantes, viagens, varejo, imóveis não residenciais, etc. - enfrentam uma ameaça existencial em seu núcleo. Para essas indústrias, elas simplesmente não conseguem sobreviver às condições que enfrentam. Para essas indústrias destruídas, enfrentamos, na melhor das hipóteses, uma recuperação de 80% a 85% nos próximos anos. Deve-se enfatizar que a Covid-19 apenas acelerou o que já era um declínio secular.”

Índice de Atividade Econômica

Índice de Sentimento do Consumidor

Quando o mercado historicamente se torna tão distante dos fundamentos subjacentes, as reversões tendem a acontecer rapidamente.

Um Mercado Muito Estreito

Recentemente, adicionamos um novo serviço com o gerente de dinheiro institucional Jeffrey Marcus, da Turning Point Analytics (TPA). Uma de suas últimas análises para assinantes chegou ao ponto que estamos discutindo agora. A saber:

“Parece que esquivamos de uma bala, mas um olhar embaixo da superfície revela um mercado muito mais doente. O gráfico de desempenho relativo abaixo mostra que o S&P 500 ainda está em queda de 1,88%, mas o Índice BIGTECH da TPA (as oito principais ações do NASDAQ 100 em valor de mercado) registra um aumento surpreendente de 48,99% no acumulado do ano.

S&P 500 - Índice Big Tech

A tabela abaixo mostra que essas oito ações representam US$ 8 trilhões em valor de mercado, ou 29% do valor de mercado do S&P 500 (US$ 27,3 trilhões). A TPA analisou os números para ver exatamente o efeito dessas oito ações em um índice de 500 ações. O efeito BIGTECH foi adicionar 8,71% de desempenho ao S&P 500 YTD.

Efeito da TPA Bigtech na Performance do Mercado

Apenas um Punhado de Ações

No momento da análise, o S&P 500 cai 1,88% no ano. Sem as ações da BIGTECH, a referência cairia 10,5% em 2020.

Já mencionamos isso antes, mas um rali saudável é aquele com ampla participação. O atual rali é muito restrito, historicamente dependente de menos de 2% das ações dos membros do S&P 500. Isso significa que o desempenho geral do S&P 500 não é representativo do mercado como um todo. Isso também significa que o desempenho do índice depende de um grupo muito pequeno de ações.

Além disso, o RSI de 14 dias da relação BIGTECH/S&P 500 também está em 70,87. Esse nível de RSI indica que as BIGTECH estão com sobrecompra em relação ao S&P 500. Nesse momento, uma das duas coisas pode acontecer para tornar a relação BIGTECH/S&P 500 menos sobrecomprada:

  1. Ações que não sejam BIGTECH podem subir mais rapidamente, ou
  2. BIGTECH pode cair.

Dado o quanto a BIGTECH significou para o desempenho do S&P 500, os investidores devem orar pelo primeiro.”

Aqui está uma ilustração do que Jeff está falando.

S&P 500 - Concentração das 5 Maiores Ações

Ao longo da história, sempre que parece haver a sensação de "Não posso perder a aposta" nos mercados financeiros, há essencialmente a garantia de "Perder dinheiro".

Atualização de Intervalos de Risco/Recompensa

Conforme observado pelo Sentiment Trader na semana passada, o índice Medo/Ganância da CNN diminuiu recentemente de leituras muito altas. Embora isso NÃO sugira que as ações caiam, indica que, nas próximas semanas, os retornos provavelmente serão mais tímidos com o aumento da volatilidade.

Índice Medo/Ganância da CNN

Com isso em mente, podemos atualizar nossos intervalos de risco/recompensa para a próxima semana.

Como observado na semana passada:

“O rali reverteu grande parte da condição de sobrevenda a curto prazo. Enquanto os touros estão no controle do mercado atualmente, a vantagem é um pouco limitada. No entanto, os riscos negativos são reduzidos com a melhoria dos fundamentos técnicos. Isso coloca a dinâmica de risco/recompensa em uma posição mais equilibrada do que oportunista. Como tal, controles de risco e hedges devem permanecer por enquanto.”

Esse conselho funcionou bem na semana passada, dadas as oscilações diárias do mercado. Enquanto o mercado estava ativo durante a semana, ele não recuperou as altas de junho. Assim, a consolidação continua com o risco/recompensa permanecendo basicamente “neutro” com um viés “negativo”.

