Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Legislativo manda recato com vetos a Bolsonaro, o que esperar para próxima semana?

Publicado 22.06.2019, 14:32
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Panorama de Mercado

Encerramos a semana com sinalizações de cortes de juros nos EUA e no Brasil que trouxeram um cenário otimista para os investidores numa tentativa de reanimar a atividade econômica. Além disso, os avanços na reforma da Previdência também colaboraram para que os tão sonhados 100.000pontos fossem alcançados e sustentados. Nosso mais importante índice acionário, o Ibovespa, bateu seu novo recorde e fechou a semana em 102012.64 pontos, totalizando uma reação de mais de 4% na semana. Já seu derivativo, o índice futuro encerrou a semana na casa dos 102.880 pontos. Na quinta-feira (20/6) não houve pregão devido o feriado de Corpus Christi.

No cenário nacional, os conflitos entre os poderes seguem firmes. Não é novidades a dificuldade de articulação política e os obstáculos que o Congresso vem colocando frente às decisões do atual presidente, Jair Bolsonaro. Desde o início do ano, o Congresso já derrubou três dos 14 vetos presidenciais analisados. Com isso, fica claro o recado enviado pelo Legislativo e também um sinal de que o Palácio do Planalto não terá vida fácil. Além disso, um dos trending topics #Dia30peloBrasil é sobre a uma nova leva de manifestações no dia 30/06 em prol da Reforma da Previdência, pacote anti-crime, apoio a Lava Jato, CPI Lava Toga e o direito à posse de armas.

No mercado internacional, Trump segue com a queda de braço com a China e em reunião da semana anterior, o Federal Reserve manteve as taxas de juros, porém os investidores e o mercado entenderam que seus pronunciamentos abrem espaço para redução das taxas de juros dos Estados Unidos, isso tudo pensando nas possíveis consequências da guerra comercial do país com a China. Fora as tensões comerciais, a situação com Irã não anda muito positiva. Trump teria autorizado ataque ao Irã, com a desculpa que o governo iraniano teria derrubado um drone dos EUA. Mas o resumo da situação foi que a operação de ataque acabou cancelada.

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 102012.64 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 102880 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) – 28,28 reais
Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 52,44 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 36,18 reais
Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 37,63 reais
Ambev (SA:ABEV3) ON – 18,45 reais
Dólar Futuro – 3832,00 reais
Índice Dow Jones – 26719.13 pontos
Índice S&P 500 – 2950,46 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com a divulgação de alguns balanços (de ações que não compõem a carteira do Ibovespa) e também divulgação das decisões tomadas na reunião do COPOM da semana passada. Na segunda-feira teremos divulgação de balanço da Sao Martinho SA (SA:SMTO3). A terça-feira (25/06) promete ser turbulenta com divulgação da ata do COPOM e na parte da tarde discurso do presidente do Fed, Jerome Powell. Além disso, também haverá divulgação dos resultados da MMX Mineracao e Metalicos SA (SA:MMXM3) e MMX Mineracao e Metalicos CF.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira- Confiança do Consumidor CB (Jun) e Venda de Casas Novas (Mai) às11h;e Discurso de Powell, Presidente do Fed às14h;
  • Quarta-feira -Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Mai) às 09:30h;Estoques de Petróleo Bruto às11:30h;
  • Quinta-feira - PIB (Trimestral) (Q1)às09:30h;e Vendas Pendentes de Moradias (Mensal) (Mai) às11h;

Tenham uma excelente semana.

Liora Vanessa

Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.