Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ladeira a Baixo?

Publicado 13.07.2020, 08:22
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Dessa vez a semana começou surpreendendo com o contrato Setembro-20 (U0) já caindo -5% logo na segunda-feira (não aguentando a média móvel dos 50 e tampouco a média móvel dos 9 dias)! Nas demais sessões tivemos a briga no suporte importante da média móvel dos 9 dias (terminou a semana nos 100,30 c/lb**) e novamente terminamos a semana abaixo dos 97 c/lb. Agora temos a primeira resistência importante nos 100,30 c/lb e depois nos 102,50 c/lb e um suporte bem importante nos 92,20 c/lb!  O câmbio fechou a semana @ 5,3218 R$/usd, praticamente no “zero a zero” desvalorizando na semana -0,22% e oscilando entre a máximo @ 5,4007 e a mínima @ 5,2472.

Os fundos terminaram a semana vendidos em -23.843 lotes (esse número deve ser maior pois tivemos novas quedas nos pregões da quinta e sexta-feira).

As condições climáticas ao redor do mundo continuaram no radar, principalmente no Brasil, porém as previsões meteorológicas frustraram os altistas! Geadas no Brasil seguem descartadas pelos próximos 10-15 dias! As chuvas e o bom tempo seguem favoráveis nos principais países produtores com safras previstas para começar já para novembro/dezembro.

A safra brasileira segue avançando com aproximadamente 50% já colhida, com bons rendimentos e maior disponibilidade de produto no mercado.

Mesmo com o avanço da pandêmia nos Estados Unidos e com o receio de novas medidas de isolamento social e restrições em viagens, as economias globais seguem firmes e fortes no rumo da recuperação! Bolsas ao redor do mundo voltaram a subir, e Ibovespa fechou a semana acima dos 100.000 pontos pela primeira vez desde 06 de março de 2020 (após atingir a mínima em 61.690 pontos dia 19 de março de 2020).

Apesar dos constantes estímulos globais inundando os mercados com dinheiro barato os mercados agrícolas seguem “de lado”, e caindo!

É a lei da oferta e demanda! E isso vale também para o café!

Com o clima seguindo favorável, não só no Brasil mas também nos demais países produtores conforme dito acima, e com o avanço da colheita no Brasil (estimativas acima dos 65 milhões de sacas), temos e teremos café a vontade para saciar a demanda mundial para os próximos 2 anos. Conforme falamos em relatórios anteriores, o USDA esta prevendo um superávit de 8 milhões de sacas para safra 21/22!

Com os fundos vendidos em “apenas” 23-25.000 lotes, e com o mercado trabalhando com pouca liquidez, se os fundos decidirem vender mais 5-10mil lotes o mercado tem tudo para cair mais 500-1000 pontos, e vir a negociar abaixo dos 90 c/lb no Setembro-20! E nos demais vencimentos abaixo dos 100 c/lb!

Seguimos baixistas no médio/longo prazo, ficando atentos a eventual risco de geadas até final de julho-20 no Brasil e na posição dos fundos (caso alguma resistência venha a ser rompida no curto prazo)!

Nossa recomendação continua a mesma: Produtores fiquem atentos aproveitando as oportunidades para garantir preços mínimos para safra 2021/22 e 2022/23.

– “Fazer conta” e aproveitar os preços nas telas Julho/Setembro/Dezembro 21 acima dos 100 c/lb e nas telas Julho/Setembro/Dezembro 22 acima dos 110 c/lb e aproveitando a curva do câmbio spot acima dos 5.25 R$/usd.

– Para a safra a 21/22, sugerimos a proteção contra novas baixas comprando o “Put-Spread” (compra e venda simultanêa da opção de Venda com strike mais alto vendendo a opção com strike mais baixo) no Julho-21 de 105,00 x 90,00 c/lb vendendo a Call (opção de Compra) de 117,50 c/lb no Julho-21 (N21) junto com hedge cambial.

Cuidado com as operações alavancadas, com os acumuladores, tanto para café quanto para câmbio! Nesse momento de baixa, mercado “andando de lado” as operações com “knock-in” (operações que aparecem se mercado tocar certos níveis “bem acima do mercado atual” dobrando a posição) podem machucar e vir a quebrar muita gente! Como vimos acontecendo em Fev19 e Nov-Dez19! As vezes precisamos “olhar pelo retrovisor” e aprender com as experiências do passado!

Boa semana a todos!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.