SPY Diário (Intervalos entre Risco e Recompensa)

  • -2,6% para o nível de quebra vs. + 1,1% do pico anterior da recuperação (neutro)
  • -4,5% a 5,4% ao suporte de 50 e 200 dma vs. + 4% até o pico de janeiro (neutro)
  • -7,9% ao pico de consolidação anterior vs. + 5,5% às máximas de todos os tempos (negativo)
  • -14,2% para baixas da consolidação anterior vs. + 5,5% para as máximos de todos os tempos. (negativo)

Razão para se Concentrar no Risco

Parece apropriado reafirmar algo que escrevi na última vez em que vimos esse tipo de divergência.

“Nosso trabalho como investidores é navegar nas águas em que navegamos atualmente, não nas águas em que pensamos que navegaremos mais tarde. Retornos mais altos vêm do gerenciamento de "riscos", e não da tentativa de criar retornos perseguindo mercados. Robert Rubin, ex-secretário do Tesouro, definiu essa filosofia quando afirmou:

‘Ao longo dos anos, fui guiado por quatro princípios para a tomada de decisão. A única certeza é que não há certeza. Segundo, toda decisão, como conseqüência, é uma questão de pesar probabilidades. Terceiro, apesar da incerteza, devemos decidir e devemos agir. E, finalmente, precisamos julgar as decisões não apenas pelos resultados, mas também por como as tomamos.

A maioria das pessoas nega a incerteza. Elas assumem que têm sorte e que o imprevisível pode ser previsto com segurança. Isso mantém os negócios rápidos para leitores de mãos, videntes e corretores, mas é uma maneira terrível de lidar com a incerteza. Se não houver absolutos, todas as decisões tornam-se questões de julgamento da probabilidade de resultados diferentes e dos custos e benefícios de cada um. Então, nessa base, você pode tomar uma boa decisão.'”

Uma Avaliação Honesta

Deveria ser evidente que uma avaliação honesta da incerteza leva a melhores decisões. Ainda assim, os benefícios da abordagem de Rubin e da minha vão além disso. Para iniciantes, embora possa parecer contraditório, abraçar a incerteza reduz o risco, enquanto a negação aumenta. Outro benefício de reconhecer a incerteza reconhecida é ser honesto.

“Um respeito saudável pela incerteza e o foco na probabilidade o levam a nunca ficar satisfeito com suas conclusões. Mantém você avançando para buscar mais informações, questionar o pensamento convencional, refinar continuamente seus julgamentos e entender que a diferença entre certeza e probabilidade pode ser crucial.” - Robert Rubin

Devemos ser capazes de reconhecer e responder a mudanças na dinâmica do mercado subjacente. Se ele mudar para pior, devemos estar cientes dos riscos inerentes aos modelos de alocação de portfólio. A realidade é que não podemos controlar os resultados. O máximo que podemos fazer é influenciar a probabilidade de resultados específicos. É por isso que gerenciamos o risco investindo em probabilidades e não em possibilidades.

Isso é essencial não apenas à preservação do capital, mas ao sucesso do investimento ao longo do tempo.

