Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Juros Negativos, Como Assim?

Publicado 18.10.2019, 15:39
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Cada dia vemos um número maior de países pagando juros negativos. Esse é um conceito realmente muito esquisito!

Os juros são basicamente a remuneração que você ganha por não gastar o seu dinheiro hoje, e emprestar para alguém. A remuneração da paciência.

Sendo assim, juros negativos deveriam representar uma remuneração pela impaciência: você paga para investir. Você é remunerado por não pensar no futuro.

Para cada 100 reais que esses bancos colocam no Banco Central, digamos que eles recebam 99,5 de volta depois de 1 ano. Isso é bem esquisito, não é mesmo?

Com isso, os bancos centrais procuram estimular os bancos a emprestar mais dinheiro. Colocar o dinheiro para trabalhar, ao invés de ficarem sentados em caixa. O propósito final é estimular a atividade econômica, que anda bem fraca nesses lugares.

Mas isso é uma grande novidade no globo. Nunca antes na história desse mundo, vimos juros negativos. Quais as consequências disso para a economia, você já parou para pensar?

Moral Hazard

A primeira consequência para mim é óbvia: incentivos completamente trocados.

É o banqueiro central estimulando que os bancos aloquem seu capital em praticamente qualquer tipo de projeto.

Os melhores projetos geram altos retornos, então, mesmo com custo de capital alto eles conseguem gerar lucro.

Conforme esses projetos vão sendo financiados, ficam apenas os projetos ruins. Aqueles que geram retornos tão baixos, que só um custo de capital baixíssimo os torna viáveis.

Quanto mais o juro cai, mais esses projetos ruins passam a entrar no radar dos investidores, na busca insana por juros maiores.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O número de empresas que não dão lucro, mas estão amplamente sendo financiadas por ações ou empréstimos, cresceu muito!

Uber (NYSE:UBER), Netflix (NASDAQ:NFLX), Tesla (NASDAQ:TSLA), entre outras, são exemplos dos chamados "unicórnios" coorporativos.

Além disso, acaba-se com a noção de risco x retorno.

Enquanto os juros existem, paga-se mais juros por empresas mais arriscadas, e menos juros por empresas mais seguras.

A partir de uma economia com juros baixos ou negativos, os investidores começam uma corrida por retornos mais altos, que acaba por espremer qualquer prêmio de risco de possa ser encontrado.

Empresas muito arriscadas começam a emitir a taxas muito baixas. Isso já pode ser visto inclusive no Brasil.

As últimas emissões de crédito privado contaram com uma vasta gama de empresas emitindo a prêmios baixíssimos em comparação aos títulos públicos. Não lembro de ter visto nada parecido em toda a minha trajetória.

As pessoas estão aumentando o risco da sua carteira, desproporcionalmente, sem perceber.

O risco dos bancos

Mas o risco mais sério que enxergo atualmente é o risco dos bancos. Principalmente bancos europeus.

Embora eles paguem juros negativos nas suas reservas depositadas no Banco Central – ou juros muito próximos a zero –, eles não conseguem repassar essa "tarifa" para o consumidor.

Isso faz com que os spreads do banco caiam muito. E também a sua rentabilidade.

Os bancos europeus estão vendo seus lucros sendo amassados, além de sua inadimplência subir muito (pelo aumento dos empréstimos mais arriscados).

Isso me faz ter muito medo de uma quebradeira geral por lá. Que certamente levaria a um efeito negativo em cadeia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Toda a economia está exposta a juros baixos. Uma quebradeira faria com que os juros e os spreads de crédito subissem rápido e de maneira desorganizada. Alta de juros de mercado causa marcação a mercado negativa, o que estimula novas vendas de ativos, com novas altas das taxas de mercado.

Seria uma grande fuga desordenada de ativos de renda fixa.

Enfim, temos que ficar muito de olho neste cenário.

Como percebemos pela crise da subprime, a economia pode seguir na irracionalidade por anos até que se exploda.

Enquanto isso, como venho falando para vocês há tempos, prefiro não ficar exposta a juros baixos nesse momento. Nem no Brasil, nem fora do Brasil.

Prefiro ativos como Bolsa ou Fundos Multimercado (que podem se proteger fazendo hedges ou ficando vendidos).

