Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Lista de Focos de Tensão na Economia, Sanitária e Política é Crescente

Publicado 04.12.2020, 07:18
Atualizado 10.01.2024, 08:22

Problemas na cadeia de suprimentos para a produção de doses da vacina da Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34), lockdown na Califórnia por causa da pandemia, ritmo aquém do esperado na retomada da economia brasileira, disputas políticas na eleição no Congresso. É crescente a lista de focos de tensão a serem acompanhados pelo mercado financeiro, mas nenhum deles têm sido capaz de interromper o apetite dos investidores por risco, em meio à farta liquidez.

Os ativos globais permanecem em níveis recordes de alta, antecipando a expectativa de forte recuperação econômica global no ano que vem, sustentada por estímulos monetários e fiscais adicionais nos Estados Unidos. Uma proposta bipartidária aumenta as chances de um novo pacote antes do fim do ano, ao passo que o Federal Reserve pode voltar a agir na última reunião de 2020, em meados deste mês.

Aqui no Brasil, o “decepcionante” crescimento de 7,7% do PIB no confronto trimestral combinado com a perspectiva de fim do auxílio emergencial do governo trouxe dúvidas sobre a sustentabilidade da melhora da atividade, diante do número alarmante de 25% da população sem emprego, ao mesmo tempo em que favorece a manutenção dos juros baixos (Selic) por um período maior. Mas é o rigor fiscal o que mais preocupa.

A “jabuticaba brasileira” proposta pelo ministro Paulo Guedes (Economia) como meta para as contas públicas em 2021 transformou-se em uma nova ameaça fiscal, gerando críticas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O governo se propõe em economizar a diferença entre as receitas e despesas necessária para respeitar o “teto dos gastos”. Não há, portanto, nenhuma proposta de contingenciamento, que fica condicionado à arrecadação.

Diante disso, os negócios locais monitoram a possibilidade ventilada pela Suprema Corte (STF), de permitir a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, viabilizando a permanência de Maia, o que pode trazer problemas ao Executivo, e também de David Alcolumbre. Ontem, o ministro Gilmar Mendes, votou a favor da tese, mas o julgamento deve se estender até a semana que vem.

Enquanto isso, o Palácio do Planalto articula em torno de um candidato, em busca de apoio para o andamento da agenda de reformas e da votação de pautas de interesse do governo no Congresso. Mas a inclinação do presidente Jair Bolsonaro ao deputado Arthur Lira pode causar desgaste, em meio à denúncia de desvios de “rachadinhas” em Alagoas, durante o mandato estadual. Além disso, o “passe” do Centrão vai ficando cada vez mais caro.

Apesar de tudo isso, o Ibovespa encerrou o pregão de ontem em novo patamar, na casa dos 112 mil pontos, enquanto o dólar caiu ao menor nível desde o fim de julho, já abaixo de R$ 5,15, ao mesmo tempo em que os prêmios embutidos na curva de juros futuros derreteram. O forte fluxo de investidores estrangeiros por ativos brasileiros conduziu o movimento, após a bem-sucedida emissão externa feita pelo Tesouro Nacional.

À espera do payroll

Portanto, o rumo dos negócios locais tende a seguir mais dependente da disposição dos “gringos”, fazendo jus a um conhecido jargão do mercado financeiro, de que “contra fluxo não há argumentos”. Por ora, a sinalização para o dia vinda do exterior é positiva, com os índices futuros das bolsas de Nova York sustentando ganhos moderados enquanto aguardam a divulgação do relatório oficial sobre o mercado de trabalho nos EUA (payroll).

As principais praças europeias também se sustentam em alta, após uma sessão no azul na Ásia - exceto em Tóquio (-0,2%). O petróleo avança, após os países exportadores (Opep) concordarem em reduzir a produção de forma mais gradual. O dólar segue fraco. De um modo geral, os investidores vivem um cabo-de-guerra entre o otimismo com a recuperação econômica combinada com a distribuição e eficácia de vacinas e o temor com o aumento de casos e óbitos por covid-19 no Ocidente.

Esse dilema modera a força do rali recente dos ativos globais, que ficam à mercê dos números do payroll para definir o rumo do dia. A previsão é de que tenham sido criadas 500 mil vagas no país em novembro, desacelerando-se em relação à abertura de 638 mil postos em outubro, o que tende a manter a taxa de desemprego em 6,9%. Já o ganho médio por hora deve oscilar em alta de 0,1% no mês e subir 4,4% no confronto anual.

O resultado efetivo será conhecido às 10h30. Nesse mesmo horário, saem os dados da balança comercial norte-americana em outubro. Depois, ainda na agenda econômica nos EUA, tem as encomendas às fábricas em outubro (12h). No Brasil, o calendário do dia está esvaziado.

Últimos comentários

Enquanto nos eua vão por mais dinheiro aqui o cartucho que já não tinha acabou. Quero ver como vai ser o desastre ano que vem.
E 7,7% é pouco diante do quadro "todos contra um"? Que economista desprezaria um desempenho destes?
Inflação maquiada fio, só vc é jegues acreditam
ótimo artigo, obrigado e bom final de semana Olivia
e qual seria a sugestão da Ilustríssima articulista ao Ministro Paulo Guedes para resolver o problema, caso tal pretensa sugestão já não tenha sido posta à mesa?
Grato.Acrescentaria , efeitos "Brexit" e entendo 25% desemprego , um tanto quanto elevado
Tá não heim? Acho que ano que vem vai ser desastre
Ótimo artigo. Bom dia
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.