Últimos comentários

boa análise com fundamento!!!
As analises dele sao sempre o apocalipse ... ha meses ele vem tendo esta mesma visao e errando .... e o pior ai qando tem uma correçao ( mormal e saudavel p continuar a subir ) ele vai falr que preveu ...... cara e comedia ( um dia vc vai bater o carro .... 3 anos depois bc tem um pequeno acidente .... nao falei )
Muito bom o alerta. OBRIGADO!!!Muitos ativos estão sobrevalorizados e sem sustentaçãoo a medio prazo.
Excelente análise. Há três meses estava todo mundo comprado e apostando que a bolsa chegaria a 150 mil pontos, mas esquecem dos saudáveis ciclos de baixa e o velho retorno as médias. Ou seja, muito dinheiro nas bolsas e pouco dinheiro na mão da população para fazer a roda girar.
isso foi em 29 né! Nós EUA k kkk quando a população normal sem experiência no mercado financeiro pegava dinheiro emprestado no banco pra compra ações.
os serviços de tecnologia ganham escala mundial facilmente, enquanto as indústrias de bens enfrentam barreias comerciais e de logística para colocar seus produtos em todos os cantos. E a pandemia fortaleceu ainda mais o segmento digital. Não me parece ilógico o desempenho díspar de Nasdac.
concordo com você, dessa vez não vai ser como a última bolha tecnológica, essas empresas que estão puxando k índice nos usamos os serviços e produtos delas no dia dia.
Comparar década de 90 com agora não faz o menor sentido. É só comparar como era fácil pra um indivíduo manipular e fraudar o mercado há tempos atrás e comparar com hoje. Liquidez trouxe mais credibilidade e sustentabilidade pro mercado financeiro.
mercado ta nem ai pra fundamentos... só
Esse cara deve pagar para publicar aqui.Falem mal, mas falem de mim...Só isso explica essa bobajada...
Bolha.
As condições são diferentes. Nós anos 2000 não havia o excesso de liquidez e as taxas negativas de renda fixa. Não é que os mercados irão crescer. É que não há onde investir. Simples assim. Mesmo o ouro é arriscado hoje.
mostrou um monte de gráficos passados e NENHUM respaldo de prognóstico. 1999 era uma realidade da internet que cresceu sem a menor necessidade ao passo que essa é totalmente necessária e com muito mais condição orgânica de crescimento. normalmente analistas nunca acertam mesmo. eles traçam paralelos entre duas realidades sem nenhuma conexão.
Na próxima ele vai trazer gráficos do futuro
Lance Roberts eh o melhor escritor daqui. Os textos sao excelentes (so a traduçao que precisa melhorar). Sempre com bom embasamentos.
*bons
Stop loss tá lá posicionado, se cair eu saio fora. Compartilho desse sentimento de que algo mto errado não está certo nesse otimismo todo observado.
Muitos esquecem a injeção de liquidez feita pelo FED no mercado na época do corona vírus, é como se estivéssemos falando de inflação de ações
Concordo. Não existem fundamentos para os preços de boa parte dos ativos. Os impactos maiores virão com os resultados do segundo trimestre, sem contar com vários setores que jamais irão se recuperar aos níveis anteriores. Importante manter uma boa diversificação para minimizar as possíveis ondas de volatilidade que ainda podem surgir nos próximos meses.
pois é... eu digo exatamente a mesma coisa em sentido contrário... nunca houve a menor fundamentação para uma queda com vários CB. precificaram para baixo muito além da conta e os balanços mostraram isso. diversificação é para quem não sabe o que está fazendo.
No Brasil onde a empresa frauda balanços e não dá em nada...como a IRBR3 e tantas outras. Confesso que estou desanimando em investir em ações. Apenas day trade e swing de no máximo 5 dias. E agora a 100 K com baixa perpectivas de lucros e dividendos piorou. A dificuldade de avaliar o real valuation.
Só acho que não é tão simples assim... Como comparar 1999 com 2020? O mercado mudou, as empresas mudaram, o perfil do consumidor mudou, a inflação mudou, os juros mudaram, e a cultura mudou! Em 1999 mal tinha internet, smartphone era impensável, e além e tudo não tinha covid! Acho legal olhar o gráfico mas tem muito mais coisas aí.
Excelente artigo, esclarece a dificuldade de só apostar no sucesso, e também não acreditar em estatística.
Bolsa bate 130k e esse "analistas" todo dia: Vai cair heim, olha os 60k kkkkk
preguiça depois do primeiro parágrafo...
Abordagem muito boa.
Minha única certeza nessa incerteza, é que em um curto período, sairei dessa crise, com um aprendizado equivalente a quem já tem mais de cinco anos de bolsa.
o pior é que sempre pode acontecer "o pior"
é claro que quando há uma valorização da ação acima da média, a tendência é uma correção (realização de lucros por especuladores), mas a médio prazo, a tendência é subir novamente. agora o autor querer comprovar sua teoria de Janeiro, sem considerar um fato atípico e imprevisível (covid-19) é abusar da ingenuidade alheia.
Muita coisa faz sentido, mas nos anos 90 haviam inúmeras empresas tech e claro, muito lixo.
Mas tudo isso quer dizer que o mercado esta prestes a cair ou o que?
A tabela deste artigo que mostra o desemprego e outros índices econômicos estão divergindo da festa das ações, estão alimentando um bolhao! É a lógica, os outros gráficos não entendi quase nada hehe..
bem plausivel a abordagem
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.