Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Surpreendente Alta Aos US$ 5 Mil Do Bitcoin É Prenúncio de Bull Market?

Publicado 03.04.2019, 10:35
Atualizado 02.09.2020, 03:05

O mercado de criptomoedas opera por grandes saltos. Entretanto, esses grandes saltos nos últimos anos costumavam ser grandes apenas proporcionalmente. A volatilidade em queda parecia uma tendência. Contudo, mesmo a volatilidade pode ela mesma ser afetada por choques. Parece ser o caso desse começo de mês. Em cerca de uma hora o Bitcoin partiu de 4136 para 4849 dólares de acordo com o agregador CoinMarketCap. Desde então, a volatilidade do Bitcoin está maior e amplifica uma (anteriormente lenta) tendência de alta. No momento que escrevo - meia-noite entre terça-feira e quarta-feira - O Bitcoin luta para romper a barreira dos 5.000 dólares.

A pergunta que todos se fazem é “onde está o fundamento para isso?”. Uma das poucas métricas que acredito que vale muito seguir no mercado atualmente é a Market Value to Realized Value. Apesar de ainda não configurar um fundamento amplamente testado, essa métrica diz o quando a criptomoeda vale sobre o valor que os últimos compradores de cada token o atribuíram. Quando eles atribuíram valor maior que o de mercado, é esperado um bull market. Entretanto, desde novembro esse indicador estava em baixa e nada ocorria. Será que ele está relacionado à subida atual?

Bitcoin

Uma importante questão é que quase nada nessa vida é unidimensional. Entre novembro e janeiro, tivemos uma série de problemas no mercado. De fork do Bitcoin Cash a falha em atualização do Ethereum, grandes altcoins sofreram com uma dificuldades inerentes ao nosso mercado se consolidando. Naturalmente, isso traz uma certa preocupação e desânimo para investidores. Por mais que haja uma subprecificação, o sentimento de mercado impede correções.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Agora, parece que a correção começou, porém o MVRV ainda continua num nível relativamente baixo. Não é improvável que estejamos no começo de um bull market se o indicador estiver certo. Maiores estudos são necessários para conferir a validade do indicador, porém não vejo como negar que o mês de abril começa promissor para investimentos em criptomoedas. A pergunta final é: investir apenas em Bitcoin ou nas demais altcoins?

Como sempre, a pergunta depende do seu perfil de risco. As altcoins nessa alta tiveram maiores retornos, porém isso não é inesperado posto que elas têm maior volatilidade. Em termos de retorno ajustado por risco -- usando alguns métodos mais bem definidos que variância -- temos que o Bitcoin permanece uma escolha que deve permanecer em algum portfólio menos ousado. Entretanto, parece também um bom momento para altcoins, posto que seus preços estão, de acordo com alguns analistas, represados e em liquidação mesmo com a alta. Dessa maneira, pode ser que ainda haja retornos por vir mesmo depois da alta.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.