Libra, Criptomoeda do Facebook: Questão de Legitimidade e do Aprendizado

Libra, Criptomoeda do Facebook: Questão de Legitimidade e do Aprendizado

Investing.com  | 26.06.2019 16:08

Uma das principais questões para qualquer instituição se consolidar de maneira antifrágil é sua legitimidade. Legitimidade, de maneira simplificada para o problema das moedas, é dada pelo quanto as pessoas não acreditam que seu uso é imoral e por sua facilidade de uso. No caso da imoralidade, há uma impressão de eventualmente associarem as criptomoedas a crimes virtuais, hacks e lavagem de dinheiro. Não posso confirmar isso mais do que com anedotas, mas não me surpreenderia se numa pesquisa de opinião mostrassem que o cidadão comum tem o medo de, caso um possuam Bitcoins, tenham medo de serem roubados. Desta maneira, a legitimidade do Bitcoin está comprometida por um problema do tipo.

Essa questão é particularmente sensível para o Brasil. Vivemos num país onde procuradores e juizes especializados num crime de altíssima complexidade e uso de tecnologia, a lavagem de dinheiro advindo de corrupção, falham em usar um two-step authentication ou de se proteger minimamente de vazamentos. O nosso cuidado com a segurança é altamente deficiente e eu me incluo nesta lista de pecadores digitais. O Bitcoin é baseado num núcleo seguro, mas as pontas sofrem de problemas causados por usuários que, naturalmente, não são especialistas em segurança.

Quando ainda havia grandes debates sobre o Ethereum ser uma criptomoeda, havia duas posturas majoritárias sobre o que determinaria o preço da tecnologia. Uma afirmava que os DApps valeriam mais que a própria rede Ethereum (Fat Apps), outra afirmava que a plataforma reteria parte significativa do que os aplicativos geram (Fat Platforms). Uma terceira, corria por fora e dizia que ganharia recursos empresas que conseguissem transformar a plataforma em algo útil, com produtos relativamente centralizados e seguros (Fat Wallets). Acredito que, se o Ethereum for realmente útil um dia como se propõe, muito será por companhias que garantam a segurança posto que há uma dificuldade grande em se adequar a propostas ousadas como a de DApps.

No fundo, a proposta de “seja você o próprio banco” que muitos proponentes do Bitcoin defendiam é muito complicada e arriscada para a maioria das pessoas. A criptomoeda do Facebook Libra tem maiores chances de sucesso porque uma companhia com grande base de clientes e diversos usos provavelmente tem custos menores de criar uma interface mais fácil do que uma tecnologia independente que tem que convencer pessoas a terem diversas preocupações que, numa primeira olhada, parecem difíceis de resolver. Isso pode trazer benefícios para as criptomoedas depois com a Libra servindo como um tutorial para as criptomoedas reais, mas também poderá servir como exemplo de como fazer uma interação simples com o usuário comum e receoso com novas tecnologias.

A legitimidade que a Libra traz para as criptomoedas é muito menos pelo reconhecimento das grandes empresas, e sim do que virá em relação ao público não-qualificado se esse empreendimento der certo. O uso da tecnologia é consequência dessa legitimidade e é isso que fará a diferença. Por enquanto, as empresas que mais têm potencial para se beneficiar das criptomoedas são as que em tese competiriam diretamente: a MoneyGram fez uma parceria com a Ripple. Para isso se reverter e criptoativos saírem da prisão da aposta Fat Wallets é importante legitimidade e aprender com o que a Libra fará. Acompanhar esse aprendizado pode ser fundamental para as criptomoedas.

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+