Acompanhe muito mais no Twitter: @mariliadf2, no FB: Marilia.fontes.7927, Youtube: MariliaFontesRendaFixa e LinkedIn: Marilia-Fontes-88744518

Publicação Original

Últimos comentários

Marília, como já escrevi, Se a meta selic está em 5% a.a. e a inflação do mês sobe para 0,51%, “anualizada pelo mercado” para 6,29%a.a., os juros se tornam negativos. Claro, juros deflacionados (ou “reais”). Ao contrário, em setembro, o IPCA negativo (-0,01%) aumentou o retorno dos títulos que pagam selic, acima da meta estabelecida de 5%. A política do BC é atuar para equilibrar selic, inflação e crescimento econômico.
Ouro é a melhor opção para esse cenário de juros negativos
Até hoje só conheci um que realmente sabia fazer proteção. Diga quais fundos vc aplica, e quando vier a próxima crise, veremos se realmente sabiam fazer proteção.
parei de ler quando ela disse que nunca antes na história deste mundo houve juros negativos. Economia japonesa faz isso há anos querida. volte duas casas e recomece.
Ela se refere a uma cesta de países, vc menciona apenas 1
Ainda que ela cometa esse pequeno exagero, ela comenta com maestria o momento estranho. Há de se considerar a tecnologia (algumas citadas por ela) que dá noite para o dia fazem um redemoinho realocando interesses. E as decisões de investimento dos chineses. Eles olham TIR? Não parecem. Parecem dizer: eu quero estar dentro e crescer.
parei de ler quando ela disse que nunca antes na história deste mundo houve juros negativos. Economia japonesa faz isso há anos querida. volte duas casas e recomece.
Nao achei essa parte. Acho que vc se confundiu. Ela falou que nunca em sua trajetoria viu emissao de titulos PRIVADOS a um premio tao baixo (premio é oq o poupador paga). Juros negativos existem desde 2013
dois que pagaram de letrados sem entender. 1° dois parágrafos antes ela menciona bancos centrais 2° onde você viu entidades privadas captando a juros negativos? 3° ela diz no texto que os bancos privados não conseguem repassar os juros negativos dos bancos centrais aos aplicadores, o que aperta o spread. Vcs leram ela dizer "títulos privados" mas não leram essa parte neh?
A Bolsa já vem subindo desde 2016.Partiu de 38 mil pontos e já está em 105 mil pontos.Quando o pessoal rentista recomenda Bolsa e multimercado o que acontecerá ?
Chegando a virada.
Outra coisa:A taxa REAL de juros no Brasil continua elevada !
Marilia Fontes sempre com textos rasos e controversos. Para alguém acostumado a ganhar a vida por meio de investimentos seguros, com rentabilidade acima da inflação, agora terá que trabalhar.
achei controverso na recomendação de bolsa. Mas que os juros reais estão baixos estão.
q tanto.de dislike kkkkk
eu acho que os textos da Marília não são rasos e nem controversos, talvez vc é que não tenha capital intelectual para compreender.
A busca é por segurança.É mais seguro carregar títulos públicos (dos bancos centrais) com taxas negativas.Títulos privados com taxas mais atrativas tem maior RISCO.
A busca é por segurança.É mais seguro carregar títulos públicos (dos bancos centrais) com taxas negativas.Títulos privados com taxas mais atrativas tem maior RISCO.
É só parar de emitir dinheiro escritural.
É só parar de emitir dinheiro escritural.
Economia da Alemanha desacelerando, guerra comercial sino-americana ainda com focos de fumaça, indicadores chineses dando sinais de enfraquecimento da maior compradora de quase tudo do mundo todo, Brexit no forno pronto para sair - sem acordo, talvez -, cenário político instável no Brasil. Onde eu compro um seguro pra tudo isso?
boa
Ouro.
Marilia isso é o futuro da industroa financeira se reinventando no mundo todo
Marília, adoro seus artigos.
Juros negativo? Vão foder os subdesenvolvido.
muito bom!! Quem nao arrisca nao petisca!! dinheiro parado trava a economia!!
PARABENS PELA REPORTAGEM, SÓ QUEM NÃO QUER ACEITAR E TAPAR O SOL COM A PENEIRA QUE VAI PAGAR PRA VER.... AS INFORMAÇÕES E OS DADOS ESTÃO TODOS AI PRA TODO MUNDO VER... QUEM SE PREPARAR VAI AGUENTAR O TRANCO, JUROS NEGATIVOS PARA AS PESSOAS ALOCAR SEUS INVESTIMENTOS EM MERCADOS INFLACIONADOS E PRESTES A DERROCADA GLOBAL... PARABÉNS PELA REPORTAGEM E POR ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A CONTRA - MÃO ECONÔMICA
primeiro fasso está errado seria faço
alguem sabe com eu Fasso pra calcular meu lucro na IBM ta foda contrar uma seguradora de confiança
primeiro fasso está errado seria faço
ótimo texto, como sempre.
vai ficar desruptivo patinetico
marilia eh boa
e eu sei que nao e fóssil aj enti arraisca na esperansa de te um lucro bom mas sem pré da Setti as coisas não e tão fóssil assim aj enti arrais o qui e o que nao tem ja paro pra pensar si eu perde si tudo ater minhas reservas como eu ficaria .mas aquem até na chuva e pra si molha nao quero só eu ganhado quero que os outro ganhe Tam bem que o mudo nao e só de um mas si de todos seja aqui no Brasil o em cor quer lugar do mundo todo mudo sao filho de Deus Boa tarde
Google Translator não detectou esse idioma
Google Translator não detectou esse idioma
concordo 100%
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.