Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Itaú – Máquina de Criar Valor

Publicado 05.11.2019, 20:11
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O colosso Itaú (SA:ITUB4) divulgou lucro de enormes 7,2 bilhões de reais no 3T19, +11 por cento na comparação com o 3T18.

O resultado veio bem em linha com as expectativas e um pouco abaixo de Bradesco (SA:BBDC4) e Santander (SA:SANB11), que cresceram +19 por cento.

A carteira de crédito de ITUB cresceu +8 por cento, com Pessoas Físicas (+15 por cento) e Pequenas e Médias Empresas (+25 por cento) ganhando maior participação. Após vários trimestres de quedas, até o segmento de Grandes Empresas (+4 por cento) voltou a apresentar crescimento.

Mesmo com a nova composição da carteira de crédito, o banco conseguiu manter a qualidade de seus ativos e seu índice de inadimplência ficou estável em 2,9 por cento, na comparação anual.

A receita com serviços cresceu +7 por cento, com destaque positivo para a Administração de Recursos (+29 por cento) e Assessoria Financeira e Corretagem (+150 por cento) e destaque negativo para Adquirência (-21 por cento) – já esperado desde que o Itaú decretou que a Rede (sua adquirente) não gera mais valor.

E o destaque positivo do trimestre – o Itaú manteve a disciplina e suas despesas cresceram míseros +1,2 por cento. Mesmo com programa de desligamento voluntário do banco (adesão de 3.500 colaboradores) causando um efeito não recorrente de 2,4 bilhões de reais.

Se Itaú quer competir em preço com as fintechs, seu principal driver será a (forte) redução de custos.

O destaque negativo no trimestre ficou para o aumento no custo de crédito (previsto no guidance anual da empresa), com a maior participação do varejo na carteira (maior risco, maior margem, maior inadimplência).

Mas ITUB segue criando cada vez mais valor para seu acionista, entregando um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 23,5 por cento, que ainda é 2 pontos percentuais superior ao de seus pares.

Lucro e Criação de Valor. Fonte: Itaú

Com resultados robustos, crescimento ininterrupto e custos controlados, Itaúsa (SA:ITSA4), a holding do banco, negociando a ínfimos 12x lucros, segue intacta na primeira posição no ranking de recomendações do Investidor de Valor.

E, com resultados assim, continuará a liderar o ranking por anos e anos.

Últimos comentários

Itub ou Itusa eis a questão!
itausa esta descontada, procura a respeito.. se nao me engano cerca de 25% mais barata
itausaaaaaaaa próxima Berkshire
que bom... assim vc pode acumular mais ações! se quiser fazer trade, compra banco pan!
itub4, ação sem vergonha que não passa dos 38,00 nem com reza brava.
que bom... assim vc pode acumular mais ações! se quiser fazer trade, compra banco pan!
Sardinha!
dou graças a Deus de ler comentários desses.
O lucro dos bancos é justificado pela política extorsiva do Banco, na cobrança de juros tanto no Emprestimo Pessoal (taxa superior a 3% ao mês), como nos juros cobrados pela utilização do Cheque especial.(superior a 8% ao mês) Se eu aplico meu dinheiro em aplicações tradicionais não consigo remuneração superior a 0.60% ao mês....Assim fica fácil conseguir Lucros exorbitantes, enquanto a população vai empobrecendo.
Sim. A selic, taxa patamar de remuneracão financeira (somente para o tesouro é taxa de juro em empréstimo), está focada em 5%. Logo, o spread dos bancos para estabelecer a taxa de juro para pessoas e empresas anda acima dos aviões de carreira. Justificam pela inadimplência (fortemente influenciada pelo alto percentual) e pelo custo (como farmácias, uma loja em cada quadra). E os mortais sofrem com inalesticidade dos remédios e dívidas.
por isso a ação não passa dos $38. É oligopólio organizado, vai ótimo, mas não passará disso. E tb todos os dias o investidor acorda e se pergunta: será que a pouca vergonha não acaba de repente??
Sou um "sofrente" (não cliente, rsrs) pessoa jurídica do Itaú, e acionista. Como sofrente, não entendo como essa porcaria cresce. Como acionista, que bom que cresce.
Os Bancos já entenderam que ou se adaptam a nova realidade ou vão ficando pra trás por isso o Itaú está com o programa de demissão voluntária e ambos fecharam várias agências...
Os Bancos já entenderam que ou se adaptam a nova realidade ou vão ficando pra trás por isso o Itaú está com o programa de demissão voluntária e ambos fecharam várias agências...
As contas digitais será o pesadelo do século destes gigantes do setor bancário, num futuro bem próximo muitos perderão seus empregos, mas mesmo antes o setor já vinha reduzindo dramaticamente seu pessoal, se utilizando de caixas eletrônicos onde se pode fazer quase tudo. Os juros bancários são absurdos e isso as fintechs vão resolver, tempos difíceis terá o setor na próxima década...
Opera vendido por uma decada
O itaú na minha opinião é ótimo para ser sócio e péssimo para ser cliente, os gerentes e os que se denominam "Assessores de Investimento" , não passam de meros vendedores de papéis que levam em conta o interesse do bando e não dos clientes. É de surpreender , uma empresa que vai contra os interesses dos clientes apresentar esses resultados, penso que é por causa da completa desinformação financeiro do brasileiro.
tem mais de trezentos bancos e ifs o país. achou ruim o serviço do Itaú? migra pra outro.
  Foi o que fiz, tenho conta em outro banco e sou "sócio" do itaú e vc se se doeu e trabalha no itaú , continue acordando cedo, nós os sócios queremos saber do seu relatório de desempenho. Se não cumprir as metas vai dançar, e eu não vou precisar nem falar nada.
Ah e com os dividendos que os funcionários vão ganhar para mim, vou comprar mais. Vamos trabalhar moçada.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.